Hoje o jogo Pac-Man está completando 40 anos e, para comemorar a data, a Nvidia treinou uma inteligência artificial para criar uma versão do game. A IA chamada GameGAN usou a sua capacidade de aprendizado para entender profundamente as regras, visuais e mecânicas analisando mais de 50.000 partidas. E, a partir disso, ela gerou uma versão totalmente funcional da game.
GameGAN significa ‘generative adversarial networks’ (ou redes adversárias generativas, em tradução livre) e, segundo a Nvidia, esta é a primeira rede neural construída para imitar as engines de jogos.
O resultado do game é bastante interessante, apesar de ainda ser bastante cru e lento. Mas é impressionante que a IA tenha conseguido criar uma versão jogável de Pac-Man. Em uma parceria com a Bandai Namco, a Nvidia pretende oferecer uma versão jogável do game desenvolvido pela inteligência artificial no site AI Playground ainda esse ano.
“Essa foi a primeira pesquisa para emular uma game engine usando redes neurais baseadas em GAN,” afirmou Seung-Wook Kim, pesquisador da NVIDIA e líder do projeto. “Nós queríamos ver se a IA poderia aprender as regras de um ambiente apenas observando o roteiro de um agente se movendo pelo jogo. E ela conseguiu.”
Esse foi apenas um experimento para mostrar o poder da IA e da tecnologia disponível para os pesquisadores da Nvidia, mas é algo que pode ter um grande potencial no futuro. Essas ferramentas podem, eventualmente, ser usadas por desenvolvedores de jogos para ter ajuda da IA na criação de layouts de fases e muito mais. Além de também ser útil para ajudar a treinar IAs com outros propósitos.
Para quem quiser saber mais sobre o experimento, a Nvidia preparou um post detalhado sobre a pesquisa no seu blog oficial: https://blogs.nvidia.com/blog/2020/05/22/gamegan-research-pacman-anniversary/