Ao longo da história, surgiram várias personagens icônicas, que marcaram a indústria. A primeira protagonista feminina dos games só surgiu em 1982 com o jogo Ms. Pac Man. Ela era uma versão do Pacman com batom e lacinho vermelho. Entretanto, a primeira personagem com características humanas e jogável da história surgiu em 1986: a famosa Samus Aran, de Metroid, uma caçadora de recompensas intergaláctica.
A personagem começa o jogo vestida numa armadura que cobria todo o seu corpo e por isso, o jogador só descobre que ela é uma mulher no final.
É impossível falar de personagens femininas e não citar Lara Croft, protagonista de Tomb Raider, né? Lara veio em 1996 como protagonista em um jogo de aventura – um gênero reservado até então somente para homens.
Os primeiros jogos de Tomb Raider foram um sucesso, mas Lara Croft já teve suas aventuras reiniciadas algumas vezes e esses reboots mudaram sua origem e sua personalidade. Entretanto, isso não deixa de tornar a personagem um marco na história dos games; ela ganhou até filmes.
Em 2018, as aventuras de Lara foram adaptadas para as telonas e quem a interpretou foi a atriz Alicia Vikander, em uma versão que se orientava mais pelo reboot feito em 2013, que teve a participação da roteirista Rhianna Pratchett.
E como não citar Chun-Li, de Street Fighter 2? Ela marcou uma geração viciada em jogos de luta e foi a primeira mulher selecionável em um game desse tipo, abrindo portas para outras personagens femininas lutadoras. Aqui no canal, tem até um vídeo em que o Issui fala mais sobre a criação e desenvolvimento dela, mas basicamente, foi graças a ela que muitos detalhes no jogo foram incorporados.
Ainda nos anos 90, temos Mortal Kombat, que apresentou algumas das personagens femininas mais memoráveis como Kitana, Mileena, Sindel. Elas sempre foram capazes de enfrentar homens de igual para igual.
Agora, falando sobre a força das mulheres em um apocalipse zumbi: a experiência de jogar com as personagens femininas da série Resident Evil é fenomenal. Entre as personagens femininas mais marcantes, temos Jill Valentine, Claire Redfield e Ada Wong. As três são duronas e corajosas. Claire, por exemplo, vira-se muito bem sozinha apesar da pouca idade. Já Ada é a personagem mais enigmática de toda a franquia. Algo muito interessante sobre a personagem é que ela é femme fatale e sua sensualidade faz parte de sua construção e suas aparições ajudam a construir o suspense do jogo.
Uma personagem muito marcante dos jogos é Zelda, de The Legend of Zelda. É verdade que ela não é a protagonista e nem é uma personagem jogável, mas ela ocupa um papel tão central na trama que a franquia leva o seu nome. Zelda foi líder do conselho dos sábios em Ocarina of Time e aparece ao longo do game, disfarçada como Sheik. Em Twilight Princess, Zelda tem papel fundamental na batalha final, além de ser a chefe dos piratas em Wind Waker – como Tetra – e líder de exércitos em Hyrule Warriors.
Vindo para os dias atuais, temos Bayonetta, que é uma das poucas protagonistas cujo título do jogo leva o seu nome. Ela tem uma personalidade corajosa e independente e é uma bruxa mortal, que usa poderes mágicos e armas de fogo. Sem dúvidas, ela é uma das personagens femininas mais marcantes dos games.
Temos também Aloy, a protagonista de Horizon Zero Dawn. A Guerilla Games chegou a ir contra a Sony, que achava muito arriscado colocá-la no game; porém, Aloy foi muito bem recebida pelos jogadores. Ela é forte, determinada e tem uma ótima evolução no game.
Outro jogo que retrata mulheres é Life is Strange. Max é a protagonista do game, onde conseguimos observar um grande desenvolvimento da personagem. Quem se destaca também é Chloe, seu cabelo azul e suas tatuagens. Ela é uma personagem forte e questionadora. Ela e Max formam uma dupla incrível ao longo da jornada do game.
Por vezes, mesmo não sendo protagonistas, as personagens femininas roubam a cena, como é o caso de Ellie em The Last of Us – que se tornou protagonista de The Last of Us part II – e Clementine em The Walking Dead – que também se tornou protagonista da segunda e última temporada do jogo. Torna-se notório como as duas personagens cresceram e se desenvolveram até se tornarem protagonistas.