Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

É pouco provável que lá nos meados da década de 90 o desenvolvedor Satoshi Tajiri tivesse noção da dimensão que tomaria um jogo chamado Pokémon que ele estava desenvolvendo para Game Boy na até então pouco conhecida Game Freak.

De lá pra cá aquele jogo de rinha de monstros acabou gerando uma das franquias de mídia mais lucrativas, contando com diversos tipos de games, anime, mangá, card game, jogos de tabuleiro, brinquedos e uma infinidade de outros produtos licenciados além de muitas curiosidades.

Mas o início da franquia foi um game de RPG em que o personagem jogador desbravava uma região com o objetivo de capturar todos os monstrinhos disponíveis nela, e com eles participar e vencer diversas rinhas em que outros treinadores colocavam seus monstrinhos para brigar em batalhas com mecânicas típicas dos RPG’s de turno.

Esse tipo de jogo nunca parou de ser produzido na série principal da franquia, mas mesmo em outros tipos de games, e até mesmo em outras mídias, as batalhas de pokémons carregam algumas características presentes no sistema de batalha dos jogos da série principal: além da mecânica de turnos, os tipos dos pokémons envolvidos na batalha são um fator fundamental na elaboração de estratégias que acabam por decidir o duelo.

Esses tipos são características elementais das diferentes espécies de Pokémon, e em batalha funcionam dentro de um sistema de fraquezas e vantagens.

Uma forma bastante simplificada desse tipo de sistema é o popular jogo conhecido como “pedra, papel e tesoura”, em que cada um dos 3 elementos vence um dos outros e é derrotado por um dos outros.

Mas em Pokémon o sistema de tipos é ao mesmo tempo menos rígido e muito mais complexo: na atual geração da franquia existem 18 tipos de pokémons com diversas relações de fraquezas e vantagens entre eles. Cada pokémon pode ter até dois tipos, e eles não se aplicam apenas aos pokémons em si mas aos seus ataques e movimentos em combate, dando possibilidade a que um pokémon tenha um ataque de um tipo que não é o seu como uma carta escondida na manga.

Para complexificar ainda mais os ataques de cada tipo podem ser super efetivos contra os tipos sobre os quais tem vantagem, ou não muito efetivos contra os tipos que são suas fraquezas, mas existem algumas fraquezas que vão além: alguns tipos são completamente imunes a outros.

Tudo isso torna a questão dos tipos, suas vantagens e suas fraquezas algo primordial na estratégia não só de cada batalha mas na própria escolha dos pokémons que comporão o time principal do treinador para cada ocasião. E isso se estende dos jogos da série principal a diversos outros produtos da franquia.

Por isso saber quais são as fraquezas e vantagens de cada tipo dentro desse sistema é fundamental para uma boa estratégia em quase qualquer jogo que envolva batalhas Pokémon

E esse é justamente o propósito desse artigo, vamos listar todos todos os 18 tipos de pokémon e suas vantagens e fraquezas, municiando você para montar boas estratégias com seus times de pokémons nas suas batalhas, seja qual for o jogo da franquia que você queira jogar!

Vamos aos tipos de pokémon e suas fraquezas e vantagens.

Começando pelo básico:

 

Normal

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

O tipo “normal” talvez possa ser descrito como um tipo caracterizado pela ausência de tipo: a população dos pokémons normais é formada pelo conjunto de pokémons sem qualquer tipo elemental. 

Esse é um tipo de pokémon bastante comum, e costuma ser encontrado com frequência logo no início da jornada do jogador nos jogos da série principal da franquia. 

Pokémons normais em geral não carregam um segundo tipo, à exceção dos pokémons normais e voadores. Porém as últimas gerações da franquia vem adicionando mais pokémons que partilham o tipo normal com algum outro.

 

Vantagens:

Os pokémons Normais em geral tem uma grande variedade de ataques possíveis de serem aprendidos, e embora não tenham resistência a nenhum tipo em específico  são imunes contra ataques do tipo Fantasma.

 

Fraquezas: 

Pokémons normais causam dano reduzido nos pokémons dos tipos pedra e aço, enquanto pokémons fantasma são imunes aos ataques de tipo Normal.

Os pokémons de tipo normal tem ainda uma única fraqueza específica contra outro tipo: os ataques do tipo Lutador, recebendo dano “super efetivo” (dobrado) de ataques desse tipo. 

 

Lutador (Fighting)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

Os pokémons do tipo lutador em geral tem uma compleição física que indica força muscular ou um estilo de movimentos que denota agilidade e domínio de alguma arte marcial, ou ambas as coisas.

 

Vantagens:

Pelas suas características, os pokémons lutadores são como pokémons normais dotados de mais força física e habilidade de combate corpo a corpo, por isso o poder de ataque desse tipo de pokémon costuma ser bastante elevado e seus golpes são super efetivos justamente contra os pokémon de tipo normal.

 Mas não só eles: monstrinhos dos tipos pedra, gelo, aço e sombrio também tem defesas reduzidas contra os lutadores, somando 5 vantagens ofensivas contra tipos específicos aos pokémons lutadores.

Defensivamente eles são resistentes contra ataques dos tipos Inseto, Sombrio e Pedra.

 

Fraquezas:

Os lutadores tem três fraquezas defensivas em relação a outros tipos: ataques dos tipos inseto, fada e psíquico são super efetivos contra eles. 

Ofensivamente seus ataques causam danos reduzidos aos tipos inseto, fada, voador, venenoso e psíquico, enquanto os pokémons de tipo fantasma são imunes aos ataques de tipo lutador.

 

Voador (Flying)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Os pokémons voadores em geral são aves ou outras criaturas com habilidade de voar ou planar.

É relativamente comum que pokemons voadores tenham ainda outro tipo, lembrando que os monstrinhos podem acumular dois tipos e individualmente alguns pokémons podem aprender ataques específicos de tipos que não são os seus.

Feito esse lembrete vamos às vantagens e fraquezas dos pokémons voadores.

 

Vantagens:

Os pokémons voadores em geral são bastante velozes, e causam dano super efetivo aos tipos planta, inseto e psíquico, e sofrem dano reduzido desses mesmos 3 tipos. 

Além disso, não existe qualquer tipo de pokémon que seja imune aos ataques do tipo voador, e eles são imunes aos ataques do tipo terra e a golpes de armadilha que não causam dano direto. 

 

Fraquezas:

Pokémons voadores causam menos dano e sofrem dano super efetivo dos mesmos 3 tipos: aço, pedra e elétrico.

 

Fogo (Fire)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

Os pokémons do tipo fogo são ligados a esse poderoso elemento da natureza, e dele vem as suas vantagens e fraquezas.

 

Vantagens:

As chamas dos pokémons do tipo fogo podem reduzir a cinzas adversários dos tipos planta e inseto, sendo super efetivas não só contra esses dois tipos como também contra os monstrinhos de tipo gelo e aço.

Defensivamente eles recebem apenas a metade do dano de ataques do tipos inseto, fada, grama, gelo e aço, além dos de fogo, sendo resistentes ao seu próprio tipo.

 

Fraquezas: 

Obviamente os pokémons de tipo fogo tem uma fraqueza relacionada aos de tipo água, recebendo dano super efetivo e causando dano reduzido aos pokémons aquáticos além daqueles dos tipos terra e pedra.

Os pokémons de tipo dragão também recebem menos dano dos ataques do tipo fogo.

 

Água (Water)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Os pokémons aquáticos são ligados a esse elemento fundamental para a vida e costumam representar elementais da água ou animais aquáticos como peixes, anfíbios e crustáceos. 

 

Vantagens:

Diz um dito popular que “água mole pedra dura tanto bate até que fura” e talvez a erosão aquática sobre as rochas tenha passado pela mente dos criadores de Pokémon quando decidiram que os ataques aquáticos fossem super efetivos contra os pokémons do tipo pedra.

Os ataques aquáticos também são obviamente super efetivos contra pokémons de fogo, além dos de terra

Defensivamente os pokémons de água são escolhas interessantes pois sofrem dano reduzidos de ataques do seu próprio elemento além daqueles dos tipos fogo, gelo e aço. E sofrem dano super efetivo apenas de dois elementos…

 

Fraquezas:

As fraquezas defensivas dos aquáticos são os pokémons dos tipos elétrico e planta, que causam dano super efetivo contra eles. 

Ofensivamente seus ataques causam apenas metade do dano contra outros pokémons aquáticos além dos tipos dragão e planta

 

Terra (Ground)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

Os pokemons ligados ao elemento terra costumam ser bons escavadores e tem um bom conjunto de vantagens…

 

Vantagens:

Os pokémons terrestres são super efetivos contra nada menos que 5 outros tipos: fogo, venenoso, pedra, aço e elétrico.

Sendo que em relação ao tipo elétrico os terrestres tem a peculiaridade de ser o único tipo capaz de lhes causar dano super efetivo, sendo ainda imunes a ataques elétricos.

Além de serem resistentes a ataques dos tipos venenoso e pedra.

 

Fraquezas:

Pokémons terrestres sofrem dano dobrado de ataques dos tipos água, planta e gelo. 

E ofensivamente seus ataques causam dano reduzido nos tipos inseto e planta. E dano algum nos voadores, imunes aos ataques terrestres.

 

Pedra (Rock)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

Os pokémons de tipo pedra são ligados às rochas e frequentemente suas aparências lembram os de tipo terra. 

Na verdade, são relativamente comuns os pokémons que partilham os tipos terra pedra, e há certa confusão entre os dois tipos. Mas existem tanto pokémons apenas do tipo pedra, como combinações de pedra com outros tipos que não os terrestres.

Os pokémons de pedra em geral tem atributos bastante elevados de defesa e defesa especial. Em contrapartida são um dos tipos que tem mais fraquezas contra elementos específicos

 

Vantagens:

Além da sua elevada defesa geral os pokémons de pedra recebem danos reduzidos dos ataques dos tipos normal, fogo, venenoso e voador. 

E ofensivamente são super efetivos contra os tipos gelo, voador, fogo e inseto. 

 

Fraquezas:

Os pokémons de pedra em geral não são muito velozes e sofrem dano super efetivo de nada menos que 5 tipos: lutador, planta, terrestre, aço e água.

Já os tipos lutador, terrestre e aço tem resistência aos ataques dos monstros de pedra.

 

Planta (Grass)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Os pokémons do tipo planta são formas vegetais ou espécies que parecem estar em algum ponto de intersecção entre os reinos animal e vegetal. 

Eles podem ser tão variados quanto a miríade de espécies vegetais existentes.

Os pokémons de plantas tem vantagens consideráveis, mas também são um dos tipos que tem mais fraquezas elementais específicas.

 

Vantagens:

Os pokémons planta tem ataques super efetivos contra os tipos pedra, água e terrestre.  Sofrendo dano reduzido desses mesmos tipos além dos ataques do tipo elétrico.

São ainda imunes a ataques baseados em esporos, sejam eles esporos do sono, paralisantes, ou de qualquer tipo.

 

Fraquezas:

Pokémons planta recebem dano dobrado de ataques dos tipos: inseto, fogo, voador, gelo e venenoso

E seus golpes causam dano reduzido contra os tipos dragão, inseto, fogo, voador, grama, venenoso e aço.

Totalizando um número considerável de fraquezas. O que não quer dizer que sejam os piores pokémons. Eles podem ser bastante efetivos no time de qualquer treinador, desde que suas fraquezas e vantagens sejam consideradas estratégicamente. 

 

Inseto (Bug)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Os insetos, os insetos reais, representam o grupo com maior diversidade entre todos os animais do planeta. 

Sendo assim, não é surpresa que exista um tipo específico de pokémons insetos, afinal inúmeros monstros do universo pokémon são baseados em animais reais.

Na verdade os insetos reais tem uma importância na criação da franquia, pois foi se baseando na coleção de insetos que mantinha quando criança que o desenvolvedor Satoshi Tajiri  teve ideias para a criação do jogo que deu início à franquia.

Mas, insetos reais à parte, vamos às vantagens e fraquezas dos insetos do universo de pokémon.

 

Vantagens:

Os pokémons insetos tem ataques super efetivos contra os tipos planta, psíquico e sombrio.

 E são resistentes contra os lutadores, terrestres e planta.

 

Fraquezas:

Pokémons Inseto são o tipo com vida base e ataque especial mais baixos. Além disso, causam dano reduzido em muitos tipos, a saber: fada, lutador, fogo, voador, fantasma, venenoso e aço

E sofrem dano dobrado dos tipo pedra, voador e fogo. 

  Com tantas fraquezas esse tipo também pode parecer, a princípio, inferior; mas boas estratégias para batalhas específicas podem ser montadas com pokémons inseto.

 

Venenoso (Poison)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

Esse tipo de pokémon sempre traz em si alguma propriedade ou capacidade tóxica ou peçonhenta. É relativamente comum a pokémons de outros elementos serem também venenosos como um segundo tipo, mas existem também os monstrinhos apenas venenosos.

Vamos às suas vantagens e fraquezas:

 

Vantagens:

Os pokémons peçonhentos não podem ser envenenados, e removem armadilhas venosas como os “toxic spike” do campo de batalha.

Os ataques dos pokémons venenosos em geral tem uma probabilidade de envenenar o adversário além do dano causado normalmente. Dano esse que é super efetivo contra os tipos planta e fada.  

Defensivamente os venenosos são resistentes contra os tipos inseto, lutador, fada e planta, além de outros pokémons venenosos. 

 

Fraquezas:

Os venenosos recebem dano dobrado de ataques terrestres e psíquicos. Enquanto seus ataques causam metade do dano nos tipos fantasma, pedra e terrestre, além de outros pokémons venenosos.

Os pokémons do tipo aço são imunes a ataques venenosos

 

Elétrico (Electric)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

A eletricidade flui nos corpos dos pokémons de tipo elétrico, e eles tem controle dessa energia e a usam para atacar.

Os pokémons elétricos podem ser boas escolhas por terem poucas fraquezas, porém seu conjunto de vantagens também não é muito variado.

 

Vantagens:

Alguns ataques elétricos tem chance de paralisar o adversário além de causar seu dano habitual. E são super efetivos contra pokémons aquáticos e voadores. 

Elétricos tem ainda vantagens defensivas contra ataques do seu próprio elemento além de ataques dos tipos  voador e  aço. E são imunes a paralisias. 

 

Fraquezas:

Pokémons elétricos sofrem dano dobrado apenas de ataques do tipo terrestre. E causam danos reduzidos contra outros elétricos além de dragões e plantas. 

Pokémons terrestres são imunes a ataques elétricos. 

 

Gelo (Ice)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Habituados ao frio, os pokémon do tipo gelo costumam representar animais de regiões árticas ou elementais lendários do gelo. 

Eles são um tipo relativamente raro e não possuem vantagens defensivas significativas contra outros tipos, mas desfrutam de algumas características especiais:

 

Vantagens:

Alguns ataques do tipo gelo tem uma chance de congelar o adversário, deixando-o incapaz de agir. E são super efetivos contra dragão, voador, planta e terrestre.

 Além disso os pokémons de tipo gelo tem suas defesas aumentadas durante nevascas e são imunes a congelamentos e resistentes a ataques do seu próprio tipo.

 

Fraquezas:

Os pokémons do tipo gelo não tem resistência a ataques de qualquer tipo que não o seu próprio, e ataques dos tipos lutador, fogo, pedra e aço são super efetivos contra eles. 

Monstros de gelo causam dano reduzido aos tipos fogo, gelo, aço e água. 

 

Aço (Steel)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

Os pokémons de aço, como o nome pode denotar, são bastante expressivos defensivamente dentro do sistema de tipos da franquia.

Elas não estavam presentes na primeira geração de Pokémon, apenas a partir da segunda geração de monstrinhos pudemos conhecer esse tipo e suas vantagens e fraquezas:

 

Vantagens:

Monstrinhos de aço são resistentes contra ataques de nada menos que 10 outros tipos, começando contra ataques do seu próprio elemento, além daqueles dos tipos inseto, dragão, fada, voador, planta, gelo, normal, psíquico e pedra.

Além de serem imunes a tempestades de areia, ataques venenosos e ao status de envenenamento.

Ofensivamente causam dano dobrado aos tipos fada, pedra e gelo. 

 

Fraquezas:

Pokémons de aço sofrem dano dobrado de ataques dos tipos fogo, terra e lutador. E tem dano reduzido contra os tipos elétrico, fogo, e água, além de outros monstrinhos do seu próprio elemento aço

 

Psíquico (Psychic)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Pokémons psíquicos são guerreiros da mente que foram sobrevalorizados na primeira geração da franquia devido a erros e ausência de mais tipos contra os quais tinham fraquezas,  bem como da pouca diversidade de ataques desses tipos.

A partir da segunda geração isso foi corrigido com a adição de novos tipos e ataques; assim, sem que eles fossem nerfados em seus atributos, os psíquicos atualmente tem um conjunto mais equilibrado de vantagens e fraquezas.

 

Vantagens:

Os poderes mentais dos pokémons psíquicos são super efetivos contra monstrinhos lutadores e venenosos. Sendo resistentes contra ataques do tipo lutador e do seu próprio tipo psíquico.

 

Fraquezas:

Pokémons psíquicos sofrem dano dobrado de ataques dos tipos inseto, fantasma e sombrio e causam dano reduzido a pokémons de aço e outros monstros psíquicos.

 Os pokémons sombrios são imunes aos ataques psíquicos. 

 

Fantasma (Ghost)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Pokémons do tipo fantasma são monstrinhos ligados ao sobrenatural e à vida após a morte.

Esse tipo, assim como seus ataques, era bastante raro nas primeiras gerações de pokémon. Isso mudou à medida que gerações seguintes adicionaram mais pokémons fantasmas e seus movimentos em combate.

 Mas ainda são um tipo relativamente raro que conta com um conjunto interessante de fraquezas e vantagens, com poucos casos de pouca efetividade em relação a outros tipos de pokémon.

 

Vantagens:

Os fantasmas são o único tipo de pokémon imune a ataques de dois outros tipos, no caso os de tipo normal e lutador. E são resistentes a ataques dos tipos inseto e venenoso.

Ofensivamente são super efetivos contra outros fantasmas além de pokémons psíquicos.

 

Fraquezas:

Pokémons fantasma sofrem dano super efetivo de ataques do seu próprio tipo, além dos ataques do tipo sombrio.

 Sendo que os monstros sombrios recebem dano reduzido de ataques fantasma, enquanto os de tipo normal são imunes a eles

 

Sombrio (Dark)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Pokémons sombrios em geral representam seres relacionados à escuridão e animais de hábitos noturnos e comportamento selvagem e difíceis de domesticar.

Esse tipo foi adicionado na segunda geração e suas vantagens e fraquezas foram escolhidas de forma a balancear a relação já existente entre vantagens e desvantagens dentro dos sistema.

 

Vantagens:

Os ataques dos pokémons sombrios frequentemente tem efeitos adicionais de diminuírem atributos dos oponentes ou melhorarem os seus próprios. 

Além disso são super efetivos contra pokémons psíquicos e fantasmas.

Defensivamente são resistentes a ataques sombrios do seu próprio tipo e do tipo fantasma, além de imunes a ataques psíquicos.

 

Fraquezas:

Monstros sombrios causam dano reduzido aos tipos fada, lutador, além de outros sombrios.

E sofrem dano super efetivo de insetos, fadas e lutadores.

 

Fada (Fairy)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

 

Os pokémons tipo fada foram introduzidos na sexta geração da franquia para balancear as vantagens e fraquezas de alguns outros tipos. Essa adição de um tipo novo, além de trazer novos pokémons e ataques, conferiu o tipo fada a 22 pokémons previamente existentes.

Garantindo importância ao conjunto de vantagens e fraquezas desse tipo.

 

Vantagens:

Os pokémons fada costumam ter seu atributo de defesa especial bastante elevado.

E são resistentes a ataques dos tipos sombrio, inseto e lutador. Além de serem imunes a ataques do tipo dragão.

Ofensivamente são super efetivos contra lutador, sombrio e dragão, sendo uma das melhores escolhas contra esse último tipo; visto que, assim como os sombrios aumentaram as poucas fraquezas dos psíquicos, os pokémons fada, dentre outros objetivos, foram inseridos na franquia para balancear as vantagens dos Dragões.

 

Fraquezas:

Embora tenham uma boa defesa especial, os atributos de defesa física das fadas em geral são baixos, e sofrem dano super efetivo dos tipos venenoso e aço.

Ofensivamente causam metade do dano em pokémons dos tipos fogo, aço e venenoso.

 

Dragão (Dragon)

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.

Finalizando a nossa lista estão os pokémons do tipo dragão. Seres relativamente raros e considerados ancestrais. Que, contudo, nem sempre trazem na sua aparência características que os façam parecer com dragões tal qual imaginados no senso comum.

 

Vantagens:

Os dragões frequentemente tem seus atributos em geral mais elevados que a média dos pokémons mais comuns, sobretudo seu poder de ataque especial, além de um alto número de pontos de vida que os torna resistentes em batalhas.

Seus ataques são super efetivos apenas contra outros dragões, sendo defensivamente resistentes aos tipos elétrico, fogo, planta e água.

 

Fraquezas:

Os pokémons fada são imunes aos ataques do tipo dragão e causam dano super efetivo aos dragões. 

Os próprios dragões e também os pokemons de gelo também causam dano super efetivo aos dragões, podendo liquidá-los em batalha a despeito do seu elevado número de pontos de vida.

Por fim, os pokémons de aço recebem dano reduzido dos  ataques do tipo dragão.

 

Assim terminamos essa lista exaustiva. Você pode recorrer a ela como material de consulta para elaborar estratégias e fazer escolhas como que pokémons incluir no seu time em geral, como se preparar para batalhas específicas e até mesmo que movimentos ensinar a seus pokémons, baseando-se no equilíbrio geral de fraquezas e vantagens do seu time, visando cobrir um maior número de situações ou alguma situação específica, e isso num número imenso de jogos da franquia!

Para facilitar essas consultas segue uma tabela com os diversos tipos cruzados em termos ofensivos e defensivos, onde (O) significa imunidade, (1/2) dano reduzido pela metade e (2) dano dobrado ou super efetivo.

Pokémon: fraquezas e vantagens dos monstrinhos da franquia.