Rare | Confira os melhores jogos da empresa

Rare logo

A Rare foi um dos estúdios mais aclamados nos anos 90. O estúdio foi fundado em 1995 por dois irmãos, Tim Stamper e Chris Stamper na Inglaterra. Inicialmente, a empresa ficou conhecida pela sua parceria com a Nintendo durante os anos 90 e começo dos anos 2000.

Em 2002, a Rare foi adquirida pela Microsoft e atualmente está responsável pelo desenvolvimento de Everwild, nova IP que teve seu lançamento confirmado para o Xbox Series X, novo console da Microsoft. Nessa matéria, reunimos alguns jogos da empresa inglesa. Confira os melhores jogos da Rare.

Battletoads

Battletoads foi um dos primeiros trabalhos lançados pela Rare. Lançado em 1991, o game conta com 4 protagonistas: Rash, Zitz, Pimple e o Professor T. Bird. Battletoads ficou bastante conhecido pela sua jogabilidade desafiadora, o game é considerado um dos jogos mais difíceis de todos os tempos. Battletoads foi lançado para NES, Sega Mega Drive/Genesis, Sega Game Gear, Game Boy e Amiga CD32. No dia 20 de agosto, foi lançado o novo Battletoads, o game é exclusivo de Xbox One e PC.

Donkey Kong Country

Ah, os tempos de Super Nintendo… Quem já teve um Super Nintendo já deve ter ouvido falar de Donkey Kong Country. O game foi desenvolvido pela Rare e foi lançado em novembro de 1994. Donkey Kong Country se trata de um jogo de plataforma em 2D, onde o jogador assume o papel de Donkey Kong. Durante o gameplay, o jogador também conhece Diddy Kong, sobrinho de Donkey Kong. Tanto Donkey Kong como Diddy Kong devem percorrer um total de seis mundos para recuperar um tesouro cheio de bananas. Donkey Kong Country chegou a vender cerca de 9 milhões de cópias e se tornou o segundo jogo mais vendido no SNES. Donkey Kong Country está disponível no catálogo do Nintendo Switch Online.

Perfect Dark

Perfect Dark foi um dos lançamentos do Nintendo 64. O game foi desenvolvido pela Rare e foi lançado em 1997, sendo uma continuação de GoldenEye 007. A história de Perfect Dark se passa no ano de 2023. O game possui uma campanha em single player com três níveis de dificuldades: Agent (modo fácil, com poucos objetivos), Special Agent (modo normal) e Perfect Agent (o modo Agente é o modo mais difícil). Perfect Dark também contou com um modo multiplayer com seis modos de jogo, sendo eles: Combate, Capture a mala, Segure a maleta, Rei da Colina e Central Hacker. Em 2005 foi lançado Perfect Dark Zero, continuação de Perfect Dark. O game foi lançado em novembro de 2005 como exclusivo de Xbox 360.

Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest

Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest é a continuação de Donkey Kong Country. O segundo jogo da série foi lançado em novembro de 1995 exclusivamente para o Super Nintendo. Diferente de Donkey Kong Country, o segundo jogo tem como protagonista Diddy Kong e Dixie Kong, sua namorada. O casal deve resgatar Donkey Kong que foi sequestrado pelo King K. Rool (mesmo vilão de Donkey Kong Country). Assim como o primeiro jogo, Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest é dividido por mundos. Ao todo são 8 mundos com fases super interessantes. Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong-Quest chegou a vender mais de 5 milhões de cópias e é considerado por muitos o melhor jogo da série Donkey Kong Country.

Banjo-Kazooie

Banjo-Kazooie é considerado um dos melhores jogos lançados no Nintendo 64. O game tem um estilo de plataforma em 3D. Banjo-Kazooie foi desenvolvido pela Rare e lançado em junho de 1998 como exclusivo de Nintendo 64 na época. A história gira em torno de Banjo e Kazooie, que juntos tentam parar a bruxa Gruntilda que quer a beleza de Tooty, a irmã de Banjo. O game foi aclamado pela crítica e pelos jogadores na época. Banjo-Kazooie atualmente está disponível também para Xbox 360 e Xbox One.

Diddy Kong Racing

Ainda no Nintendo 64, a Rare fez o seu primeiro jogo de corrida. Diddy Kong Racing foi lançado em novembro de 1997. A história traz novamente Diddy Kong como protagonista. Diddy agora precisa derrotar Wizpig, um porco mágico. Para derrotar o antagonista, Diddy e seus amigos precisam vencer uma série de corridas. Ao todo são cinco mundos com quatro pistas de corrida em cada mundo. Apesar de não ter como protagonista Donkey Kong, Diddy Kong Racing fez um sucesso de vendas, chegando a vender mais de 4,8 milhões de cópias. Posteriormente foi lançado Diddy Kong Racing DS, que se trata de um remake de Diddy Kong Racing. O remake foi lançado em 2007 para Nintendo DS.

Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble!

Donkey Kong Country 3 é o terceiro jogo da série Donkey Kong Country. O game de plataforma foi desenvolvido pela Rare e lançado em novembro de 1996 exclusivamente para o Super Nintendo, posteriormente foi lançado para Game Boy Advance em 2005. Dixie Kong está de volta como protagonista junto com Kiddy Kong, seu primo. Os dois precisam resgatar Donkey Kong e Diddy Kong que foram sequestrados pelo King K. Rool. O jogo se passa em “Northern Kremisphere”, uma cidade ficcional do Norte da Europa e do Canadá. Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble! foi aclamado pela crítica e pelo fãs da série. Porém, uma das críticas foi com relação a sua trilha sonora.

Sea of Thieves

Sea of Thieves é um jogo de ação e aventura que foi lançado exclusivamente para Xbox One e PC (Windows 10) em 20 de março de 2018. Com visão em primeira pessoa, em Sea of Thieves são os jogadores que definem as suas histórias. Sea of Thieves é um jogo de multiplayer cooperativo em um mundo aberto. Com o tema Pirata, os jogadores devem explorar um mundo que guarda segredos e tesouros. Sea of Thieves está disponível no Xbox Game Pass, serviço de assinatura da Microsoft.

Banjo-Tooie

Banjo-Tooie foi a sequência direta de Banjo-Kazooie. Uma das maiores mudanças de Banjo-Tooie foi controlar Banjo e Kazooie separados, totalmente independente, onde cada um são úteis em resolver puzzles. Banjo-Tooie foi lançado em novembro de 2000 exclusivamente para Nintendo 64 na época. Um modo multiplayer foi implementado no game, mas só é possível jogar alguns mini-games em multiplayer. Posteriormente foi lançado Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts, jogo exclusivo para Xbox 360, que é a continuação direta de Banjo-Tooie.