Red Dead Redemption: 10 anos do clássico da Rockstar

Red Dead Redemption

Red Dead Redemption foi um dos maiores acertos da Rockstar. O game foi lançado em maio de 2010 para os consoles da sétima geração, o PlayStation 3 e o Xbox 360 (o game também está disponível para Xbox One via retrocompatibilidade). Red Dead Redemption é uma continuação indireta de Red Dead Revolver, que foi lançado em 2004 no PlayStation 2 e Xbox clássico. Em comemoração aos seus 10 anos, reunimos algumas informações e curiosidades sobre um dos melhores jogos da Rockstar.

História

John Marston

Em 1911 no declínio da fronteira norte-americana conhecemos John Marston, um ex-bandido que tem a sua família levada pelo Departamento de Investigação. Os agentes federais exigem que Marston procure os seus ex companheiros de gangue em troca de sua família, sua esposa Abigail e seu filho Jack.

John então parte para sua missão de caçar um por um da antiga gangue e parte primeiro para a cidade de Armadillo, atrás de Bill Williamson. Lá ele é recebido a tiros e deixado para morrer até que Bonnie MacFarlane o resgata. MacFarlane ajuda na recuperação de John e o oferece diversos trabalhos de campo.

Depois de saber que mais um ex companheiro de gangue está em Nuevo Paraiso no México, John se envolve em uma guerra com o líder da cidade, Agustín Allende. Após escapar da guerra, Marston volta para os Estados Unidos. Em Blackwater, John Marston vai atrás do seu último alvo, o líder da sua antiga gangue, Dutch van der Linde. Dutch agora lidera uma nova gangue. Após ser capturado, John Marston tem mais um problema a resolver… a traição.

Personagens

John Marston

John Marston é um ex-bandido da mesma gangue que Dutch van der Linde, a qual tinha como pai. John perdeu o pai em uma briga quando tinha 8 anos de idade, chegando a ser levado para um orfanato. Após escapar do orfanato conhece Dutch e passa a se tornar membro de sua gangue junto com Bill Williamson e Javier Escuella. Lá ele conhece Abigail, sua esposa.

Após ser deixado para morrer em um assalto, John desiste da vida do crime e vai viver em uma fazenda junto com a sua família.

Abigail Marston

Abigail tem uma história semelhante do seu marido, John Marston. Ela entrou na gangue de Duth muito jovem. Órfã, ela já foi prostituta, acabou casando com John Marston e teve Jack Marston. Depois de John sair da gangue, ela e sua família vão parar em uma fazenda.

Bonnie MacFarlane

Filha do proprietário do rancho dos MacFarlane, Bonnie resgata John Marston na estrada após o conflito com Bill Williamson. Ela então chama um médico e oferece estadia para Marston. John começa a auxiliar Bonnie no rancho em troca da hospedagem. Algum tempo passa e Bonnie é mantida como refém pelos caras da gangue de Bill Williamson.

Dutch van der Linde

Dutch deixou seus pais aos 15 anos e decidiu viver no mundo do crime e chegou a ser líder de uma gangue na qual John Marston participava. Dutch tinha John como filho, mas o abandonou após um assalto que acabou dando errado. Depois de alguns anos, ele lidera uma gangue junto com americanos.

O legado de Red Dead Redemption

Red Dead Redemption é um dos games da Rockstar mais aclamado de todos os tempos. Em 2010 o jogo chegou a receber diversos prêmios e foi muito elogiado pela crítica e pelos jogadores. O primeiro jogo da franquia chegou a vender 15 milhões de cópias até fevereiro de 2017 (última atualização). Red Dead Redemption chegou a vencer prêmios de Jogo do Ano em diversos veículos como GameSpot e IGN. Porém, ficou de fora do o BAFTA Video Game Awards porque não enviou o jogo para os jurados.

Undead Nightmare

Undead Nightmare é uma DLC de Red Dead Redemption que foi lançada em outubro de 2010. A DLC traz um episódio não canônico com tema de zumbis. A DLC, assim como em Red Dead Redemption, tem John Marston como protagonista. Ao invés de buscar bandidos de sua antiga gangue, John está procurando uma cura para combater uma praga zumbi e salvar a sua família. A DLC também conta com um epílogo. Undead Nightmare chegou a atingir mais de 2 milhões de cópias e é considerado uma das melhores DLCs já feitas.

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2 foi lançado em outubro de 2018 para PlayStation 4 e Xbox One (em 2019 foi lançado a versão de PC) e conta a história antes dos acontecimentos de Red Dead Redemption. Ao contrário do primeiro game da série, o jogador assume o papel de Arthur Morgan, um fora da lei que faz parte da gangue de Dutch. Em Red Dead Redemption 2 conseguimos visitar mais estados nos Estados Unidos e retornamos em dois locais New Austin e West Elizabeth. Na história vemos personagens que já conhecíamos em Red Dead Redemption como John Marston, Dutch, Abigail e Jack. Red Dead Redemption 2 conseguiu dar mais background nos personagens e nas motivações de John Marston.

Sobre a Rockstar Games

Rockstar Games é uma desenvolvedora que foi fundada em 1998 nos Estados Unidos. A empresa é mais conhecida por criar diversos jogos da série Grand Theft Auto, mais conhecido como GTA. Porém, a empresa americana tem diversos jogos incríveis em seu portfólio como por exemplo: Grand Theft Auto: San Andreas, Grand Theft Auto: Vice City, Grand Theft Auto V, Max Payne 3, Bully, L.A. Noire, Manhunt, Red Dead Redemption e Red Dead Redemption 2.

Atualmente a Rockstar Games tem 8 estúdios espalhados pelo mundo, são eles: Rockstar India, Rockstar Leeds, Rockstar Lincoln, Rockstar London, Rockstar New England, Rockstar North, Rockstar San Diego e Rockstar Toronto.

E aí, o que você acha de Red Dead Redemption? E se você quiser conhecer mais um grande título da Rockstar Games, não deixe de adquirir gratuitamente o Grand Theft Auto V na loja da Epic Games Store (somente versão de PC). E se você já jogou o primeiro jogo, vale lembrar que Red Dead Redemption 2 estará disponível em breve no Xbox Game Pass.