Red Dead Redemption foi um dos maiores sucessos da década passada. Tendo sido lançado em 2018, é a sequência de um dos títulos mais aclamados da Rocsktar Games e conseguiu conquistar ainda mais o público do que seu antecessor. O jogo acompanha a história de Arthur Morgan, um dos protagonistas mais carismáticos no imaginário da comunidade gamer e que tem uma das histórias mais emocionantes contadas entre os últimos lançamentos, um dos fatores que ajudou boa parte dos jogadores a se conectarem tanto com ele quanto com a narrativa em si. Além disso, o game também aproveita mecânicas já conhecidas por aqueles que já se divertiam com o primeiro jogo, lançado em 2010. A crítica, por sua vez, também teceu elogios a Red Dead Redemption 2, que tem uma nota média de 97 no Metacritic, uma das maiores do site.
Os motivos que fizeram com que Red Dead Redemption 2 fosse um sucesso tão grande são muitos além da própria história. Um dos principais elementos que agradou os fãs foi a liberdade que o jogo oferece aos players para, além de explorar o mapa gigante disponível, também realizar algumas atitudes, sejam elas boas ou ruins. Esse fator ajuda a manter os jogadores entretidos com o game, sempre tendo alguma coisa diferente para fazer durante a jogatina e criando novas possibilidades enquanto tenta terminar as missões principais que contam a aventura de Arthur Morgan por um velho oeste que está quase chegando ao fim. Mesmo com tantas possibilidades, alguns players podem não se atentar tanto ao que Red Dead Redemption 2 oferece após concluir a narrativa principal. Pensando nisso, separamos algumas das possíveis atividades para realizar após “zerar” o jogo.
6 coisas que você precisa fazer em Red Dead Redemption 2 após fechar o game:
Explorar Blackwater
Após terminar a história de Red Dead Redemption 2, o jogador para de jogar com Arthur Morgan e começa a viver as novas aventuras disponíveis na pele de John Marston, o protagonista do primeiro título, lançado em 2010. Infelizmente, aqueles que estão curiosos e querem saber se é possível voltar a jogar com Morgan, a resposta é não. Após o fim da narrativa principal, apenas o antigo personagem fica liberado, o que não é uma desvantagem em si. Um dos principais elementos para realizar em Red Dead Redemption 2 após assumir a pele de Marston é voltar a visitar Blackwater. A cidade fictícia, localizada no estado de West Elizabeth, foi muito presente na primeira aventura da franquia e só fica disponível após zerar o novo capítulo. Explorar a localidade pode ser uma excelente passa tempo, até porque, é um dos lugares com mais atividades para realizar e mais inimigos para combater, além de ajudar na familiarização com o proagonista que o jogador terá que controlar.
Roubar trens e muito mais
Bem, esse parece um conselho um pouco esquisito, mas não tanto quando se está no velho oeste e se tem uma infinidade de possibilidades para serem feitas e se divertir no meio do processo, não se pode deixar escapar nada para se ter uma exepriência completa. Roubar trens é uma das atividades mais presentes em filmes e séries “western”, e é algo que não poderia faltar em Red Dead Redemption 2, já que o game te dá a liberdade sobre qual caminho seguir e quais tipos de condutas o jogador irá ter durante sua gameplay. Obviamente, realizar esse tipo de ato irá diminuir sua moral com outros personagens. Para roubar o trem, alguns explosivos podem ser úteis para destruir os cofres que contém dinheiro ou outros itens. Além disso, também é possível roubar algumas outras propriedades pelo mapa, além de alguns NPCs.
Aumentar a sua honra
Pode parecer estranho dar a dica de aumentar a honra do personagem principal logo após mencionar os assaltos a trens e outras propriedades, mas a grande realidade é que isso também é importante de se fazer, talvez até mais do que os roubos. Na maior parte dos jogos da Rockstar, como GTA, usar a liberdade disponível para causar o caos no mapa, matar outros NPCs e cometer alguns delitos é divertido, porém em Red Dead Redemption 2, ter uma honra com mais pontos pode ser vantajoso para diversas outras coisas no jogo, como comprar alguns produtos mais baratos e ter uma relação melhor com outros personagens que o protagonista será obrigado a interagir para realizar outras missões. Para aumentar a aumentar a honra, é necessário ajudar outros individuos aleatóriamente e não cometer crimes durante a jogatina.
Fazer as missões secundárias
Essa é a uma das dicas mais esperadas para muitos dos jogadores, mas algumas pessoas podem acabar deixando de lado as missões secundárias do game após terminar a história principal. Muitos jogos na atualidade inserem missões secundárias e um mapa gigante em mundo aberto apenas para dizer que esse é um elemento presente, mas na hora da gameplay em si, essas atividades paralelas não parecem ter tanto efeito e nem serem tão divertidas. Felizmente, esse não é o caso de Red Dead Redemption 2, já que boa parte das tarefas que o game dá para Arthur Morgan ou John Marston, o protagonista que assume a aventura após o final da história, são muito úteis e divertidas, gerando novas experiências para o jogador, além de render alguns benefícios e recompensas. O próprio mapa e o índice indicam os locais onde essas missões podem ser iniciadas.
Interagir com os animais
Em Red Dead Redemption 2, a Rockstar criou um mundo vivo e cheio de detalhes. Para realizar um cenário tão completo e imersivo, um dos principais elementos inseridos para que o jogador interagisse foram os animais. Nos 5 estados diferentes em que o jogo se passa, é possível encontrar diversos animais e ter diferentes relações com eles, isso falando apenas daqueles selvagens, sem contar os cavalos que tem um papel importante para própria história do game. É possível, por exemplo, caçar alguns animais considerados lendários no game, algo necessário para conquistar o troféu de platina do título. Além disso, é possível pescar alguns peixes, que também renderam conquistas, e devolve-los ao mar, o que irá aumentar sua honra. Existe também a missão que chegou a virar meme nas redes sociais, em que o jogador precisa observar alguns pássaros específicos para conquistar outro troféu.
Platinar o game
Por última, mas não menos importante, platinar Red Dead Redemption 2 pode ser uma experiência um tanto quanto gratificante. O troféu de platina do game é considerado um dos mais difíceis no mundo dos games, mas esse é um dos elementos que o torna ainda mais cobiçado por muitos jogadores. Em um título com tanto para se fazer, conseguir conquistar o tão almejado 100% é a garantia de que tudo que poderia ser explorado foi feito e uma experiência completa foi concluída. Ainda que, após muitas missões e atividades tudo possa parecer um pouco enjoativo, a diversidade de missões e do próprio cenário pode ajudar o player a engajar no objetivo de conquistar os troféus disponíveis. Algumas das dicas acima, como fazer missões secundárias, caçar animais e observar pássaros, são algumas das tarefas necessárias para atingir essa meta.