Resident Evil: qual será o próximo remake da franquia?

Resident Evil: qual será o próximo remake da franquia?

Resident Evil se tornou uma das franquias mais conhecidas do mundo dos games. Fazendo sucesso desde os anos 90, a saga conquistou até outras mídias, com mais de 6 filmes lançados durante os anos e sendo conhecida além do público gamer. A série foi importante para o mercado mais de uma vez, tendo popularizado o gênero do Survival Horror, que se tornou um dos mais famosos e amados ao longo dos anos, e tendo títulos importantes responsáveis por novas mecânicas de jogabilidade e até posicionamento de câmera, como Resident Evil 4, que chegou a ganhar o game do ano quando foi lançado, em 2004. Ainda que tenha tido maus momentos nos últimos anos, com lançamentos que não fizeram tanto sucesso, tanto de crítica quanto de mercado, a franquia voltou com tudo após seu sétimo jogo, desenvolvido com um nova engine e voltando as origens dos jogos.

Com o retorno de Resident Evil a suas origens nos jogos novos, cheio de puzzles e o clima de terror mais forte, o momento foi perfeito para trazer não apenas novos títulos, mas os antigos de volta. A ideia de colocar os jogos anteriores da franquia não é exatamente uma novidade, com Resident Evil 1 ganhando um remake no início dos anos 2000, melhorando a qualidade gráfica, inserindo novas mecâncias de jogabilidade e até novos inimigos. O mesmo remake ganhou uma remasterização em 2016, que conquistou novos jogadores que ainda não tinham jogado o primeior game da saga. Não demorou muito para que a Capcom, desenvolvedora e distribuidora da série, utilizasse da sua nova engine, uma das mais elogiadas no mercado, para fazer remake de outros jogos, adaptando-os para as novas gerações, começando com o anúncio de Resident Evil 2 Remake na E3 de 2018.

Em 2019, dois anos após o lançamento de Resident Evil 7, a Capcom lançou Resident Evil 2 Remake, refazendo o segundo jogo da franquia, um dos mais amados pelos fãs. O título trouxe de volta a história já conhecida, com Leon Kennedy e Claire Redfield tentando sobreviver à infestação zumbi na cidade de Raccoon City por uma noite, enquanto enfrentam ameaças criadas pela Umbrella Coorporation pelo caminho da delegacia de polícia da cidade. Atualizações foram feitas para tornar o jogo mais moderno, inclusive com a entrada da nova engine. Com gráficos da nova geração e a repaginada necessária, inlcuindo o Mr. X, um dos inimigos mais populares de toda a série, o projeto foi um sucesso, rendendo nota 93 entre as avaliações da crítica e 7,8 entre as avaliações do público no Metacritic.

Os remakes não pararam em Resident Evil 2 Remake e, posteriormente, a Capcom anunciou Resident Evil 3 Remake e o que mais fez sucesso entre todos, Resident Evil 4 Remake, lançado esse ano e trazendo de volta um dos títulos mais populares de toda a franquia, se tornando um forte concorrente para o prêmio de jogo do ano no Game of the Year. Depois de fazer um bom trabalho com um game tão delicado e que faz parte da memória dos fãs como o quarto jogo da saga, dificilmente a desenvolvedora irá parar com a nova onda de remakes. Ainda que muitos rumores apontem que Resident Evil 9 esteja em planejamento, continuando a linha principal da história, é possível que um novo título antigo seja reimaginado para as novas gerações. Pensando em qual pode ser a proxima novidade, separamos uma lista das opções mais prováveis para os fãs mais ansiosos.

 

Resident Evil 5 

Resident Evil 5 Remake

Resident Evil 5 é a opção mais lógica para o próximo remake da saga, levando em consideração que os títulos estão sendo feito em ordem de lançamento. O 5° jogo não é dos mais amados da série, tendo sido considerado um dos principais pontos de virada da franquia do terror para ação. A trama coloca Chris Redfield, um dos protagonistas do primeiro game, para combater armas biológicas, colocando o maior vilão da saga, Albert Wesker, de volta na história. Outra personagem importante inserida dessa vez é Sheva, uma ajudante que participa de forma ativa durante a aventura e que permite um modo cooperativo. Esses elementos dão um novo potencial ao game, mas que não foram tão bem aproveitados em 2009.

O fator de que muitos fãs não gostaram de Resident Evil 5 pode ser um bom motivo para que a Capcom tente refazer um de seus títulos de menor sucesso da franquia. Ainda assim, diferente de Resident Evil 6, que é um consenso entre a comunidade, muitos jogadores tiveram boas experiências com o 5° título da série. Desta forma é possível que um remake seja feito tentando consertar o que a maioria dos fãs não gostaram, inserir mais elementos de terror e aproveitar outras qualidades que o original já tinha. No entanto, também será necessário fazer outras adaptações, principalmente na história. Embora em 2009 muitos fatores tenham passado despercebido, Resident Evil 5 tem diversos momentos racistas na representação do continente africano.

 

Resident Evil: Code Veronica

Resident Evil Code Veronica

Resident Evil: Code Veronica é um título muito amado pelos fãs da franquia, porém frequentemente esquecido pela Capcom. A ideia original era de que esse fosse o quarto jogo na linha principal, porém mudanças de planos fizeram com que ele fosse apenas um spin-off da série. No entanto, esse é um dos games mais importantes para aqueles que querem entender melhor a história de Resident Evil como um todo, já que ele é uma continuação mais direta dos eventos da história principal do que o próprio RE4. Na trama, Claire Redfield está em busca do seu irmão, assim como no início de RE2, porém dessa vez ela encontrou uma pista que a leva até a Europa e, posteriormente, ser sequestrada pela Umbrella Coorporation. Em uma ilha cercada por ameaças biológicas, ela precisa não apenas encontrar Chris Redfield, mas também lutar para sobreviver mais uma vez.

Um dos principais motivos para fazer o remake de Resident Evil: Code Veronica é justamente o fato de ser um dos preferidos do fãs e não ter ganho a devida atenção por parte da Capcom. O game ser a continuação da história apresentada em Resident Evil 2 e 3, mostrando mais sobre a luta contra a Umbrella e o destino de Clarie e Chris, é outro bom fator para trazer de o título de volta, além da própria trama apresentar novos personagens interessantes além dos conhecidos, como Steve Burnside, um aliado da protagonista durante a história, além dos vilões, os irmãos Alfred e Alexia Ashford. Sendo um dos melhores REs na época de seu lançamento, seria interessante ver como seria a experiência na REngine, atualizando não apenas os gráficos, mas também a jogabilidade.

 

Resident Evil 1

Resident Evil 1 Remake

Sim, Resident Evil 1 já ganhou não apenas um remake, como também um remastar, um fato que fez com que a Capcom começasse a revitalizar os games antigos do segundo título. No entanto, é válido lembrar que o remake do primeiro jogo foi lançado em 20002, e o remastar nada mais é do que mesmo remake, com gráficos melhorados para os novos consoles. Com um novo lançamento, seria possível contar a história novamente, mas com a nova engine, tornando a experiência nova outra vez. Além disso, seria uma boa maneira de trazer inimigos clássicos, como os Hunters ou o primeiro Tyrant, para nova geração, com a qualidade gráfica dos novos consoles e a própria Mansão Spencer, onde toda a aventura se passa.