Resident Evil Village é um dos títulos mais bem avaliados da franquia, tanto pelo público quanto pela crítica. Lançado em 2021, o título concorreu a melhor jogo do ano e deu continuidade a história que estava sendo construída desde o último lançamento da saga, Resident Evil Biohazard, de 2017. Na história, voltamos a acompanhar o sobrevivente Ethan Winters, que após os acontecimentos do último jogo, tenta levar uma vida normal junta da sua esposa, Mia Winters. No meio da europa, Winters vê tudo mudar repentinamente e precisa resgatar sua filha das mãos de Mãe Miranda, uma cultista que lidera um vilarejo cheio de ameaças.
Mãe Miranda não é a única vilã de Resident Evil Village. O vilarejo que dá nome ao jogo também é comandado por quatro Lordes poderosos, que foram aprimorados pela própria Miranda através de um parasita chamado Cadou. Cada um desses personagens poderosos tem características próprias. Sendo de diferentes famílias, as quais o jogo chama de casas, eles são os principais obstáculos de Ethan no percurso para salvar a vida de sua filha. Para o jogador não ficar perdido, separamos as principais informações sobre cada um deles.
Os 4 Lordes de Resident Evil Village:
Dimitrescu
A casa Dimitrescu é, provavelmente, a mais conhecida de Resident Evil Village. Isso se deve obviamente a sua matriarca: Cassandra Dimitrescu. A vilã de mais de 2 metros de altura foi um dos grandes focos do marketing do game antes do lançamento, com muitos jogadores inclusive pensando que ela seria a grande antagonista da história. Embora esta seja a primeira das casas que Ethan Winters enfrenta na jornada para recuperar sua filha Rose, ela nem de perto é menos ameaçadora.
Proprietária do castelo nas montanhas em cima do vilarejo, a família Dimitrescu, ao que tudo indica segundo as notas, é poderosa a muito tempo antes dos acontecimentos de Resident Evill. Cassandra nem sempre teve a aparência que ela tem durante a história do game, em que é contado que um dos efeitos do recebimento do “Cadou” que Mãe Miranda inseriu nela, que resultou em poderes regenerativos impressionantes e as garras que a vilã usa para atacar Ethan quando o persegue.
No entanto, ela não é a única residente do castelo, já que suas filhas também são ameaças. Assim como em Resident Evil Biohazard, os lordes de Village exploram diferentes facetas do horror ao longo dos anos. Dimitrescu e suas filhas tem uma base muito clara: vampiros. Não por acaso, as personagens causaram diversos rumores de que o 8° jogo da franquia lidaria com as criaturas como a nova principal ameaça para o futuro da história. O único defeito de Lady Dimitrescu é seu pouco aproveitamento, indo embora cedo do jogo e causando uma impressão que o marketing feito em cima da personagem foi de certa forma maior do que deveria.
Beneviento
Se Lady Dimitrescu e suas filhas monstruosas tem uma clara inspiração em filmes clássicos de vampiro, quando o jogador chega na mansão velha e empoeirada da casa Beneviento, se depara com um filme de terror muito mais voltado ao lado psicológico. O cenário todo lembra muito os jogos da franquia Silent Hill, que assim como Resident Evil, foi muito influente para o gênero do terror no mundo dos jogos. O design de produção ajuda a construir a atmosfera e imersão enquanto o jogador conduz Ethan através do local.
Donna Beneviento é a Lorde que comanda essa casa e fica encarregada de guardar uma das partes de Rose. No entanto, ela é a vilã que menos aparece durante a narrativa, pelo menos pessoalmente. A personagem é obcecada por bonecas que ela mesmo constrói e que, a partir do Cadou que Mãe Miranda inseriu nela, permite que elas sejam controladas. Como o parasita que a grande vilã do jogo colocou em Donna deformou seu rosto, ela vive com o rosto coberto por um véu e faz com que a sua boneca preferida, Angie, fale através dela.
Moreau
Talvez o Lorde com aparência mais assustadora do jogo, Salvatore Moreau traz de volta os elementos de body horror que Marguerite Baker já havia dado a franquia em Resident Evil Biohazard. O Cadou teve o efeito mais agressivo no físico de Moreau, fazendo com que ele criasse escamas e outros traços típicos de peixes. A sua principal habilidade, como mostrada durante o jogo, é se transformar em um peixe monstruoso que persegue o jogador.
Com tantos elementos marítimos na composição do personagem, o local em que a casa Moreau se localiza também deveria ter relação com o o mar. O moinho do vilarejo é o lugar que Salvatore chama de casa e tem pleno domínio para atrapalhar Ethan em sua jornada e agradar a Mãe Miranda. Entre todos os Lordes, os quais Miranda chama de filhos, Moreau parece ser o que mais leva isso a sério, sendo não só o mais devoto da vilã, como também aparentando ter certa dependência emocional por ela, sempre buscando seu amor de forma incondicional.
Heisenberg
Se Moreau é o que mais ama Mãe Miranda, a situação não poderia ser mais diferente para o lado de Heisenberg, o quarto e último dos lordes que o jogador enfrenta na história antes de ser obrigado a confrontar a antagonista principal de Resident Evil Village. Por conta da interferência que Miranda fez em sua vida com a inserção do Cadou, Heisenberg a odeia e busca vingança. O principal objetivo dele é formar um exército de metal forte o suficiente para enfrentar a chefe do vilarejo e destruí-la.
A base das operações de Heisenbeg é uma fábrica abandonada em que ele faz experimentos com moradores do vilarejo para aprimora-los e fazer novas adições ao seu exército. O personagem é um dos mais controversos entre a fanbase de Resident Evil. Isso se deve ao fato de que ele é o que mais foge da estética de survival horror que o jogo construía até a parte em que o jogador o enfrenta. O principal poder que o Cadou deu a Heisenberg foi o de controlar não só metais, mas campos magnéticos como um todo, o que rendeu comparações com o vilão Magneto, dos X-Men, que tem os mesmos poderes.