A Riot Games se juntou a diversas outras companhias do setor de games que anunciaram demissões em massa. A editora anunciou um corte de 11% do seu quadro de funcionários, demitindo 530 pessoas ao redor de todo o mundo.
As demissões foram anunciadas em um comunicado que foi republicada em uma thread no Twitter. De acordo com as informações reveladas pela companhia, a decisão foi “uma necessidade” e focou em trabalhadores que faziam parte de equipes não relacionadas ao desenvolvimento bruto de seus jogos – atingindo principalmente artistas visuais, responsáveis por skins, histórias e a equipe do Riot Forge (selo de publicação para jogos single player criados em parceria de estúdios indie).
Além disso, foi revelado que a Riot Games mudará o foco de Legends of Runeterra (card game do universo de League of Legends) para tornar o jogo mais sustentável financeiramente.
A copy of the internal message from our CEO, Dylan Jadeja, can be found here: https://t.co/PB4fLuOMNc
— Riot Games (@riotgames) January 22, 2024
Efeito dos layoffs da Riot Games
Muitos dos trabalhadores afetados pela decisão da Riot Games foram ao Twitter avisar que haviam sido demitidos e que o aviso chegou praticamente ao mesmo tempo que a companhia tornou o layoff público. Grande parte da comunidade de League of Legends (e outros jogos da editora) se posicionou em defesa dos ex-funcionários, seja criticando a Riot pela decisão ou republicando seus portfólios.
A decisão colocou dúvida na mente dos fãs da companhia, que não sentem tanta confiança no futuro da Riot Games após a demissão de tantos nomes conhecidos. Outro efeito das demissões em massa ficarão dentro da empresa, visto que alguns dos líderes viram suas equipes serem bastante afetadas.
Este foi o caso de Lexi Gao, conhecida como Riot Lexical, responsável pelos novos campeões de League of Legends. Ela manifestou tristeza em relação ao layoff em seu perfil no Twitter.
The weather today in LA fit my mood…This kinda sucks
I'm sorry.— Riot Lexical (Lexi) (@neolexical) January 23, 2024
No caso da Riot Forge, foi confirmado que a editora será fechada após o lançamento de Bandle Tale: A League of Legends Story, que chega ao Nintendo Switch e PC (Steam, GOG e Epic Games Store) no dia 21 de fevereiro de 2024. A publisher estreou em 2021 e desde então publicou cinco jogos que se passam no universo do MOBA: Ruined King, Hextech Mayhem, The Mageseeker, Convergence e Song of Nunu.
O CEO da Riot Games, Dylan Jadeja, escreveu uma carta para os trabalhadores demitidos, revelando os auxílios da companhia para com eles. A mensagem pode ser lida na íntegra neste link.
Leia também: