O primeiro jogo de terror do mundo
O terror é o gênero favorito de muitos jogadores, que adoram levar sustos e passar medo. O primeiro game do estilo desenvolvido se chama Haunted House e foi lançado em 1972 para o Odyssey, o primeiro console feito para casas.
Haunted House tinha uma película magnética que devia ser colada à TV e que se alocava como um irmã a tela. Nela, havia uma ilustração de um casarão.
O objetivo do jogador era controlar uma luz – representando o personagem – na mansão, procurando por pistas pelos cômodos, evitando os fantasmas. Caso não conseguisse fugir de um, era possível ouvir um grito.
Entretanto, não era considerado assustador, porque trazia mais risadas do que sustos. Como em todos os títulos da época, ele tinha um foco na interação familiar.
Entretanto, esse foi o começo de um gênero, já que até o momento, o terror só estava em livros e filmes.
Caso você tenha curiosidade de jogar Haunted House, o jogo está disponível na Steam com o nome de Dead Pixels. É o mesmo game, mas atualizado para computador.
O primeiro survivor horror
Alone in the Dark foi lançado em 1992. Ele é considerado o primeiro survivor horror do mundo.
Basicamente, survival horror (terror de sobrevivência, em português) é um gênero derivado de jogos de ação-aventura, no qual os temas são sobrevivência, terror e mistério.
Alguns dos maiores nomes da indústria são de survivor horror como Resident Evil e Silent Hill.
Pois é, Alone in the Dark que inaugurou um novo estilo, que está presente até os dias atuais.
Do passado para o presente: alguns jogos dos melhores jogos terror que temos atualmente
Until Dawn
Disponível para PlayStation 4, Until Dawn conta a história de dez jovens que vão passar o final de semana em uma cabana nas montanhas. No entanto, após uma brincadeira de mau gosto, as irmãs gêmeas Hannah e Beth morrem ao cair de um penhasco. Alguns anos depois, os oito sobreviventes voltam ao local da tragédia, mas muitas coisas estranhas começam a acontecer.
O game permite que você jogue com todos os personagens, e as escolhas feitas pelo jogador moldam não só a história, mas também o nível de relacionamento de cada um deles.
Outlast
Eu confesso que tentei jogar esse jogo, mas fiquei com tanto medo que não consegui terminar. Os desenvolvedores parecem ter decidido usar todas as características possíveis para que fosse o mais assustador possível. A história se passa em um manicômio, tem visão em primeira pessoa e conta personagens perturbados e uma atmosfera atemorizante.
Amnesia: The Dark Descent
Lançado em 2010, Amnesia: The Dark Descent foi aos poucos conquistando a comunidade. Muita gente o considera responsável por fazer renascer os jogos de terror. O game é bem assustador, principalmente com sua atmosfera envolvente e apavorante e a maneira como os acontecimentos afetavam a sanidade do protagonista. É definitivamente, um dos mais famosos jogos do gênero.
The Last Of Us
Lançado em 2013, The Last of Us é um jogo de ação, aventura e survival horror. A narrativa é extremamente envolvente e o jogo foi um sucesso.
Na história, os humanos viraram criaturas doentes e infectadas, e o jogador entra na pele de Joel, que, em um mundo pós-apocalíptico, é um sobrevivente contratado para levar Ellie, uma adolescente que pode carregar a cura da humanidade, a uma zona de quarentena. Ao longo da jornada, os dois enfrentam inúmeros desafios.
Inclusive, o game vai ganhar uma série, que já ganhou um primeiro trailer, mostrando momentos de ação, onde os personagens buscam se esconder ou escapar dos perigos vistos neste universo.