Shadow of the Colossus: saiba como derrotar os 16 colossos

Shadow of the Colossus: saiba como derrotar os 16 colossos

Shadow of the Colossus é um dos jogos mais aclamados de todos os tempos. O game, lançado em 2005 para PlayStation 2, foi um marco em sua época, principalmente pela sua qualidade gráfica e jogabilidade, um grande passo para a tecnologia na época. A obra, desenvolvida pela Team Ico sob a direção de Fumito Ueda, reuniu uma legião de fãs desde que chegou ao mundo dos games e é comentada até hoje, tendo inclusive ganhado um remake para PlayStation 4 em 2018.

Um dos motivos que faz Shadow of the Colossus ser tão comentado até os dias de hoje são as inúmeras teorias sobre o game. Boa parte disso se deve ao fato da história ser um dos elementos mais mistérios no jogo, revelando apenas pistas da narrativa desde o começo até o fim. Tudo que é revelado de forma explicita para o jogador é que ele controla um personagem chamado Wander, que junto de sua égua Argo tem apenas um objetivo: ressuscitar uma mulher chamada Mono, que ao que tudo leva crer, é sua amada.

Para trazer Mono de volta a vida – os motivos pelos quais ela morreu também não são revelados – Wander vai até um local chamado de Terras Proibidas, onde toda história de Shadow of the Colossus é ambientada. Em posse de uma espada mágica, ele chega em um templo e encontra uma entidade chamada de Dormin. A criatura, que se comunica através de uma mistura de vozes masculinas e femininas, diz que irá ressuscitar a garota, desde que o protagonista liberte sua alma dividida e aprisionada no corpo de 16 gigantes espalhados pelas Terras Proibidas.

A partir daí o jogo se transforma em uma aventura em que o jogador deve encontrar os 16 colossos espalhados pelo local para tornar Dormin completo outra vez e trazer Mono de volta a vida. A espada de Wander usa a luz do sol para guiar o caminho até o gigante e mostrar onde é seu ponto fraco. Para relembrar um clássico e ajudar novos jogadores, separamos uma lista com cada um dos colossos e as principais informações sobre eles.

 

Como derrotar os colossos em Shadow of the Colossus:  

 

1° Valus  

Shadow of the Colossus Valus

O primeiro grande desafio de Shadow of the Colossus é um dos mais marcantes de todo o game. O gigante é encontrado não muito distante da torre em que a jornada começa e a batalha contra ele é quase um tutorial. Para derrota-lo, basta escalar seus pelos e se aproveitar de um ferimento exposto que o inimigo tem no inicio de sua perna direita. Valus tem dois pontos fracos, um em sua cabeça e outro na barriga.

 

2° Quadratus

Shadow of the Colossus Quadratus

O segundo colosso é, para muitos jogadores, um dos primeiros com os quais o jogador sente empatia e pena na hora de matá-lo, um sentimento muito recorrente em Shadow of the Colossus. Muito disso vem da postura do gigante, que parece estar mais se defendendo de Wander do que o atacando. Para derrotar o monstro, é necessário usar o arco e flecha, acertando a região frágil na sola de suas patas. Após isso, basta subir se segurando em seu pelo novamente e atacar os pontos fracos na cabeça e na parte de trás das costas.

3° Gaius

Shadow of the Colossus Gaius

Gaius é um dos inimigos mais agressivos de todo o jogo. Com a aparência semelhante à de um guerreiro humano, ele carrega uma espada de pedra que, apesar de ser sua principal forma de ataque, também é o principal motivo de sua morte. O jogador deve fazer com que o gigante dê um golpe no centro da arena. Após isso, basta subir pela espada e chegar até Gaius, que também tem dois pontos fracos: na cabeça e na barriga.

 

4° Phaedra

Shadow of the Colossus Phaedra

Phaedra é um dos gigantes mais curiosos de Shadow of the Colossus, e é justamente essa curiosidade que o jogador deverá usar para derrotá-lo. O jogador deverá atrair o colosso até uma das passagens subterrâneas em sua arena. Quando ele chegar perto, basta entrar por uma delas e sair por outro lado, mantendo-se escondido do animal. Quando ele estiver procurando Wander, basta subir por sua calda e chegar até sua cabeça, onde estará seu ponto fraco.

 

5° Avion

Shadow of the Colossus Avion

O quinto gigante que Wander deve enfrentar leva a gameplay de Shadow of the Colossus para os ares. Avion é o primeiro inimigo aéreo do game e tem uma das batalhas mais intensas. Para derrotá-lo o jogador deve subir nas estruturas encontradas em sua arena e atiçar o monstro com o arco e flecha. Após ele partir para o ataque, basta subir em suas costas e se segurar enquanto ele voa para chegar até seus três pontos fracos, na parte de trás da calda e em cada lado de suas asas.

 

6° Barba

Shadow of the Colossus Barba

Com um nome mais do que sugestivo, Barba é enfrentado em uma arena subterrânea e tem uma das batalhas mais fáceis de Shadow of the Colossus. Para levar o gigante a morte, basta correr até o fim do local e esperar que ele abaixe para tentar olhar para Wander. Após isso, basta subir em sua barba e encontrar seus pontos fracos, sendo um deles na cabeça e o outro nas costas.

 

7° Hydrus

Shadow of the Colossus Hydrus

O sétimo desafio de Wander é ambientado em uma arena aquática. Para derrotar Hydrus é necessário tomar cuidado com seus ataques elétricos. Após aguardar um tempo, o jogador poderá aproveitar a calda da criatura, que sairá para fora da água, para agarrar em seu pelo. A partir daí, o colosso tentará levar o combate para baixo d’água, mas basta esperar ele sair para superfície para começar a atacar os pontos que desativam suas defesas elétricas e chegar até sua cabeça, onde está localizado o ponto fraco da criatura.

 

8° Kuromori

Shadow of the Colossus Kuromori

Kuromori pode ser um dos maiores desafios que o jogador irá enfrentar em Shadow of the Colossus. A criatura, que se assemelha a um lagarto, tem sua batalha localizada em uma espécie de coliseu. Para derrotá-lo, o jogador deve desviar das rajadas de gás tóxico que ele lança e acertar suas patas com o arco e flecha. Quando o colosso cair no chão, basta descer até lá e atacar seu ponto fraco, na barriga.

 

9° Basaran

Shadow of the Colossus Basaran

A batalha contra Basaran é ambientada em um espaço cheio de gêiseres que serão muito úteis durante a luta. Como o colosso solta raios poderosos contra o jogador, usar Argo para se locomover é aconselhável. Para derrotá-lo o jogador precisa atrair o colosso para um dos gêiseres ativos. Quando estiver embaixo de um, a criatura irá capotar, Esse é o momento em que o jogador deve aproveitar para subir em suas costas e, após ele se levantar, chegar até sua cabeça para destruir seu ponto fraco.

 

10° Dirge

Shadow of the Colossus Dirge

Dirge é considerado por muitos jogadores, o colosso mais difícil de Shadow of the Colossus. Ele é encontrado dentro de uma caverna e tem a aparência de uma cobra gigante. Para derrotá-lo, Argo também é essencial, já que Wander precisa fugir enquanto a criatura corre por baixo da areia, perseguindo-o. Enquanto foge, basta atirar em seus olhos com o arco e flecha e aproveitar quando ele cair para atacar os dois pontos fracos que se espalham por suas costas.

 

11° Celosia

Shadow of the Colossus Celosia

Celosia é um dos colossos mais curiosos do game, apesar de também ser relativamente difícil para aqueles que não sabem como enfrentá-lo. No início da batalha, ele porta uma armadura que impossibilita a visualização do seu ponto fraco nas costas. Para destruí-la, o jogador deve se utilizar do medo da criatura do fogo, buscando uma tocha no cenário e obrigando a fera a se afastar até cair no penhasco no fim de sua arena e ter sua fraqueza exposta.

 

12° Pelagia

Shadow of the Colossus Pelagia

Pelagia tem uma das batalhas mais criativas de Shadow of the Colossus. Localizado em uma represa, sua arena tem participação fundamental durante a luta. Para derrota-lo, o jogador deve subir até sua cabeça, onde encontrará o que parecem ser vários dentes brilhando. Quando Wander bate nesses “dentes”, ele poderá controlar para onde o colosso está indo. Após isso, é necessário levá-lo até as estruturas espalhadas pelo mapa, na qual o jogador deve pular em cima. Quando Pelagia levantar seu corpo para se apoiar na construção, deixará sua barriga exposta, onde será possível ver seu único ponto fraco.

 

13° Phalanx

Shadow of the Colossus Phalanx

Phalanx é um dos inimigos mais pacíficos de Shadow of the Colossus. A batalha controla ele acontece no deserto e ele nem ao menos ataca Wander. Para matá-lo, basta usar o arco e flecha para estourar três bolsões de areia que o faz voar. Quando ele estiver próximo ao chão, suba em seu corpo e busque os três pontos fracos espalhados por suas costas. Durante a batalha é preciso tomar cuidado, já que ela também acontece pelos ares.

 

14° Cenobia

Shadow of the Colossus Cenobia

Cenobia também é considerado um dos inimigos mais difíceis do game, caso a luta contra ele fuja do controle. Localizado em um sítio de ruínas antigas, o jogador deve seguir o caminho proposto pelo jogo, escalando estruturas e fugindo do animal. Em certo ponto do percurso, ele baterá com a cabeça e um pedaço grande de pedra caíra em seu corpo, deixando seu ponto fraco nas costas exposto.

 

15° Argus

Shadow of the Colossus Argus

Argus é outro colosso  com aparência humanidade que também segura uma arma para atacar o jogador. Sua arena tem papel fundamental durante a luta. Primeiramente o jogador deverá subir em uma das pequenas estruturas localizadas ao lado do local, nas quais Argo irá pisar e permitir que o jogador suba para o segundo andar da construção. A estratégia é fazer Argus atacar o local e subir até o topo, onde será possível chegar a cabeça do gigante e atacar um de seus pontos fracos. Após isso, é necessário descer até seu braço e atacar um ferimento, para que ele largue a arma. Para terminar, Wander terá que descer do colosso e esperar que ele o ataque com a mão, onde está seu segundo ponto fraco.

 

16° Malus

Shadow of the Colossus Malus

O último grande desafio de Shadow of the Colossus é também um dos mais difíceis, como era de se esperar. Malus é o mais alto entre os inimigos. Para tentar matar o jogador, ele se utiliza de raios de energia, embora grande parte da dificuldade para derrotá-lo esteja no processo de chegar até seu ponto fraco, em sua cabeça. O jogador deve subir até o topo do colosso, enfrentando diversos desafios pelo caminho e administrando bem a barra de estamina até lá.