Bateria pode estar presente nas torcidas do Six Invitational 2024 desde que seja liberada pelas autoridades locais.
Após cinco edições em Montreal, no Canadá, e duas na Europa, o Six Invitational será no Brasil. Dessa forma, em 2024, nosso país vai sediar o campeonato mundial de Rainbow Six Siege.
Em novembro do ano passado, o IEM Major aconteceu no Rio de Janeiro e um dos pontos altos foi a torcida animada, dando uma atmosfera de estádio de futebol para o jogos, com a presença até mesmo de uma bateria nas arquibancadas do Riocentro e da Jeunesse Arena.
Em entrevista ao Globo Esporte, Wei Yue, diretor de esports da Ubisoft, e Nicolas Estrup, diretor de inovação da BLAST, afirmaram que o aparato pode estar presente nas torcidas do Six Invitational 2024, desde que seja liberado pelas autoridades locais.
“Sempre trabalhamos com o governo local para garantir que estamos cumprindo todas as regras que existem quando estamos na cidade. Então eu acho que sempre queremos permitir que o fandom viva e que a energia seja a melhor possível, se isso significa ter a bateria ou um cosplay incrível”, disse o diretor da BLAST. “Faremos o possível para que seja um ambiente onde todos possam comemorar da forma que quiserem”.
Expectativas para a presença do público brasileiro no torneio
Os diretores comentaram ainda sobre as expectativas para a presença do público brasileiro no torneio em 2024. A ocupação das arenas, tanto no IEM Rio Major 2022, de Counter-Strike:Global Offensive (CS:GO), quanto no VCT LOCK IN 2023, de Valorant, foi um problema.
No VCT LOCK IN, a Riot Games chegou a reduzir a capacidade do Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, para adequar o espaço à quantidade de ingressos vendidos. A maior parte da arquibancada estava coberta por panos pretos, deixando os espectadores concentrados em quatro áreas, com cerca de 900 assentos. Ao todo, o ginásio tem capacidade total para pouco menos de 11 mil espectadores.
Wei Yue acredita que esse quesito não será um problema no Six Invitational 2024. Segundo ele, os times brasileiros têm um bom histórico em competições internacionais de R6 e pode ser que algum jogador brasileiro chegue à grande final.
“Acho que antes de mais nada, duvido muito que não haja um time brasileiro nas finais. Considerando o quão fortes eles são, mas mesmo que haja. Como os jogadores brasileiros e as comunidades tão fortes que exportaram jogadores para NA, temos um time no cenário norte-americano (M80) basicamente meio brasileiro. Neste ponto, temos o Alem4o no norte da Europa, então acho que haverá mais jogadores do Brasil indo para o exterior e sempre haverá alguém para torcer”, disse Wei Yue.
Brasil foi uma escolha óbvia para sediar o próximo mundial de R6
Para Wei Yue e Nicolas Estrup, o Brasil foi uma escolha óbvia para sediar o Six Invitational 2024.
“O Brasil é uma potência no Siege, vimos tantos grandes jogadores vindos dessa região. Eles ganharam tantos majors, já venceram o SI (Six Invitational) antes e estão se saindo extremamente bem. […] E depois de estar em Montreal por um longo tempo, decidimos que precisávamos mudar. Queremos nos conectar com nossas comunidades em todo o mundo e não consigo pensar em um destino melhor do que o Brasil”, disse Wei Ue.