Spelunky 2 – O que você precisa saber sobre o novo roguelike

Spelunky é um jogo indie que não é só muito querido pelos jogadores, mas também foi responsável, junto de Braid, por abrir a porta para os jogos independentes no mercado tradicional. Agora estamos próximos do lançamento da aguardada sequência desse importante título. Confira tudo o que você precisa saber sobre Spelunky 2.

Spelunky 2 traz os elementos roguelike do original

Além de ter sido muito importante para popularizar os jogos indie para os gamers do mundo todo, Spelunky também desempenhou um papel fundamental para os jogos roguelike. Como não poderia ser diferente, a sequência trará o mesmo gênero na nova aventura.

Assim como o primeiro jogo da franquia, Spelunky 2 também tem elementos de plataforma. O objetivo é bem simples, explorar diferentes níveis de uma caverna, desviar de armadilhas, acabar com inimigos e encontrar tesouros.

Cada vez que o jogador morre, ele tem que voltar no começo. Como cada nível da caverna é gerada de forma aleatória, cada partida é uma nova experiência.

Os níveis não possuem limite de tempo, mas no jogo original alguns fantasmas apareciam para o jogador quando estava tempo demais em uma fase. Esses fantasmas causavam dano e davam bastante trabalho.

É preciso encontrar objetos escondidos e até entradas secretas, tudo isso enquanto se preocupa em se manter vivo. É um equilíbrio delicado entre exploração e um jogo de agilidade.

Os novos personagens

Inicialmente o jogador vai controlar Ana Spelunky, a filha dos protagonistas do primeiro jogo. Porém, ao decorrer da aventura é possível ir liberando muitos outros personagens controláveis. De ninjas a um homem bicho-preguiça, Spelunky 2 tem uma coleção de personagens coloridos e divertidos.

Além de ser uma forma de personalizar a experiência de cada jogador, os novos personagens também servem para criar uma comunidade in-game, já que todos ficarão concentrados em uma área central.

Spelunky 2
Alguns dos novos personagens em Spelunky 2.

Como o criador do jogo, Derek Yu, mencionou nos trailers, a ideia é criar um senso de comunidade em Spelunky 2, fazendo homenagem a como os jogadores do primeiro título se tornaram amigos através da experiência que tiveram com o título.

Diferenças do título original

Segundo Derek, os desenvolvedores da sequência mantiveram tudo o que o título original tinha de bom e que o tornava único, mas ainda assim expandindo a experiência para velhos e novos jogadores.

Com isso, os níveis contam com diferentes formas de encontrar segredos, além de serem muito mais dinâmicos e “vivos”, com inúmeras maneiras de interagir com as muitas sessões para encontrar a saída.

Outra adição bem legal é um “plano 2D escondido” que vai revelar muitos outros caminhos e segredos, além de saídas diferentes.

Essas mudanças vão tornar o elemento de roguelike ainda mais desafiador e cada jogada ainda mais diferenciada e única.

Novas armas e equipamentos em Spelunky 2

O título original contava com uma série de armas e equipamentos para auxiliar a aventura pelas cavernas. Esses itens já tradicionais estão de volta na sequência, então podermos usar novamente a escopeta, o jetpack, o clássico chicote, a arma de rede e o raio congelante.

Entre as armas novas que o jogador poderá usar em Spelunky 2 estão um lança chamas e uma arma para clonar NPCs. A maioria das novas armas são desconhecidas, mas com certeza teremos diferentes ferramentas para usar.

Há também novos itens que dão bônus passivo para o jogador. Por exemplo, há uma mochila de energia que aumenta as capacidades de carregar e utilizar armas. Nos trailers também podemos ver uma mochila voadora que, diferente do jetpack, pode ser usada para levitar o tempo todo.

Outra novidade para o arsenal do jogador são os venenos e as maldições, que podem dar debuffs nos inimigos ou até mesmo no personagem principal e também os animais que podem ser usados como montaria.

Multiplayer online

Ainda mantendo toda a ideia de criar uma comunidade cada vez mais forte entre os fãs da franquia, Spelunky 2 virá com opções de multiplayer online. O título original tinha apenas multiplayer local.

Os jogadores poderão jogar juntos em um modo co-op ou então competir entre si em uma arena PVP.

O modo competitivo conta com o tradicional deathmatch e um novo modo chamado Hold The Idol, onde quatro jogadores competem para tentar agarrar um crânio dourado localizado no centro da Arena.

Segredos que até mesmo os criadores desconhecem

Spelunky 2

Um dos focos do primeiro game da franquia que será expandido no novo é justamente a imprevisibilidade. Com cenários gerados aleatoriamente, muitas coisas podem acontecer e toda a experiência é uma grande surpresa.

Mas alguns dos segredos são desconhecidos até mesmo para os criadores. Derik Yu chegou a comentar que, por ser gerado proceduralmente, muito do jogo não foi programado com padrões específicos.

Isso faz com que a única constância seja o jogador, e cada ação pode mudar completamente o que acontece. Além disso, os segredos são sempre diferentes e, por mais que você explore as cavernas por horas, sempre terá algo novo e reações surpreendentes deste mundo dinâmico.

Lançamento de Spelunky 2

O lançamento está marcado para o dia 15 de setembro no PlayStation 4 e um lançamento posterior no dia 29 do mesmo mês para PC através da Steam. Por enquanto o jogo não foi anunciado para a próxima geração (PlayStation 5).

A Mossmouth, distribuidora do título, não se pronunciou sobre um possível lançamento no Xbox. Porém, se considerarmos o quanto o jogo está sendo divulgado no State of Play, é fácil de acreditar que ele será exclusivo para os consoles da Sony nessa janela inicial de lançamento.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o universo dos jogos? Acompanhe o nosso Canal no YouTube!