Marvel's Spider-Man 2 está cada vez mais perto de chegar ao público. O game, considerado um dos mais aguardados de 2023, irá continuar a jornada do cabeça de teia no mundo dos games. O primeiro jogo do herói produzido pela Insomniac e lançado como um exclusivo para o PlayStation 4 e, posteriormente, para o PlayStation 5, foi um dos maiores sucessos não apenas para os jogos de super herói, mas olhando para o mercado como um todo. O título teve boas análises, que elogiaram principalmente a jogabilidade e a ambientação do projeto que permitem uma sensação de imersão, como se o jogador realmente fosse o Homem Aranha. Entre as avaliações dos críticos no Metacritic, o game teve uma nota média de 87, além de ter concorrido ao prêmio de jogo do ano no The Game Awards 2018. Após também ter tido bons resultados nas vendas, o projeto ganhou não apenas uma continuação, como também um spin-off focado em Miles Morales, um dos aliados de Peter Parker que também adquire os poderes de uma aranha e também começa a ajudar no combate ao crime pela cidade de Nova York.
O segundo jogo, que será lançado dia 20 de outubro de 2023, reúne os principais elementos que deram certo em 2018, além de ampliá-los e adicionar novas mecânicas, aproveitando a tecnologia do PlayStation 5. Além disso, o projeto também irá manter a presença de Miles Morales como o Homem Aranha, atuando junto de Peter Parker e, ao que tudo indica, possibilitando que o jogador reveze entre cada personagem durante a gameplay. Além disso, outros personagens que não foram tão explorados pela franquia até então devem dar as caras e ser influentes na história, além de alguns vilões que tem potencial para ser um bom desafio aos jogadores, entre eles, o Venom, que tem sido apresentado como o grande destaque de Spider-Man 2. Ainda que boa parte da campanha de divulgação do título esteja sendo feita com base na imagem do antagonista e do próprio simbionte, que será um elemento importante para aventura e para jogatina, a maior parte dos fãs ainda não sabe quem será de fato o rosto por baixo da máscara negra gosmenta. Pensando nisso, separamos as principais teorias sobre o tema para os mais ansiosos.
Quem será o Venom em Spider-Man 2?
Essa pode ser uma novidade para quem não acompanha as histórias em quadrinhos ou não é um fã tão assíduo do Homem Aranha, porém nem sempre o Venom é a mesma pessoa. Inicialmente, o simbionte, a gosma preta alienígena que se transforma em uma espécie de vestimenta, foi criado em 1984, dando um visual novo para o cabeça de teia. No entanto, após alguns anos de desenvolvimento, Peter Parker decidiu abandonar o traje e se livrar da criatura, que acabou indo parar no corpo de Eddie Brock, um funcionário do Clarim Diário e rival de Parker, que acabou se tornando o vilão cheio de músculos e dentes afiados que a maioria do público conhece. O grande problema é que, como o simbionte não é algo fixo, e sim um elemento que pode passar de pessoa para pessoa, outros nomes conhecidos do público vestiram o manto do personagem. Ao que tudo indica, a situação não será diferente em Spider-Man 2, com diversas teorias discutindo quem realmente está por baixo da roupa de Venom.
Harry Osborn
A principal teoria até então é que Harry Osborn, um dos melhores amigos de Peter Parker, diversas vezes mencionado no primeiro game, e filho do empresário Norman Osborn, será o Venom em Spider-Man 2. Boa parte dessa hipótese veio do fato de que o personagem apareceu brevemente em uma das cenas pós-créditos do primeiro jogo, sendo apresentado em um tubo com um líquido verde e diversas estruturas pretas, semelhantes ao simbionte, se conectando ao seu corpo. Ao que tudo indica, Harry estaria doente desde o título de 2018 e, pensando em não perder seu único filho, Norman tomou algumas atitudes questionáveis, transformando o garoto em um dos maiores inimigos do Homem Aranha. Como se essas evidências não bastassem, o último trailer divulgado do projeto insinua que de fato o melhor amigo do protagonista será o grande vilão da trama dessa vez, porém nada impede do vídeo promocional estar criando uma imagem falsa de uma história que ainda está por vir.
Eddie Brock
Outra possibilidade que passou pela cabeça de muitos fãs para ser o nome por baixo do simbionte em Spider-Man 2 é Eddie Brock. O personagem é o mais conhecido por ter combatido o Homem Aranha no papel do vilão, principalmente por ter sido o primeiro a realmente assumir o manto de forma maligna. Ainda assim, dificilmente ele será o Venom no game, já que até então, o rival de Peter Parker não deu as caras na franquia até então. No primeiro jogo, há algumas referências que podem ser encontradas sobre ele, o que confirma sua existência nesse universo, porém até então, nenhuma aprição de fato aconteceu, nem mesmo nos trailers do próximo lançamento, além dos produtores dizerem que o anfitrião da gosma alienígena é outro personagem. Ainda assim, alguns podem teorizar uma surpresa, com o título inserindo Eddie na história, ainda que seja difícil que isso aconteça e o antagonista da trama provavelmente vá ser outro utilizando do simbionte para atrapalhar a vida do herói.
Mac Gargan
Muitos podem não saber, mas Mac Gargan, o Escorpião, já foi o Venom nos quadrinhos. Quando estava próximo de sua morte, Eddie Brock decidiu leiloar o simbionte, que foi adquirido pelo criminoso conhecido do Homem Aranha. Deixando seu antigo manto para trás, ele assumiu a identidade de Venom e causou diversos problemas para o herói, sendo mais violento e perigoso que o anfitrião anterior. Um dos motivos que podem levara alguns a crer que Mac Gargan será o antagonista em Spider-Man 2 é o fato dele já ter sido apresentado na franquia como um dos principais inimigos no primeiro game, porém no papel de Escorpião. No entanto, é relativamente difícil que ele seja o principal vilão da continuação, já que não houveram menções ao personagem em trailers até então e ele ainda pode aparecer com sua clássica roupa verde e calda venenosa ao invés de vestir o alienígena preto para combater o cabeça de teia, ainda que tudo é possível já que a identidade do antagonista até então é desconhecida.
Peter Parker
Sim, você não leu errado, Peter Parker pode ser o Venom em Spider-Man 2. Como muitos devem saber, principalmente pelo trailer do jogo, o personagem será o primeiro a usar o simbionte. Assim como nos quadrinhos, o Homem Aranha utiliza o alienígena como uma forma de ficar mais forte, através de um traje na cor preta que, apesar de ser aparentemente benéfico, causa alterações na personalidade do usuário, o deixando mais agressivo e impulsivo. Nas histórias em quadrinhos e em outras mídias, como Homem Aranha 3, lançado em 2007, Peter Parker percebe as consequências de usar a roupa a tempo e remove o simbionte a força, porém e se o game decidir ir para outra direção? Embora a maior parte do conteúdo divulgado até então aponte que Harry Osborn é o candidato mais forte a se tornar o Venom ao longo da história, é possível que o título arrisque um pouco mais e surpreenda o público fazendo seu principal herói se tornar o vilão da história e colocando em Miles Morales a responsabilidade de salvar um dos personagens mais amados pelo público dos efeitos do alienígena e trazê-lo de volta ao lado do bem.
Outros vilões em Spider-Man 2
Ainda que o Venom seja o principal vilão que está sendo concentrado no marketing de Spider-Man 2, os próprios trailers já confirmaram que ele não será o único antagonista conhecido com grande participação na trama. Outro inimigo de longa data do cabeça de teia que chega para enfrentar Peter Parker e Miles Morales é Kraven, o Caçador. O nome do personagem não deve ser tão novo para fãs de longa data do herói, já que ele participa de algumas das melhores histórias em quadrinhos do Aranha. Como seu nome indica, ele é um caçador de animais, conhecido não apenas por sua letalidade, mas também por sua roupa um tanto quanto inusitada, usando uma cabeça de leão sobre os ombros. Obstinado por matar animais raros da natureza, ele vai a selva de pedra de Nova York para ir atrás de um novo alvo: o principal herói da cidade que por acaso é um humano com poderes de aranha.
Ainda que Kraven tenha sido apresentado como um dos maiores antagonistas de Spider-Man 2, em alguns momentos parecendo até mesmo ter mais destaque do que o Venom – o que de fato deve ocorrer no início da história – ele e sua equipe que irá lhe auxiliar durante a caçada não devem ser os únicos inimigos que irão cruzar o caminho dos heróis durante a trama. Assim como no primeiro game do Spider-Man, outros nomes conhecidos da galeria de vilões do herói devem ganhar destaque, principalmente aqueles que não apareceram em 2018. Um nome já confirmado na sequência é o Lagarto, já tendo até mesmo seu visual revelado durante os trailers do jogo. O personagem havia sido citado durante o primeiro jogo, porém não havia dado as caras. O Mysterio, que também já foi referenciado na franquia, é outro nome que tem uma chance de aparecer pela primeira vez para atrapalhar a vida do herói.