Stardew Valley é um dos games que mais faz sucesso nos últimos tempos. O jogo é um verdadeiro marco na comunidade indie, tendo saído de um projeto inicial simples, desenvolvido por apenas uma pessoa, que cresceu até se tornar uma febre, com diversos streamers e youtubers apresentando o título para mais e mais pessoas. O sucesso é tanto que não fica apenas entre o público, tendo conquistado uma nota 8,9 da avaliação dos críticos no Metacritic.
O sucesso de Stardew Valley não é um segredo tão difícil de ser entendido. Começando pela estética simples e atrativa, que remete a jogos arcade, feita de artes pixeladas e que entregam a ideia do game, além da própria jogabilidade fácil de se entender e das possibilidades de ações que o game dá ao jogador, engrandecendo ainda mais sua experiência.
O jogador pode escolher como será seu protagonista, desde o nome que ele terá, até sua aparência. A partir daí, a história inicial não será tão diferente para cada player, mostrando que o personagem principal vivia uma vida exaustiva, trabalhando na cidade grande. Após se lembrar que seu avô lhe deu um presente antes de morrer, para ser aberto quando a vida estivesse difícil, ele descobre que tem a escritura de uma fazenda em um local chamado Vila Pelicanos, no litoral.
A partir daí, o game dá liberdade ao jogador para escolher o que irá fazer com sua nova propriedade na Vila Pelicanos e, principalmente, para interagir com os outros habitantes da cidade, podendo criar intimidade com cada um deles e entender as diferentes histórias que acontecem ao longo da jogatina.
Ainda que seja um game independente, o mapa de Stardew Valley é relativamente grande, com várias regiões e áreas diferentes para serem exploradas, inclusive tendo regiões que não estão disponíveis logo no começo do game, precisando realizar uma série de missões diferentes para torná-las acessíveis. Pensando nisso, separamos tudo que o jogador precisa fazer para conhecer a Ilha Gengibre, uma das regiões mais interessantes do game.
O que é a Ilha Gengibre em Stardew Valley?
Durante os diálogos de Stardew Valley, e até mesmo em algumas ações ou coleta de itens, é possível ouvir fala de alguns outros cenários e lugares, afinal de contas, o game se passa em um mundo próprio, cheio de novidades para serem exploradas. Durante alguns dos diálogos do game, é possível ouvir falar das “Ilhas Samabaias”, que nada mais são do que um arquipélago com diversas ilhas, tendo esse nome pela quantidade de samabaias que existem lá.
A Ilha Gengibre nada mais é do que uma das ilhas do arquipélago, e a única que pode ser visitada. Sendo um grande espaço de terra, esse é o maior local que o jogador pode ir em Stardew Valley além da própria Vila Pelicanos. Ainda que outras localizações, como o deserto calico, seja relativamente pequenas, mas com uma quanitdade considerável de atividades para serem realizadas, a Ilha Gengibre tem uma vasta quantidade territorial para ser explorada.
Como ir até a Ilha Gengibre em Stardew Valley?
Embora seja um dos objetivos mais divertidos que o jogador pode alcançar em Stardew Valley, conseguir um meio de ir até a Ilha Gengibre também pode ser um tanto quanto trabalhoso, já que, levando em consideração sua distância do continente, é necessário ter um barco bom o bastante para percorrer tanto mar.
Antes de mais nada, é preciso entender que, para começar a missão que leva o jogador até a Ilha Gengibre, é necessário concluir alguns processos antes. Em Stardew Valley, logo no começo do jogo, é possível escolher entre restaurar o Centro Comunitário e se unir a Joja, uma megacorporação que quer crescer cada vez mais. Independente da escolha feita, o resultado será uma série de melhorias na Vila Pelicanos.
Após todas as restaurações serem feitas, uma nova missão ficará disponível em Stardew Valley. Algum tempo depois das melhorias na Vila Pelicanos, Willy, o pescador, irá te convidar para ir até sua peixaria, pois ele precisa mostrar algo. Depois disso, basta ir até a sua loja em um horário em que ela esteja aberta e ir até a porta dos fundos, onde Willy estará esperando.
Entrando nos fundos da loja do Willy, um local até então inacessível, será possível encontrar um enorme barco. O pescador da Vila Pelicanos irá conversar um pouco com o protagonista, falando sobre seu antigo barco, que está inutilizável atualmente, mas que pode voltar a funcionar após alguns reparos. Desta forma, a nova missão que o jogador terá em Stardew Valley será restaurar a embarcação.
Para restaurar o barco de Willy será necessário entregar alguns materiais, em uma missão muito próxima a que foi feita para consertar o Centro Comunitário e para transformar o antigo Mercado Joja em um cinema. No entanto, diferente dos conjuntos das outras missões, a embarcação não requer tantos itens para voltar a funcionar. Os itens necessários para reparar o barco do Willy são 200 madeiras de lei, cinco conjunto de pilhas e cinco barras de irídio.
As madeiras de lei podem ser adquiridas cortando troncos grande de madeira com um machado feito de cobre ou material superior. Já os conjuntos de baterias podem ser adquiridos colocando um para-raios na fazenda e aguardando dias de tempestade, com os dispositivos produzindo as baterias automaticamente. Por fim, as barras de irídio podem ser conseguidas através da mineração e, posteriormente, derretimento dos minérios.
Após entregar todos os itens necessários para o reparo do barco de Willy, basta que o jogador aguarde 1 dia e volte para o mesmo local, nos fundos da peixaria. Chegando lá, será possível encontrar a embarcação totalmente reparada e o mais importante: pronta para uso. O único destino possível, pelo menos até a última atualização de Stardew Valley, é justamente a Ilha Gengibre, mas vale ressaltar que o custo da viagem é de 1000 moedas de ouro.
O que fazer na Ilha Gengibre em Stardew Valley?
Após chegar na Ilha Gengibre, muitos jogadores podem ficar curiosos se perguntando o que fazer no local. Isso se deve ao fato de que, como muitos irão perceber logo depois de poucos minutos de exploração na nova área, se trata de um espaço muito grande e com uma variedade enorme de objetivos diferentes, de forma que o próprio universo de Stardew Valley é expandido com novos conceitos e até mesmo novos personagens.
Stardew Valley traz de volta o conceito de melhorias na Ilha Gengibre, assim como aconteceu na Vila Pelicanos. Dessa vez, ao invés de ser necessário completar os conjuntos do Centro Comunitário ou comprar os reparos através de uma associação com a Joja, é preciso encontrar diversas nozes que estão espalhadas pelo novo mapa. As manutenções necessárias na Ilha são feitas por papagaios, dando um novo toque para essa parte do game.
Além disso, é preciso lembrar que Stardew Valley é um game que simula a vida no campo, e principalmente, a rotina de cuidar de uma fazenda enquanto se faz amigos e traça sua própria jornada. Para não abandonar esse conceito após ir para uma ilha paradisíaca, também é possível fazer mais uma fazenda na ilha, plantando outros produtos que não estão disponíveis no Vale do Orvalho durante todas as estações.
Vale lembrar que também há novos personagens para se conhecer na Ilha Gengibre. Na atualização que colocou o novo mapa em Stardew Valley, um NPC chegou junto: Leo. Encontrado apenas no arquipélago, ele é um tanto quanto misterioso, tendo a aparência de um adolescente, mas que, ao que tudo indica, foi criado no próprio local, sem tanto contato com humanos.
Minerar também é uma das principais atividades disponíveis em Stardew Valley, e para aqueles que gostam de buscar recursos em minas enquanto enfrentam alguns monstros e descobrem novas criaturas a medida que descem cada vez mais, também é possível fazer isso na Ilha Gengibre, e em um local ainda mais inusitado: um vulcão.
Além de tudo isso, a Ilha Gengibre também conta com diversos quebra-cabeças, que poderão dar nozes para o jogador após serem concluídos. Para melhorar, toda a estética do local tem um estilo próprio, que dá novas ares além do que Stardew Valley já apresenta normalmente, enquanto o jogador está na Vila Pelicanos. Esses elementos fazem com que ir para a nova localização se torne um dos principais objetivos para ter a experiência do game completa.