Suposto hacker de GTA 6 tem 16 anos

Suposto hacker de GTA 6 tem 16 anos

Conhecido como “White”, hacker suspeito faz parte do Lapsus, um grupo de cibercriminosos

No último domingo (19), o GTA 6, teve suas primeiras imagens vazadas por um hacker. Foram cerca de 90 arquivos de vídeo publicados no site GTA Forums. Em uma mensagem no Twitter, a Rockstar Games confirmou que o material é verdadeiro. No comunicado, a empresa afirma ter sofrido um ataque em sua rede, envolvendo uma empresa terceirizada, que, sem autorização, baixou de forma ilegal dados confidenciais dos sistemas, incluindo as imagens do jogo ainda em desenvolvimento. Entretanto, a companhia não irá antecipar nenhuma interrupção nos servidores online de seus jogos e nenhuma mudança de longo prazo no desenvolvimento de seus projetos.

“Estamos extremamente desapontados que qualquer detalhe do nosso projeto tenha sido disponibilizado dessa forma. Nosso trabalho em Grand Theft Auto continuará como planejado e nós continuamos comprometidos em entregar uma experiência para vocês, nossos jogadores, que excederá as expectativas”, disse a empresa.

 

Uma série de conteúdos foram contemplados pelo vazamento, incluindo o sistema de assalto a lojas e a interação com os NPCs do mundo aberto. Além disso, as imagens confirmam o rumor de que haverá uma protagonista feminina e latina na produção: em julho deste ano, o mundo dos games recebeu uma notícia e tanto quando Jason Schreier expôs que GTA 6 teria uma mulher da LATAM no papel principal, acompanhando um homem, com quem formaria uma dupla criminosa inspirada em Bonnie e Clyde.

O FBI tomou a frente das investigações, pois o hacker também está supostamente envolvido com a invasão de sistemas da Uber, que aconteceu no final da semana passada. A empresa de transporte foi vítima de um acesso não autorizado a seus servidores e teve diversas informações roubadas.

 “É provável que o invasor tenha comprado a senha corporativa da Uber do contratado na dark web, depois que o dispositivo pessoal do contratado foi infectado com malware, expondo essas credenciais. O invasor tentou repetidamente fazer login na conta Uber do contratado. A cada vez, o contratado recebia uma solicitação de aprovação de login de dois fatores, que inicialmente bloqueava o acesso. Eventualmente, no entanto, o contratado aceitou um e o invasor fez o login com sucesso”, disse a Uber em publicação.

Diante das informações que temos até agora, o responsável pelos ataques tem apenas 16 anos e utiliza os nomes de “teapottuberhacker” e – o mais famoso – “White”. Segundo a polícia, ele tem ligações com o Lapsus Group, um dos coletivos de hackers mais conhecidos da atualidade.

Aparentemente, o Lapsus iniciou suas atividades no final de 2021 e já realizou ataques aqui no Brasil, retirando do ar site e aplicativos do Ministério da Saúde, dos Correios e páginas do governo brasileiro. As autoridades daqui acham que o Lapsus tem alguma ligação com o nosso país, mas não conseguem especificar qual. Acredita-se que alguns dos membros sejam brasileiros, mas não se sabe se moram aqui ou no exterior.

Alguns dos maiores nomes da informática, como Nvidia, Microsoft, Ubisoft, Samsung e Vodafone, já foram vítimas do grupo.

“Esta semana, o ator [Lapsus$] fez alegações públicas de que havia obtido acesso à Microsoft e vazado partes de código-fonte. Nenhum código ou dado de cliente foi envolvido nas atividades observadas. Nossa investigação descobriu que uma única conta foi comprometida, concedendo acesso limitado. Nossas equipes de segurança cibernética agiram rapidamente para remediar a conta comprometida e evitar mais atividades”, disse a Microsoft em seu blog.

Em março, a política britânica chegou a prender sete pessoas que teriam ligação com a organização, inclusive o próprio White. Todos tinha entre 16 e 21 anos e portanto, não tiveram imagens, nomes ou mais detalhes sobre as prisões reveladas no período.

“Sete pessoas entre 16 e 21 anos foram presas em conexão com uma investigação sobre um grupo de hackers. Todos foram liberados sob investigação. Nossas investigações continuam em andamento”, comentou a polícia na época.

 

 

 

 

 

 

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke