A Take-Two Interactive, publisher de franquias como Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, anunciou uma demissão em massa de aproximadamente 600 funcionários. Decisão afeta cerca de 5% dos trabalhadores da companhia.
A informação foi publicada pela Variety, que confirmou que o plano da Take-Two visa cortar custos, maximizando seus lucros e os ganhos dos acionistas. Junto disso, a empresa também irá descartar o desenvolvimento de vários projetos em andamento, o que vai gerar um gasto entre a casa dos US$ 160 milhões e US$ 200 milhões em impostos.
A estratégia tem sido o padrão da indústria de games nos últimos anos, com mais de 9 mil demissões acontecendo no ramo apenas no primeiros 60 dias de 2024.
Layoffs da Take-Two afetarão o desenvolvimento de GTA 6?
O anúncio das demissões veio pouco tempo depois da Rockstar Games, subsidiária da Take-Two, anunciar o retorno ao trabalho presencial, encerrando o home office de seus funcionários. A justificativa do estúdio aumentar os níveis de produtividade, evitar vazamentos e garantir “o máximo de qualidade” em Grand Theft Auto VI.
Com isso, há o receio de que a mudança promova o retorno da prática do “crunch”, que é quando as empresas promovem jornadas de trabalho exaustivas e não-saudáveis para os funcionários enquanto estes possuem janelas de entregas curtas. Tudo isso indica que a Rockstar deseja ter uma entrega perfeita de GTA 6, mas pode ser que isso comprometa o bem-estar de seus trabalhadores.
Leia também:
- Hades 2 tem gameplay revelada e abre inscrições para testes
- Assassin’s Creed Mirage terá teste grátis até o final de abril
- League of Legends: Confira o update de Lee Sin e as skins Empíreas 2024
Grand Theft Auto VI tem lançamento programado para 2025 nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S.




