The Last of Us Parte 3 vai acontecer?

The Last of Us Parte 3 vai acontecer?

The Last of Us se tornou uma das maiores franquias da atualidade, não apenas no mundo dos games, mas até mesmo da televisão, após a série de sucesso produzida pela HBO atingir boa parte do grande público que ainda não conhecia os personagens da história e nem o mundo pós-apocalíptico destruído pelo fungo cordyceps, que contamina suas vitimas e as transforma em seres semelhantes a zumbis. Com dois títulos principais tendo sido lançados, boa parte dos jogadores e até mesmo dos fãs que começaram a se interessar por esse universo após assistir a produção para televisão, se perguntam se uma nova sequência é possível, e caso seja, como seria a continuação dos eventos apresentados em The Last of Us Parte 2. Pensando em responder essa pergunta, separamos as principais informações que foram divulgadas até então, além do que poderia acontecer em uma sequência. Lembrando, o texto a seguir pode conter spoilers, tanto de The Last of Us Parte 1, quanto de The Last of Us Parte 2.

 

A história de The Last of Us Parte 2 dá espaço para uma continuação?

Essa é uma pergunta relativamente difícil de ser respondida, já que nenhuma confirmação oficial existe por parte do estúdio. Por outro lado, é preciso lembrar que o segundo jogo era uma incógnita pouco antes de ser anunciado, já que uma parte considerável dos fãs consideravam a história de The Last of Us fechada, sem necessidade de uma continuação, por mais que o final fosse relativamente aberto para interpretação do público. Essas condições do encerramento da narrativa fez com que a maior parte dos fãs acreditassem que uma futura continuação não fosse acontecer, e de fato as aventuras de Joel com Ellie tivessem terminado. No entanto, mesmo com poucos indícios da Parte 2, o jogo foi anunciado na PlayStation Experience de 2016, 3 anos após o primeiro título, surpreendendo boa parte do público e entregando um dos melhores trailers de revelação até os dias de hoje.

Desta forma, utilizar o final de The Last of Us Parte 2 como um indício de que aquele de fato é o final da história como um todo, não é uma maneira tão certeira de prever os planos para o futuro da franquia da Naughty Dog – ou de qualquer outra franquia de outra gigante dos games. Olhando para a própria história do jogo, o desfecho dos acontecimentos parecem dar muito mais oportunidade para um seguimento diferente dos personagens apresentados do que o primeiro título. O próprio game faz os jogadores apostarem que algo novo está por vir já que, após terminar a campanha principal, a tela inicial muda. No começo da jornada, a imagem que aparece antes de dar play é um barco, semelhante ao encontrado próximo ao final da narrativa. Já após a conclusão, é possível ver um prédio que, embora seja muito semelhante ao covil dos Cascavéis, não é o mesmo local, e sim outra construção.

 

The Last of Us Multiplayer

The Last of Us Multiplayer

Antes de mais nada, é importante relembrar que a Naughty Dog, estúdio por trás da franquia, já confirmou que um novo game de The Last of Us está chegando, porém não da forma como muitos esperam. Em junho de 2022, durante o Summer Game Fest, a empresa anunciou que estava trabalhando em um jogo multiplayer standalone, isto é, completamente multiplayer. No evento, o estúdio prometeu que o projeto seria tão ambicioso quanto os dois primeiros da saga, além de confirmar que a data prevista para seu lançamento era para o ano seguinte. Em maio de 2023, no entanto, o multiplayer de The Last of Us havia ganhado poucas informações novas e, como era de se esperar, foi adiado. Ainda que na nota, confirmando que o jogo demoraria um pouco mais para chegar ao público, a Naughty Dog diga que esta orgulhosa do trabalho feito até aquele ponto, o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, relatou pouco tempo antes que o projeto estava passando por problemas internos, até mesmo com a sua qualidade e viabilidade a longo prazo sendo questionada.

 

O que os rumores dizem?

Já olhando para o que está sendo comentado na mídia, a situação parece favorecer o lado dos fãs que querem jogar The Last of Us Parte 3.  É difícil dizer que rumores, principalmente divulgados por insiders, jornalistas que tentam vazar informações antes que elas sejam confirmadas oficialmente pelas empresas, são confiáveis, porém estar são as fontes mais próximas de se ter algo sólido antes dos anúncios, além das próprias declarações de executivos e produtores dos games. O principal insider cobrindo uma possível continuação da série é o ViewerAnon, que divulga informações através do Twitter e do Reddit e é conhecido por vazar informações tanto de games quanto de filmes e séries, tendo um índice alto de acertos. Uma das suas primeiras informações foi dada em dezembro de 2022, em que ele afirmou que a Naughty Dog estaria trabalhando em uma sequência de The Last of Us Parte 2.

No entanto, as informações vazadas pelo ViewerAnon ganharam uma nova proporção em julho de 2023, quando o insider falou que a produção de The Last of Us Parte 3 estava avançando não apenas no papel, mas já tendo entrado em desenvolvimento. Segundo as informações divulgadas, a Naughty Dog já estaria até mesmo realizando processo de captura de movimentos para movimentação dos personagens. Uma das informações que mais chamam atenção entre as reveladas é de que Ellie irá participar do jogo. Caso a protagonista dos dois primeiros capítulos volte para o terceiro, significa que sua história não está totalmente acabada e ainda poderemos ver outros personagens relacionados ao núcleo da cidade de Jackson, como Gina, de volta. Segundo ViewerAnon, a participação de Ellie será tão grande quanto no segundo jogo, ou seja, se ele estiver certo, é possível esperar que ela esteja em pelo menos metade da aventura.

The Last of Us Parte 2 Capa

Vale ressaltar que Neil Druckmann, diretor dos dois primeiros jogos e um dos nomes mais importantes da Naughty Dog, confirmou que a empresa está trabalhando em um novo projeto, porém não revelou o que pode ser esse que está nos planos da desenvolvedora, se é um título de uma franquia já conhecida ou algo totalmente inédito. A série Uncharted não deve ser o foco no momento, já que o próprio Druckmann afirmou que não há interesse em revisitar esse universo por enquanto. No entanto, os fãs podem ter certeza de que o jogo multiplayer de The Last of Us muito provavelmente será o próximo lançamento do estúdio, chegando a público antes desse novo projeto, como Druckmann confirmou. Outro ponto importante de ser ressaltado é de que o próprio diretor confirmou que escreveu esboços sobre uma possível história de The Last of Us Parte 3, o que aponta que ideias de uma continuação existem, pelo menos no papel.

 

O que poderia acontecer na história de The Last of Us Parte 3?

The Last of Us Parte 3 Abby

O fim de The Last of Us Parte 2 é um tanto quanto ambíguo quanto a possibilidade de uma Parte 3 da história, até mesmo abrindo a dúvida sobre o futuro de Ellie após os acontecimentos da sequência. Ainda que as informações divulgadas pelo insider ViewerAnon sobre a presença da protagonista afirme que ela voltará para um terceiro título, até que a Naughty Dog confirme oficialmente, sua presença será questionada. Muito disso se deve ao fato de que o encerramento parece dar um final um tanto quanto triste para personagem, sem sua namorada Gina, ou qualquer um de seus aliados. Ainda que não seja um final feliz, não parece impossível que este realmente seja o encerramento ideal idealizado desde o início levando em consideração outros acontecimentos da franquia, como a morte de Joel no início de The Last of Us Parte 2 ou até mesmo a morte de Henry e Sam no primeiro game.

No entanto, caso a ideia de Neil Druckmann seja colocar Ellie de volta para participar da narrativa um possível The Last of Us Parte 3, imaginar uma continuação para história da protagonista não parece tão difícil, já que ela e alguns aliados ainda estão vivos e principalmente, ela ainda é imune ao fungo. A continuação da saga poderia mostrar Ellie tentando encontrar o perdão pelos seus atos no segundo jogo através de Gina ou de novos personagens que ela encontra pelo caminho, ou até mesmo mostrá-la procurando os vaga-lumes para tentar consertar os eventos do primeiro game, em que sua imunidade não pôde ser utilizada para fazer uma vacina. Por outro lado, é importante ressaltar que não necessariamente Ellie será a figura principal da nova história. Vale lembrar que em The Last of Us Parte 2 ela divide o protagonismo com Abby, que ocupa boa parte da narrativa.

E falando em Abby, é bem possível que a personagem retorne em um terceiro game da franquia. No final de The Last of Us Parte 2 a personagem estava muito debilitada fisicamente por conta dos eventos que aconteceram após ser capturada pelos Cascavéis. Ainda assim, após uma batalha sangrenta com Ellie, ela conseguiu sobreviver e levar seu novo aliado, Lev, embora do local para que ambos continuem suas jornadas juntos. Seria interessante explorar onde Abby e Lev foram após fugir. Antes de serem feitos de escravos, eles estavam atrás dos vaga-lumes, uma busca que os levaram até a Santa Barbara. Após o fim do jogo, é possível ver a tela de início, no menu, mudar para um local na ilha, que poderia ser a nova base do grupo revolucionário. De qualquer forma, há muita história para ser contada sobre esses personagens, dando espaço para que The Last of Us Parte 3 os coloque de volta na franquia.

Outro ponto importante é que The Last of Us construiu um universo vasto ao longo dos anos, com diversas facções e sobreviventes em meio a um mundo pós-apocalíptico. O próprio jogo multiplayer da franquia não será com os personagens da Parte 1 e da Parte 2, mas sim explorando novas histórias. Levando em consideração que o fungo atingiu todas as partes do mundo, inclusive algumas de forma diferente de outras, poderia ser interessante que um possível The Last of Us Parte 3 explore algumas tramas de indivíduos pelos Estados Unidos e até de fora do país, mostrando como foram as diferentes adaptações em outros locais, e os diferentes grupos que foram criados, explorando ainda mais o potencial desse universo.

Matheus Barbezani Parente
Matheus Barbezani Parente

Gosto de jogos de herói e também sou especializado em jogos da série FIFA, agora conhecida como EA Sports FC. Tenho muita satisfação em ajudar nossos leitores com dicas e truques, especialmente para que tenham muitas conquistas nos jogos que tanto curtimos.