Agora que The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom já está sendo um sucesso na comunidade, que tal entender um pouco melhor uma das timelines mais confusas dos games? Aqui vamos te ajudar a entender ela de uma vez por todas!
O começo de tudo
Segundo os contos de Hyrule, o mundo de The Legend of Zelda teve início com três deusas: Din, Nayru e Farore. Cada uma delas realizou sua parte na criação do reino. Assim que elas se foram, deixaram para trás um objeto mágico, a Triforce, formado por três triângulos que concede um desejo a quem juntar as peças.
E assim é como começam as histórias de Link e Zelda, mas é claro que a série de jogos é dividida cronologicamente, com linhas do tempo que são paralelas, dessa maneira, há histórias que se iniciam em um mesmo jogo, mas acontecem de maneiras completamente diferentes dependendo de como as enxergamos. Então vamos lá entender como funciona todo esse rolê!
The Legend of Zelda: Skyward Sword
Skyward Sword conta a história de antes da criação de Hyrule, então ele é o primeiro jogo, em ordem cronológica. Link e seus amigos vivem na cidade, que fica no céu, chamada Skyloft. Depois que Zelda é raptada por forças desconhecidas, o herói vai parar no solo, assim aprendendo muito sobre o mundo e amadurecendo.
The Legend of Zelda: The Minish Cap
O segundo jogo que segue essa ordem é Minish Cap, onde Link é colocado em uma aventura para salvar seu mundo, junto de um chapéu falante, chamado Ezlo. Então eles partem em sua jornada para derrotar o vilão Vaati.
The Legend of Zelda: Four Swords
A história de Four Swords, mostra a história de como o vilão Vaati, do jogo anterior, escapou de sua prisão. Ele sequestra Zelda e planeja se casar com ela. Cabe a Link e suas cópias o impedirem de completar seu plano.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Em Ocarina of Time, Link precisa impedir que Ganon junte as três partes da Triforce e que domine Hyrule. Para fazer isso acontecer, Link usa uma ocarina que o permite viajar no tempo para resgatar todos os Sábios e juntar forças o suficiente para a batalha final. A partir da conclusão deste jogo, é onde começam as ramificações.
A queda do herói
Assim como o próprio nome já deixa claro, nesta linha do tempo podemos imaginar que Link foi derrotado por Ganon, no final de Ocarina of Time. Com isso, Hyrule foi tomada por uma longa escuridão, ocorrendo a Imprisoning War, mencionada em alguns jogos.
The Legend of Zelda: A Link to the Past
Zelda chama Link no mundo dos sonhos, assim, o protagonista acorda. Mais uma vez, Link segue para sua aventura para salvar Hyrule e impedir que Ganon retorne. Desta vez, ele viaja por mundos paralelos, para salvar as donzelas descendentes dos grandes Sábios.
The Legend of Zelda: Link’s Awakening
Depois do desenrolar de A Link to the Past, o herói decide viajar por outros países para treinar mais e se aprimorar. Mas, enquanto está navegando pelo mar, seu barco vira e ele acaba aparecendo desacordado em uma praia. Ao acordar, na ilha Koholint, Link descobre que para voltar para casa, ele precisa acordar o grande peixe guardião da ilha.
The Legend of Zelda: Oracle of Ages/Seasons
Agora, Link é chamado para o castelo de Hyrule pela própria Triforce. Ele segue para enfrentar inimigos vindos da escuridão, enquanto duas aventuras paralelas têm início. Os dois jogos se completam.
The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
Mais uma vez Zelda é capturada, dessa vez por Yuga. Link precisa viajar entre Hyrule e sua versão paralela, Lorule, para resgatar a princesa e ainda impedir o ressurgimento de Ganon.
The Legend of Zelda: Tri Force Heroes
Link e outros dois heróis, semelhantes a ele, se juntam para derrubar a maldição colocada na princesa de Hytopia, chamada Stylla. Eles viajam para Drablands, um lugar cheio de armadilhas e puzzles.
The Legend of Zelda
Sim, esse é o primeiro título da franquia Zelda. A história se passa em uma Hyrule devastada e pequena. Após Ganon e seus minions invadirem o reino para roubar a Triforce, Zelda divide a Triforce da sabedoria em oito pedaços, para impedir que o vilão a pegue. Então cabe a Link juntar todos os pedaços e derrotar o vilão.
The Legend of Zelda II: The Adventure of Link
Depois de seis anos, após o primeiro jogo, Link, que agora está com 16 anos, segue em uma missão para encontrar uma forma de acordar a princesa Zelda de um sono profundo e, aparentemente, eterno.
A vitória do herói
Aqui, novamente, como o próprio nome diz, Link consegue derrotar Ganon, no final de Ocarina of Time, dessa maneira, a princesa Zelda acaba criando duas linhas do tempo. Na primeira Link pode voltar ao passado e vive sua infância e na segunda, o foco é o herói ter permanecido adulto, no futuro.
The Legend of Zelda: Majora’s Mask
Após deixar Hyrule, Link é atacado por Skull Kid, em uma floresta. O herói tem sua ocarina roubada, assim ele parte para a cidade de Termina para tentar recuperá-la e salvar o mundo.
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Link precisa salvar Hyrule de ser engolida pelas trevas vindas de uma dimensão paralela conhecida como Twilight Realm. Com a ajuda de Midna, ele viaja entre os dois mundos para reviver os espíritos da luz e juntar poder para derrotar o vilão Zant.
The Legend of Zelda: Four Swords Adventures
O jogo coloca Link e outros três clones dele, criados por mágica, em uma jornada para proteger o reino de Hyrule de uma ameaça que inclui Shadow Link, Ganon e Vaati.
A era adulta
The Legend of Zelda: The Wind Waker
Centenas de anos depois de Ocarina of Time, Link precisa resgatar a sua irmã, que foi sequestrada por uma enorme ave. A partir daí, ele parte em uma viagem pelos mares para derrotar Ganon.
The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
Depois da aventura em Wind Waker, Link e Tetra, viajam pelos mares até encontrarem um navios fantasma. Ao subirem a bordo, Tetra desaparece. Para salvá-la – e salvar o mundo de novo – ele se junta a um mercenário chamado Capitão Linebeck.
The Legend of Zelda: Spirit Tracks
Link e Tetra chegam em terra firme e então, o reino de New Hyrule surge. Cem anos se passam, o lugar que vivia pacificamente, passa a estar no meio de uma crise. Um dos conselheiros da princesa Zelda, Chancellor Cole, a trai com a intenção de reviver o demônio Malladus. Cabe a Link e ao fantasma de Zelda recuperarem o Spirit Tracks e a Tower of Spirits para deter o vilão.
A era Breath of the Wild
No site oficial da Nintendo, em japonês, a empresa colocou as histórias mais recentes como uma linha do tempo separadas.
Hyrule Warriors: Age of Calamity
A história se passa cem anos antes da história de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Neste título é possível conhecer mais sobre os personagens durante a chamada Great Calamity.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Link acorda depois de um profundo sono de cem anos, que ocorreu no jogo anterior. Ele descobre que Hyrule está tomada pelas forças de Calamity Ganon. Agora ele precisa, além de recuperar suas memórias, juntar a força das Bestas Divinas e dos espíritos dos antigos Campeões.
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
O novo título chegou em 2023 e conta acontecimentos diretos ao Breath of the Wild. Não se preocupe com spoilers pois não revelaremos detalhes sobre sua trama ou seu impacto na timeline.
Aproveite ao máximo esta que é uma das mais icônicas franquias de jogos eletrônicos de todos os tempos. Esperamos que você consiga compreender um pouco mais sobre a trajetória heróica de Link ao longo das eras de Hyrule!
Fique ligado no Clube do Video Game para mais conteúdos interessantes como este!