The Sims 4 segue impressionando na capacidade de deixar seus jogadores personalizar seus personagens como bem entendem. Agora, é possível adicionar uma enfermidade de pele que é comum entre pessoas, o vitiligo.
A inclusão foi feita em colaboração com a modelo Winnie Harlow, uma ativista que atua como porta-voz do vitiligo e contribui para que outras pessoas com a mesma condição sejam visibilizadas. Ela adiciona:
“É mágico ver a equipe do The Sims 4 apresentar esse novo recurso Vitiligo”, disse Winnie. “Quando criança, eu passava muito tempo jogando The Sims e acho muito lindo poder representar você mesmo no jogo. Esta parceria é uma declaração poderosa que incentiva os jogadores a abraçar o que os torna únicos – tanto no jogo como na vida real.”
O recurso está disponível gratuitamente e pode ser resgatado via Entrega Expressa no jogo. Ao adicionar o item, será possível adicionar a característica durante a criação de seu Sim, tanto no rosto quanto no corpo. Vale mencionar que o vitiligo sobrepõe marcas de nascença que seu Sim contiver, sendo necessário escolher um ou outro.
Veja como o efeito é visível no Sim:
Exemplo de inclusividade
Maxis e EA, responsáveis por The Sims, consagram-se como referências em inclusão social, oferecendo diversas possibilidades de construir personagens ao prazer de cada jogador. Outros exemplos que somam a estes recursos são a possibilidade de adicionar aparelho auditivo aos Sims e a utilização de diferentes pronomes.
O recurso vai de encontro com os compromissos da Electronic Arts, publicamente posicionada a favor da diversidade de pensamento, diferenças culturais, estilos de vida, idade, origem, experiência, religião, status econômico e social, identidade de gênero e situação conjugal, dentre outros — assim como consta em seu portal oficial.