Essa semana, uma grande polêmica envolveu a comunidade de dublagem brasileira. A dubladora da Arlequina Iara Riça, que fazia a voz da personagem desde a sua estreia aqui no Brasil, postou nas suas redes sociais um desabafo sobre problemas que levaram o estúdio à descarta-la no novo filme, Aves de Rapina.
Segundo Iara, a sua interpretação não era considerada “adequada” para a nova fase da personagem, o que acabou levando o estúdio a optar pela troca de dubladora da Arlequina. Essa é a primeira vez que a personagem tem sua voz alterada em mais de 20 anos, o que acabou causando uma grande comoção entre os fãs.
Além disso, Iara também anunciou que está se aposentando da dublagem de vez. Veja abaixo parte do comunicado postado por Iara:
“Eu cheguei a dublar grande parte do filme, mas, pelo visto, eu e minha dublagem não fomos consideradas “adequadas”
Eu só sei dublar com emoção, respeito à personagem, e aos fãs. Realmente não consegui me “adequar” a um tipo diferente de direção mais impositiva, pelo menos, para mim. Não consigo ter que repetir a “entonação” passada pela direção, pelo fone. Sou uma atriz, e trabalho com emoção.
No fim, é a minha voz que vai ao ar.
Não sei dublar sem sentir. Dublo essa personagem desde o início, já faz mais de duas décadas, em animações games e filme. Acompanhei seu empoderamento e sua luta pela emancipação e respeito, assim, como de todas as mulheres, incluindo a mim.
Não recebi nenhuma comunicação nem satisfação, mas, mesmo assim, achei importante falar com quem realmente importa: as pessoas que conhecem, que curtem a personagem e para quem, a dublagem se destina, e que sempre tiveram muito carinho e respeito pelo meu trabalho.”
Guilherme Briggs se pronuncia sobre acusações de troca de dubladora da Arlequina
A internet, em busca de um culpado pela troca de dubladora da Arlequina, acabou acusando injustamente Guilherme Briggs, que se pronunciou em suas redes sociais. Segundo rumores, Briggs seria o diretor de dublagem que demitiu Iara, o que ele confirmou ser uma grande mentira.
Estrelado por Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollet-Bell, Ella Jay Basco e Rosie Perez, ‘Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa’ chega aos cinemas em 7 de fevereiro de 2020.