Saiba tudo sobre Lost Records: Bloom and Rage, da DON’T NOD

Saiba tudo sobre Lost Records: Bloom and Rage, da DON’T NOD

Revelado oficialmente durante o The Game Awards 2023, Lost Records: Bloom & Rage é um dos jogos mais aguardados do ano para os fãs de aventuras narrativas. Criado pela DON'T NOD, mesmos desenvolvedores responsáveis pelo primeiro Life is Strange e sua sequência, o game promete ser marcante para os jogadores que se apegaram ao gênero por meio da franquia, mas a companhia revelou que este é apenas o início, focando em criar algo maior do que apenas o seu próximo lançamento.

Lost Records: Bloom & Rage será o começo de uma nova série de jogos chamada “Lost Records”. A informação foi revelada pela própria DON'T NOD em uma publicação em seu perfil oficial no Twitter, que explica o nome dos perfis oficiais do jogo nas redes sociais ser “Lost Records Games”. Com isso, os fãs de aventuras narrativas certamente vão ficar espertos para conhecer tudo aquilo que o novo jogo entregará, tanto como uma experiência fechada em si como a criação uma base para um novo universo de títulos para os fãs da companhia.

Mas antes de mergulhar em tudo o que sabemos sobre o game e os planos futuros da DON'T NOD, assista o trailer mais recente de Lost Records: Bloom & Rage:

Qual a história de Lost Records: Bloom & Rage?

Em Bloom & Rage conhecermos a história de amizade de quatro jovens estudantes de ensino médio, que passaram por um evento marcante  e misterioso que forjou um laço inquebrável e um voto de segredo entre elas, mas que graças ao passar do tempo acabaram perdendo contato e ficaram 27 anos sem se falar após este incidente. A trama do jogo nos levará a explorar o mistério, que foi trazido de volta do passado por motivos ainda não revelados.

Quem é a protagonista de Bloom & Rage?

Apesar de termos quatro personagens principais, sendo elas: Swann, Nora, Autumn e Kat, a DON'T NOD confirmou que a Bloom & Rage será contada a partir do ponto de vista de Swann. Segundo o diretor do game, Michel Koch, a decisão de controlar apenas uma personagem foi tomada para que os jogadores tenham um único ponto de vista sobre a história, sem poder controlar as reações e ações das outras garotas sobre as decisões que tomarem durante a gameplay.

Imagem de Swann, única personagem jogável de Lost Records: Bloom & Rage
Imagem: Divulgação / DON'T NOD

Apesar disso, as quatro personagens terão papéis únicos na história do game e personalidades próprias para tratar dos eventos que se apresentarão ao decorrer da narrativa.

Quando se passa a história do jogo?

Lost Records: Bloom & Rage se passará em duas janelas de tempo diferentes, com jogadores tendo a possibilidade de viver tanto o “verão mágico de 1995” (época em que as personagens se conheceram e o misterioso evento traumático aconteceu), quanto em seu reencontro em 27 anos após a promessa de nunca mais falar sobre o que aconteceu naquela época. Sendo assim, os jogadores terão de pensar bastante ao tomar suas decisões, visto que as escolhas no passado terão influência naquilo que as personagens se tornarão no futuro e eles terão de enfrentar quando a gameplay alternar para 2022 (sejam as decisões boas ou ruins).

Imagem de Autumn adulta, personagem de Lost Records: Bloom & Rage
Imagem: Divulgação / DON'T NOD

Qual foi o evento que separou as amigas por 27 anos?

A DON'T NOD não divulgou muito sobre o motivo das personagens se separarem por 27 anos, já que esse parece ser o mistério principal da trama contada pelo game, mas o trailer dá indícios de eventos traumáticos e até mesmo sobrenaturais (ou de outro planeta). Além dos adoráveis momentos de amizade e diversão, é possível ver Swann, Nora, Autumn e Kat vagando por uma floresta um tanto suspeita ao anoitecer, onde as personagens parecem fugir de algo (ou correr para algum lugar), com indícios até mesmo de separação entre elas em um determinado momento, mas o grande ponto principal envolvendo as personagens é o estranho brilho roxo/rosa que vem de uma cratera e as ilumina.

Seja o que for, sabemos que o trauma vivenciado por elas foi bastante pesado para fazer com que as personagens se afastassem por tanto tempo e prometessem não tocar no assunto novamente. E claro, a reaproximação certamente tem ligação com este mistério, visto que foi o que as fez quebrar a promessa e se reaproximarem.

Como será a gameplay de Bloom & Rage?

Por se tratar de um jogo da DON'T NOD, que nos últimos tempos tem se mostrado uma developer bastante versátil e com ideias diferentes (basta conferir Jusant e Banishers: Ghosts of New Eden, dois lançamentos mais recentes do estúdio e que são de gêneros extremamente distintas), é possível que parte dos jogadores tenha dúvidas acerca de como será a gameplay de Lost Records: Bloom & Rage. Porém, foi confirmado que o game será totalmente focado na aventura narrativa, assim como Life is Strange e Tell Me Why, grandes jogos do gênero.

Imagem de gameplay de Lost Records: Bloom & Rage
Imagem: Divulgação / DON'T NOD

Quais as ligações entre Lost Records: Bloom & Rage e Life is Strange?

Mesmo sendo um game que tem uma certa questão com o narrativa com o passar do tempo e feito pelos mesmos criadores de Life is Strange, Bloom & Rage e a franquia Lost Records não possuem ligações com os personagens e a história da série. A semelhança em certos quesitos, como o mistério um tanto sobrenatural e o estilo de gameplay, tem a ver com a postura do estúdio em lançar um game que inicie uma nova IP proprietária da DON'T NOD.

Isso porque a companhia não é a detentora dos direitos de sua franquia de maior sucesso, visto que Life is Strange e seus personagens pertencem à Square Enix, o que impede a utilização dos personagens e elementos do game (mas certamente não vai impedir de jogadores encontrarem um ou outro easter egg). A DON'T NOD foi responsável “apenas” pelos dois primeiros jogos principais da série, LiS 1 e LiS 2, com o restante dos lançamentos sendo criados pela Deck Nine, que atualmente é quem trabalha nos lançamentos da série sob a tutela da Square Enix.

Com isso, Lost Records: Bloom & Rage é ao mesmo tempo o início de uma grande franquia de jogos narrativos e uma forma da DON'T NOD possuir um Life is Strange para chamar de seu, se utilizando da experiência dos desenvolvedores em criar histórias e personagens apaixonantes (e igualmente misteriosos).

Leia também:

Quando e em quais plataforma lança Lost Records: Bloom & Rage?

A DON'T NOD não revelou uma data oficial para o lançamento do primeiro jogo da franquia Lost Records chegar aos fãs, tendo apenas confirmado que ele está em desenvolvimento para as plataformas PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S e o planejamento do estúdio é publicá-lo ainda em 2024. Lost Records: Bloom & Rage já está disponível para ser adicionado às listas de desejos na Steam, PlayStation Store e Microsoft Store.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, entusiasta de suporte maguinho