Twitch: Hacker vaza código-fonte, histórico e dados de pagamento

Twitch: Hacker vaza código-fonte, histórico e dados de pagamento

Hoje, a plataforma de streaming Twitch teve seus dados vazados. Alegando promover disrupção e competição no espaço do streaming online – com a justificativa de que a comunidade de Twitch é uma “repugnante fossa tóxica” -, um usuário anônimo publicou no 4Chan um link de 125 gigabytes com todo o código e histórico da rede social.

Havia muitas duvidas se o documento era real ou não, mesmo o The Verge já tendo confirmado. Dessa forma, via Twitter, a Twitch se pronunciou e confirmou vazamento:

Tradução: “Podemos confirmar que uma violação ocorreu. Nossas equipes estão trabalhando com urgência para entender a extensão disso. Atualizaremos a comunidade assim que houver informações adicionais disponíveis.”

O vazamento, intitulado “parte um” – sugerindo que ainda há mais coisas por virem -, conta com 3 anos de informações sobre pagamentos feitos a streamers na Twitch – incluindo grandes nomes como Shroud e DrLupo -, todo o código-fonte da twitch.tv, clientes Twitch de console móvel, desktop e videogame, SDKs (ferramentas que possibilitam o desenvolvimento do software) e serviços internos da AWS (Amazon Web Services) usados pela Twitch, dados sobre outras propriedades da Twitch – como IGDB e CurseForge – e ferramentas internas de segurança.

Twitch: Hacker vaza código-fonte, histórico e dados de pagamento

O hacker divulgou ainda o Vapor, um app nunca lançado da Amazon Game Studios, e todo seu código-fonte. A loja de games poderia ser um futuro concorrente da Steam.

O vazamento não parece ter informações de usuários, como senha e endereço, mas, de todo modo, é recomendado que os usuários troquem a senha e ativem a autenticação de dois fatores.

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke