Novas políticas de Elon Musk favoreceram o surgimento de contas falsas, mas “verificadas”
Sabemos que, depois de uma longa negociação, Elon Musk adquiriu definitivamente o Twitter. Agora, ele está livre para fazer as mudanças que quiser – mesmo que elas não agradem os usuários. O principal alvo dele nos últimos dias tem sido o selo de verificado. Antigamente reservado para contas de personalidades e empresas, Musk decretou que qualquer um pode obter a famosa marquinha azul se pagar uma quantia mensal de 8$. Com isso, muitos utilizadores começaram a criar “fakes verificados”, passando-se por contas verdadeiras de celebridades, figuras notáveis ou grandes companhias.
Uma conta falsa verificada de Nintendo of America se tornou viral após postar uma imagem de Mario, o mascote de empresa, mostrando o dedo do meio. A polêmica que isso gerou fez com que o perfil tivesse que apagar a publicação, e seu verificado foi suspenso.
It’s like this now, I’m sure advertisers will stick around pic.twitter.com/OE8PZxA5zx
— David Milner (@DaveMilbo) November 9, 2022
Uma outra falsa conta verificada da Rockstar Games atiçou os fãs ao afirmar que a empresa apresentaria Grand Theft Auto 6 na próxima semana.
A Valve também ganhou sua própria conta falsa para espalhar fake news. O tweet que recebeu milhares de likes anunciava uma “próxima plataforma competitiva” chamada Richocet: Neon Prime.
Outros casos de contas falsas “verificadas”
Desde o lançamento do novo verificado, houve casos mais graves também, indo além de usar nome de empresas de jogos para espalhar fake news. Um perfil, que fingia ser a conta oficial do próprio Twitter , compartilhou um link que o permitia ter acesso às carteiras de criptomoedas de usuários desavisados.
⚠️WARNING—a “Twitter” BLUE CHECKMARKED @verified account now is running a crypto scam. This is the @TwitterBlue $8 checkmark problem everyone warned Elon Musk about. How many people are going to assume it is real by the Twitter + blue ✔️? @TwitterSupport pic.twitter.com/z3Hj0x3qU4
— Eric Feigl-Ding (@DrEricDing) November 9, 2022
Políticos e líderes de Estado também foram vítimas de imitação, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e até mesmo George W. Bush. Uma conta falsa de Donal Trump apareceu avisando que “o plano de Elon Musk” de distribuir o selo como recurso pago não funciona.
O perfil falso verificado de Lebron James viralizou com uma fake news de que o jogador estava saindo do Lakers.
Nem mesmo Jesus Cristo ficou de fora. Um dos casos que mais chamou atenção envolvia uma conta com o user @jesus, que comprou a assinatura, e fez alguns tweets que viralizaram.
Why the assumption I am fake? https://t.co/az8yi4kpp5
— Jesus Christ (@jesus) November 10, 2022
Twitter tomou a decisão de bloquear a assinatura do Twitter Blue por contas novas
Com tantos perfis falsos verificados surgindo, o Twitter tomou a decisão de bloquear a assinatura do Twitter Blue por contas novas na rede social. Agora, somente contas existentes antes de 9 de novembro de 2022 podem fazer a adesão ao sistema de assinaturas.
Não se sabe ainda se a medida será temporária ou definitiva – o que pode prejudicar a entrada de novos usuários e empresas.
Novo selo de verificado
Antes dessa polêmica toda, Elon Musk tinha decidido fazer dois selos de verificados diferentes – um azul para os assinantes e um cinza para “contas de governos, organizações políticas como partidos políticos, empresas comerciais incluindo parceiros de negócios, grandes marcas, meios de comunicação e veículos e algumas figuras públicas”. Entretanto, a decisão virou piada entre os usuários e o o Twitter voltou atrás, afirmando que, por enquanto, o selo cinza não será mais mostrado. Haverá apenas o selo azul para pessoas notáveis e assinantes.
Musk se pronunciou sobre a mudança brusca de ideia. “Observe que o Twitter fará muitas coisas estúpidas nos próximos meses. Vamos manter o que funciona e mudar o que não funciona”, disse ele.
Please note that Twitter will do lots of dumb things in coming months.
We will keep what works & change what doesn’t.
— Elon Musk (@elonmusk) November 9, 2022
Assinar o Twitter Blue garante alguns benefícios além do simbolo de verificado, como prioridade nas respostas, menções e pesquisa, capacidade de postar vídeo e áudio longos, metade dos anúncios e desvio de paywall dos publicadores. O recursos ainda não chegou no Brasil.