A Ubisoft está passando por um período difícil, marcado por diversas decisões de cancelar e adiar vários jogos. Na mais recente reunião com os investidores, o CEO da empresa, Yves Guillemot, assegurou que os cancelamentos foram necessários para que o estúdio pudesse se concentrar nos títulos que seguem em desenvolvimento.
“Cancelamos alguns jogos porque precisávamos de mais espaço espaço para outros jogos que estão em desenvolvimento na empresa, e isso está realmente ajudando todos os outros jogos que estão a progredir bem”, explicou Guillemot. “Agora sentimos que temos o número certo de jogos, sabendo que vamos lançar muitos títulos no ano fiscal 2023/2024, o que também dará espaço para os outros jogos que estão a caminho na empresa.”
“Se olharmos para os próximos 24 meses, o número de jogos em desenvolvimento na empresa irá diminuir bastante, o que dará mais espaço a todos os jogos que temos no horizonte. Dito isto, sabemos que muitos desses jogos também terão conteúdo pós-lançamento, o que é algo que exigirá um certo número de equipes e trabalhadores para criar esse conteúdo”.
Muitos games em desenvolvimento
Assim, os jogadores devem receber alguns dos principais projetos novos da Ubisoft entre abril deste ano e abril de 2024. Atualmente a empresa conta com uma vasta lista de títulos de peso em desenvolvimento, com os seguintes jogos:
- Assassin's Creed Mirage
- Avatar: Frontiers of Pandora
- Tom Clancy's Rainbow Six Mobile
- Tom Clancy's The Division Resurgence
- The Crew Motorfest
- Skull and Bones
Novidades da Ubisoft na E3 (caso ela aconteça)
Guillemot ainda confirmou que mais um “jogo grande” ainda não anunciado está em desenvolvimento, mas que novidades sobre ele e os outros títulos poderão ser reveladas durante a E3 2023, que trará o retorno do evento após a pandemia de COVID-19, “caso ela aconteça. O diretor não mostrou certeza ao falar sobre o evento, mostrando uma desconfiança sobre a própria realização do mesmo, já que as três principais empresas do mercado de games (Nintendo, PlayStation e Xbox) confirmaram que não farão parte da E3 deste ano.
Caso o evento realmente não ocorra, a Ubisoft deve realizar uma edição especial do seu “Ubisoft Forward” para revelar as novidades que estão em trabalho dentro da empresa. A última edição do evento aconteceu em setembro do ano passado e revelou diversos títulos da franquia Assassin's Creed (como Mirage, RED, Hexe, Jade e a plataforma Infinity), além de títulos para dispositivos móveis como The Division Resssurgence e Rainbow Six Mobile.
Recentemente, a Ubisoft apresentou lucros de 726 milhões de euros, uma queda de 2.6% em relação ao mesmo trimestre do ano passado e a previsão é de que os lucros anuais da empresa sofram uma queda total de 10% relativamente ao ano passado.