Os 11 personagens mais importantes de Undertale

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

Undertale foi um RPG lançado em 2015, e para medir a dimensão do sucesso logrado por esse game no mercado é útil entender um termo que informalmente se aplica aos jogos feitos por grandes estúdios com grandes orçamentos: eles são chamados de jogos AAA, ou triple-A.

Grosso modo esse termo está para indústria de games como o termo “blockbuster” está para a indústria cinematográfica. Mas a sua origem, contudo, não é relacionada aos games, mas sim ao mercado financeiro. AAA era um termo usado para qualificar as oportunidades mais seguras de atingir objetivos financeiros.

No mundo dos games esse termo guarda relação com seu significado original na medida em que os jogos AAA são feitos com objetivo de gerar lucros polpudos. Isso pode ser visto como ganância, mas também como responsabilidade fiscal: os grandes investimentos nos desenvolvimentos desses jogos precisam gerar respostas lucrativas para parecerem racionais aos seus investidores numa lógica de lucro.

Existe também uma categoria na indústria dos videogames que é o oposto dos AAA: os jogos independentes ou indies, caracterizados pelos seus projetos tocados por um desenvolvedor individual ou uma pequena equipe sem um grande orçamento ou suporte técnico e longe dos grandes estúdios.

Esses jogos, justamente pela sua independência em relação à expectativa de grandes lucros, podem se permitir o risco da inovação. E alguns entre os inúmeros jogos indies conseguem se destacar a ponto de competirem em notoriedade com os jogos AAA produzidos pelos grandes estúdios 

Esse é justamente o caso de Undertale, um game que, a partir de recursos simples, inova ao entregar ao jogador um RPG em que ele tem a possibilidade (mas não o dever) de não atacar os seus adversários na imensa maioria das lutas do jogo.

Sendo que essa possibilidade não torna o jogo entediante, pois ele também inova ao permitir uma manipulação consciente dos jogos salvos influenciando o mundo do jogo e gerando várias possibilidades narrativas na medida em que o game em si e alguns do seus personagens se mostram conscientes da capacidade do jogador de salvar o jogo e do que ele fez antes de voltar a um save anterior. Incluindo um certo personagem capaz de fechar o jogo e salvar por cima do jogo salvo pelo jogador

Tudo isso desenvolvido em sua maior parte por apenas uma pessoa, o desenvolvedor Toby Fox,  contando com ajuda da artista Temmie Chang, que elaborou o design gráfico dos personagens e ambientes do jogo inteiramente em 2D.

 

 

Mas o sucesso de Undertale, que inclusive o faz figurar em listas dos melhores jogos de todos os tempos, não se dá apenas pelas suas mecânicas inovadoras, ou seu visual 2D. Undertale tem um roteiro bem pensado e escrito, contando com personagens marcantes e carismáticos que envolvem o jogador na narrativa.

O grande fandom do jogo cresceu em torno desses personagens e criou vínculos parassociais com eles; não é incomum ver fãs de Undertale se perguntando coisas como que personagem do jogo eles seriam. 

O foco desse artigo é uma apresentação dos personagens do game, mostrando que “conviver” com eles durante o gameplay continua uma proposta atraente 8 anos depois do lançamento do jogo. Mas se você nunca jogou Undertale não se preocupe, evitarei os spoilers, ou pelo menos a maioria deles.

Vamos sem mais delongas ao elenco de Undertale na ordem em que os encontramos ao longo da jogatina.

 

Frisk

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

 

Eu disse que evitaria os spoilers, mas simplesmente dizer o nome desse personagem já é adiantar algo que só é revelado ao jogador num dos possíveis finais do jogo.

Isso é algo muito curioso, pois estamos falando do protagonista do jogo, o personagem controlado pelo jogador. E a coisa fica mais curiosa ainda porque no início do game o jogador é convidado a escolher um nome, mas esse nome acaba indo para outro personagem que veremos mais à frente…

Quanto ao nosso protagonista, a sua expressão facial vazia caracteriza e expõe bem a sua personalidade: Frisk é um espaço aberto à projeção do jogador e às escolhas feitas por ele ao longo do gameplay. Até mesmo seu gênero é indefinido.

Ele (ou ela) é um protagonista silencioso, aqueles personagens de games cujas falas não vemos a não ser quando temos a opção de tomar alguma decisão por ele, e podemos inferir o que eles disseram apenas pela reação dos NPC’s com quem interagem.

Usar esse tipo de personagem pode ser uma boa estratégia narrativa de imersão, na medida em que permite que o jogador se projete num personagem completamente aberto para isso.

A depender das escolhas do jogador, Frisk pode ser de um personagem compassivo e gentil a um genocida cruel, passando por várias nuances do que há entre essas duas possibilidades extremas.

 

Flowey

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

 

 

Após a sua queda ao submundo dos monstros que dá nome ao jogo o primeiríssimo personagem que Frisk encontra é Flowey, e logo descobre algumas das principais características dessa flor falante:  um personagem dissimulado, manipulador, cruel e impiedoso.

A “filosofia” de Flowey é “mate ou seja morto”, e ele costuma não só aplicar como esperar isso dos outros seres.

Flowey tem traços do transtorno de personalidade antissocial conhecido como sociopatia, mostrando-se incapaz de remorso ou empatia.

No decorrer do jogo é revelado que Flowey não possui algo muito importante no mundo de Undertale: uma alma; algo que, ainda que de forma diferente, tanto humanos como monstros possuem.   Por isso a sua incapacidade de amar e sentir compaixão por outras pessoas.

Também é revelado que Flowey, até a chegada de Frisk, teve a capacidade de “salvar o jogo” e com isso manipular o mundo, isso devido a outra característica importante no universo de Undertale chamada “determinação”, e em algum momento ele pode recuperar essa capacidade… 

Além disso Flowey já teve uma alma quando era outra pessoa… Mas vamos falar dessa outra pessoa mais à frente, por hora vamos à segunda personagem encontrada por Frisk em Undertale… 

 

Toriel 

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

Toriel salva Frisky do seu primeiro encontro com Flowey, e imediatamente passa a agir de forma maternal com o humano. E essa palavra é a que melhor resume o caráter dessa personagem, Toriel é praticamente um arquétipo maternal: protetora, compassiva, paciente, atenciosa e cuidadora. Mas também capaz de ser severa e deixar seus protegidos andarem com as próprias pernas para que aprendam a lidar com obstáculos do mundo, ainda que supervisionados de longe…

Esse aspecto pedagógico da personagem de certo modo está no seu próprio nome, já que “Toriel” tem algo da palavra “tutorial”, e na prática é isso que ela faz com o personagem jogador no primeiro encontro de ambos.

Em um dos possíveis finais ela até monta uma escola, mostrando que maternidade e pedagogia são de fato os dois conceitos principais dessa personagem que também gosta de cozinhar, de quebra cabeças e de piadas bobas e trocadilhos. Mas não parece disposta a reatar qualquer forma de convivência com Asgore…  Mas chegaremos a Asgore mais à frente, agora vamos ao simpático…

 

Sans

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

Sans é um esqueleto baixinho, simpático, popular e capaz de uma preguiça que beira a apatia. Talvez essa indolência apática se deva ao fato de que Sans tem consciência de quando as linhas do tempo se alteram na medida em que alguém com capacidade de salvar o jogo vai moldando a narrativa, levando o personagem à letargia de quem se sabe impotente diante do funcionamento do tempo e da sucessão dos acontecimentos. Ou talvez isso seja só uma desculpa para ser preguiçoso. 

De qualquer modo, apesar de sua indolência, Sans se mostra atencioso com as pessoas que ama, e também gosta de pregar peças e de trocadilhos, o que o faz compartilhar alguns deles com Toriel conversando com ela através da muralha que separa os dois, o que dá oportunidade à boa senhora de fazê-lo prometer que protegeria os humanos que se aventurassem por ali

Mas Sans não é só atencioso como atento, possuindo uma percepção profunda das pessoas e uma boa capacidade de julgamento que pode usar com o personagem jogador em alguns desfechos específicos do jogo.

O fato dele ser bondoso, e até heroico, pode transformá-lo de amigável num adversário formidável caso o personagem jogador se enverede por escolhas cruéis que coloquem vidas em risco. Mas tudo isso depende das escolhas do jogador.

Sams possui ainda um irmão que o personagem jogador conhece logo em seguida…

 

Papyrus

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

O irmão de Sans é um esqueleto exibido que demonstra uma grande autoconfiança que talvez não seja inteiramente baseada em fatos reais.

Papyrus é verdadeiramente corajoso e tem uma boa capacidade de trabalho duro, e usa ambas características para tentar preencher uma profunda solidão e se tornar popular como seu irmão Sans.

Esse desejo por aprovação pode enfraquecer sua personalidade a ponto dele mudar de opinião para ir de acordo com a maioria e sobrevalorizar qualquer demonstração mínima de amizade, seja ela verdadeira ou não.

Tudo isso torna Papyrus um personagem facilmente manipulável, na medida em que ele se mostra bastante ingênuo e confia nas outras pessoas tanto quanto confia em si mesmo; e, como já mencionei, sua autoconfiança é imensa! 

Porém a ingenuidade de Papyrus não deve ser confundida com burrice: ele é inteligente e um dos seus hobbies é construir puzzles complexos. 

Todas essas características de Papyrus mascaram outra grande verdade sobre seu caráter, ele é inerentemente benévolo: assim como Sans, Papyrus pode se tornar adversário do protagonista a depender das escolhas do jogador, porém Papyrus é único adversário capaz de atacar que nunca vai matar Frisk; não importa o que aconteça, ele sempre vai encontrar desculpas para parar de atacar de verdade quanto Frisky tiver apenas um ponto de vida. Mesmo que o jogador tenha transformado Frisk num genocida.

Característica bem diferente da belicosidade genuína da próxima personagem dessa lista…

 

Undyne

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

Undyne é um monstro com aparência de um peixe humanoide, e o seu nome faz referência às ondinas, elementais mitológicas da água. Se eu for procurar um único conceito para definir essa personagem é provável que chegue à palavra “paixão”: Undyne é passional em tudo que faz e acredita

Ela é a líder da Guarda Real dos monstros e tem um forte senso de dever e uma capacidade resoluta de agir de modo rápido e firme.

Sendo uma guerreira, ela costuma carregar suas características passionais para a batalha, tornando-a uma das personagens mais belicosas do game e uma adversária assombrosa.

Mas Undyne também gosta de ajudar os outros, ainda que do modo impulsivo e passional que ela tem pra fazer toda e qualquer coisa. Ela também tem um senso de justiça que pode se sobrepor ao seu senso de dever, e uma quantidade de determinação incomum à alma de um monstro (no universo de Undertale essa é uma característica das almas humanas

Nas horas vagas ela gosta de pegadinhas, tocar piano, colecionar armas e assistir animes

A sua amiga Alphys, com quem ela partilha o interesse por animes, contou a ela que animes são histórias humanas, o que fez com que Undyne passasse a achar a história humana em geral como algo excitante e “legal”

Falando em Alphys o sentimento de Undyne em relação a ela vai além da amizade. Mas para entender a relação entre as duas temos que conhecer um pouco da personalidade do alvo do interesse conjugal de Undyne…

 

Alphys

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

A Dra. Alphys é a cientista real em exercício na época em que Frisk empreende sua jornada pelo submundo dos monstros.

Como cientista ela é inteligente e tem uma boa capacidade de análise e teorização. Além de ser uma entusiasta do seu trabalho, nutrindo constante interesse em programação, robótica e engenharia mecânica. 

Sendo capaz de combinar magia e ciência, ela costuma ser ágil nos projetos aos quais se dedica e bastante empolgada ao falar de temas relacionados a eles.

Contudo, Alphys frequentemente desvaloriza suas habilidades e faz comentários autodepreciativos.

Ela é um arquétipo de personagem introvertido com baixa auto estima. E costuma desenvolver “quedas” por outros personagens de ambos os gêneros, sendo a maior delas por sua amiga Undyne. Porém Alphys tem dificuldades de comunicar seus sentimentos à amiga, tendendo a ser evasiva e ansiosa nas suas interações sociais em geral.

No seu tempo livre, Alphys se dedica a animes, mangás e videogames, além da escrita de fanfics e detonados de jogos. Ela também  se dedicar a imaginar romances entre pessoas reais ou fictícias e desejar que esse romances se tornem reais e transcorram tal qual ela imagina. Uma estranha prática que alguns jovens chamam de “shipar”.

Alphys também é uma personagem importantíssima no enredo e no cenário do jogo devido às suas experiências com a manipulação de almas e determinação para dar vida a seres. O próprio Flowey é um ser cuja existência atual se deve ao trabalho de Alphys.

Contudo a criação mais importante de Alphys, pelo menos pra ela, é alguém que é a outra pessoa mais importante da sua vida além de Undyne: o performático robô Mettaton

 

Mettaton

Os 11 personagens mais importantes de Undertale

Mettaton é um robô imbuído de uma alma, uma das experiências bem sucedidas de Alphys na manipulação de almas. 

Mettaton vive para o show bussiness e é a única estrela televisiva do submundo dos monstros. Como apresentador de TV ele se mostra confiante, carismático, charmoso, e dramático. 

Com todas essas características, Mettaton acaba se tornando ávido por atenção e egoísta a ponto de beirar o narcisismo, inclusive se gabando da beleza da sua forma verdadeira.

Alphys teme que Mettaton se deixe levar pela fama e esqueça dela depois que ela completar seu corpo robótico.

Contudo, Mettaton nutre preocupação real pelo impacto que seus shows de TV tem nos habitantes do submundo, além de se importar com Alphys e aceitar participar dos planos da cientista. 

 Mettaton também é equipado para o combate caso seja necessário, mas seu principal interesse é fornecer entretenimento. O que não o impede de conceber a ideia de ser visto como herói ao evitar que a alma do protagonista seja absorvida por Asgore

 

Asgore

Asgore, personagem de Undertale

No mundo de Undertale, muitos anos antes dos eventos do jogo, humanos e monstros entraram numa guerra da qual os monstros saíram derrotados e forçados a se exilar no submundo, sendo impedidos de acessar a superfície por uma uma barreira mágica conjurada pelos humanos.

A única entrada conhecida para o submundo fica no alto do monte Ebbot, onde Frisk caiu iniciando sua aventura pelo submundo dos monstros governados por Asgore Dreemurr.

Asgore, o líder supremo dos monstros, tem como objetivo coletar sete almas humanas e, com o poder reunido delas, romper a barreira e dar acesso à superfície a todos os habitantes do submundo. Ele já tem a alma de seis humanos que anteriormente caíram no submundo, fazendo de Frisk a sétima alma que ele almeja

Isso faz de Asgore um dos principais antagonistas de Undertale. Mas ele não é o vilão principal do jogo, na verdade ele talvez não possa sequer ser visto como um vilão. 

Asgore é um líder poderoso que genuinamente zela pelo bem estar dos habitantes do submundo. Ele costumava viver com a sua esposa, a rainha Toriel (sim, ela mesma) e o filho de ambos, até que o primeiro humano caiu no submundo.

O filho de Asgore foi quem encontrou essa criança humana, e Asgore e Toriel a adotaram. O filho biológico de Asgore então se tornou irmão adotivo e melhor amigo desse primeiro humano, e fui manipulado por ele a participar de um plano de deixar o submundo.

Infelizmente no decorrer desse plano esse filho acabou atacado e morto por humanos, o que levou Asgore a absorver a alma do primeiro humano (já falecido), declarar guerra à humanidade e idealizar seu plano de reunir sete almas humanas para quebrar a barreira da superfície. Ele matou os outros 5 humanos que caíram no submundo entre o primeiro humano e Frisk, e absorveu as suas almas.

Porém Asgore se sente absolutamente miserável por ter se tornado um assassino, ele reluta em lutar com Frisk, e quando o faz não consegue encarar o personagem, fazendo seus ataques quase às cegas enquanto olha para o chão.

Apesar do seu plano, Asgore em geral tem um comportamento gentil e vive melancolicamente preso ao passado. Seu maior desejo seria voltar a conviver com a sua esposa Toriel, que , horrorizada, o deixou ante seu plano de matar humanos e nunca o perdoou por ter se tornando um assassino, e também rever seu falecido filho chamado Asriel Dreemurr…

 

Asriel

Asriel, personagem de Undertale

Asriel Dreemurr é o filho biológico de Toriel e Asgore, e foi ele quem encontrou o primeiro humano a cair no submundo, de quem acabou se tornando irmão adotivo e melhor amigo.

Ele era uma criança doce e amorosa, até que esse primeiro humano engendrou um plano em que ele se envenenaria, e quando ele morresse Asriel absorveria sua alma, fazendo com que ambos controlassem o corpo de Asriel, tornado poderoso pela combinação de uma alma humana com a de um monstro.

Dotado de uma alma humana, ele poderia romper a barreira e ir à superfície, onde mataria e coletaria outras seis almas humanas e com elas destruiria a barreira definitivamente.

O primeiro humano manipulou Asriel a aceitar o plano, porém quando ambos romperam a barreira carregando o corpo sem vida do humano nas mãos, os homens da superfície acharam que Ariel o tinha assassinado e o atacaram. 

Enquanto seu corpo sofria os golpes uma batalha interna se travava: o primeiro humano queria controlar o corpo de Asriel para que ele liberasse o poder de ambos matando os humanos e coletando suas almas, enquanto Asriel resolveu resistir a isso e não atacar. Sua força de caráter o levou a vencer essa batalha de vontades: ele não atacou e fugiu de volta ao submundo onde morreu em decorrência dos ferimentos causados pelos humanos da superfície.

Algum tempo depois da sua morte, Alphys realizou um experimento inserindo determinação numa flor, a primeira flor que nasceu sobre a cova onde Asriel fora enterrado. O experimento aparentemente não surtiu efeito, mas -depois de replantada a flor- Asriel acabou reencarnando nela, mas sem uma alma, apenas com a determinação que Alphys havia injetado.

Carente de alma ele notou que agora não era capaz de sentir alegria genuína, amor ou empatia pelos outros, o que fez com que se tornasse ressentido e malévolo. Se tornando Flowey, aquela florzinha sociopata de quem já falei, e cujas atitudes justificam o nome do personagem: “Asriel Dreemurr” é um anagrama de “Serial Murderer” (assassino serial).

 Contudo ninguém no submundo sabe que Flowey um dia foi Asriel, e nem do impacto que teve em sua vida a sua amizade com o primeiro humano

 

Chara

Chara, personagem de Undertale

Chara é o nome real do primeiro humano a cair no submundo, aquele que mencionei ao falar de Asgore e Asriel.

O nome que o jogador escolhe para o seu personagem no início do jogo acaba sendo o nome do primeiro humano, e se o jogador escolher “Chara” o jogo responde que esse é o nome verdadeiro. O nome de Chara também aparece como padrão dos arquivos de salvamento se o jogador apagar o nome que colocou neles. Sendo essas as poucas ocasiões em que indicações dos nome verdadeiro do primeiro humano aparecem em jogo.

Muito da história de Chara já foi contada quando falei de Asgore e Asriel. Mas não mencionei um dos fatos mais curiosos sobre essa personagem, ela é bastante parecida com Frisk: ambos tem gênero indefinido e o mesmo tamanho e formato de corpo e cabelo, e o mesmo tipo de roupas, com a diferença que as cores das roupas de Chara são oposto das de Frisk no espectro de cores. E Chara mantém um sorriso aparentemente gentil, ao contrário da expressão estoica de Frisk.

No princípio, quando Chara se mostrava aos monstros do submundo como uma criança bondosa, ela foi uma esperança para os monstros, que começaram a perder o medo e o preconceito em relação aos humanos e sonhar em voltar um dia à superfície. 

Mas, pelo que já contei você já pode inferir que Chara é uma personagem manipuladora e com inclinações malignas: em certo momento, possível através das escolhas do jogador, Asriel admite que Chara no fim das contas não era a melhor das pessoas, odiava a humanidade e que uma razão infeliz a levou a subir o monte Ebbot de onde caiu no submundo.

O que nos leva a especular que ela tenha planejado desde o início algo como uma nova guerra entre humanos e monstros que destruiria a humanidade. Mas isso é só especulação, visto que Chara praticamente não aparece ao longo do game, apesar de alguns personagens, sobretudo Flowey, frequentemente confundirem Frisk com Chara ou acharem que já viram o protagonista antes.

Contudo, a cada vez que o jogador faz com que Frisk mate alguém, uma presença parece crescer. E num final específico, em que o jogador matou praticamente tantos seres quanto possível, acontece a única ocasião em que Chara volta a se manifestar fisicamente e conversa com o protagonista (ou seria com o jogador?).

 

Mas é hora de acabar com os spoilers e com esse artigo em si, espero que essa viagem pelas personalidades e historias dos personagens principais de Undertale tenha te deixado com vontade de experimentar esse grande sucesso dos jogos indies e conhecer muito mais sobre esses personagens e o enredo do game.

Ou, caso já tenha jogado, espero que esse artigo tenha feito em você o mesmo que fez no seu autor: incitado a vontade de jogar Undertale novamente. Vamos?