Os super-heróis ficaram mais em alta do que nunca nas últimas 2 décadas, tanto no mundo do cinema quanto em outras mídias. Entre os principais personagens originados nas histórias em quadrinhos está o Wolverine, criado na década de 70 pela Marvel Comics e fazendo sucesso até os dias de hoje. O anti-herói foi criado para ser o adversário do Incrível Hulk na edição 181 das HQs do gigante esmeralda, mas desde então conquistou o público após começar a aparecer nas revistas dos X-Men e, posteriormente, ganhar até mesmo sua série própria. Com garras que servem praticamente como facas ligadas a sua mão, ele é conhecido por sua personalidade forte e, com tanto sucesso, não poderia deixar de dar as caras em outras mídias, tendo sido interpretado por Hugh Jackman nas telas de cinema, tornando-o ainda mais popular.
Nos video games, Wolverine também deixou suas marcas algumas vezes, como em Marvel vs Capcom e outros jogos licenciados, no entanto, nunca teve um jogo próprio. A Marvel até pouco tempo, não roubava tanto a cena com seus jogos, deixando espaço para concorrente, a DC Comics, ganhar cada vez mais destaque com a série Batman Arkham, que fazia os jogadores incorporarem a pele do morcego e enfrentar o crime em Gotham City. A situação se tornou bem diferente a partir de 2018, quando Marvel's Spider-Man foi lançado de forma exclusiva para o PlayStation 4. O jogo também tinha o objetivo de criar o máximo de imersão possível em como seria ser o cabeça de teia e lutar contra os maiores vilões na cidade de Nova York, tendo sido um sucesso de crítica e público, com uma nota média de 87 no Metacritic.
Com o game do Homem Aranha sendo tão elogiado, além de vender milhões de cópias pelo mundo, foi inevitável que sequências fossem especuladas, mas mais do que isso, os fãs começassem a teorizar sobre novos jogos de outros heróis da Marvel. O jogo do cabeça de teia apresentou diversas referências a outros heróis, como os Vingadores e o Doutor Estranho, confirmando a existência dos personagens e criando expectativa nos fãs de novos títulos explorando esse universo ou de participações especiais no futuro da franquia do Spider-Man, como o Qaurteto Fantástico ou o próprio Wolverine. Nesse meio tempo, o jogo dos Vingadores foi anunciado, mas embora alguns teorizassem que ele pudesse fazer parte do mesmo universo desenvolvido pela Insomniac Games, logo foi confirmado se tratar de um projeto isolado.
Toda essa ansiedade, para a alegria da maior parte dos fãs, não foi em vão, já que durante o PlayStation Showcase 2021, um evento feito para apresentar projetos futuros da marca, foi anunciado um game próprio do Wolverine, um dos personagens mais cogitados para ganhar um título solo caso a desenvolvedora realmente tivesse planos de explorar o universo Marvel. O jogo foi confirmado junto com uma sequência de Spider-Man, com ambos os títulos sendo desenvolvidos pela Insomniac, que até então já havia lançado um spin-off do universo do Aranha. Poucas informações foram divulgadas, com o projeto não tendo uma data de lançamento oficial ou uma sinopse, apenas dando breves detalhes sobre o tom mais maduro e de suspense que o título teria. No entanto, para criar um gostinho do que estava por vir, um teaser foi lançado.
Com o jogo do Wolverine em desenvolvimento e Spider-Man 2 cada vez mais próximo de ser lançado, os fãs dos personagens ficam ansiosos para conferir o resultado, não apenas por serem heróis clássicos das histórias em quadrinhos, mas também pelos projetos apresentados até então, que representaram bem a mitologia da Marvel, além de terem aproveitado o potencial que o Homem Aranha oferecia. Com o carcaju tendo mais de 50 anos de aventuras, é natural que a maior parte daqueles que gostam do personagem se perguntem como será o seu jogo e, principalmente, quais serão as diferenças em comparação com o jogo do cabeça de teia. O próprio poder do personagem oferece a possibilidade de utilizar mecânicas muito diferentes, além de um clima completamente novo. Separamos algumas coisas que não podem faltar no título.
Conifra 3 coisas que todo fã do Wolverine espera para o jogo
Um conteúdo mais pesado
Talvez a maior diferença que um jogo do Wolverine possa proporcionar em relação aos projetos envolvendo o Homem Aranha é o estilo completamente distinto dos personagens e como isso afeta a narrativa em si. Ainda que o cabeça de teia tenha histórias muito profundas e que podem desenvolver temas complexos, como o peso das responsabilidades e até mesmo a morte, o jogo do mutante pode fazer isso de forma ainda mais pesada e visceral. Um dos principais elementos que a maior parte dos fãs esperam é que o projeto seja um game M-Rated, isto é, para um público maior de idade. Desta forma, seria possível usar a violência que grande parte das histórias solo do personagem contém nas HQs, além de explorar mais sua personalidade e dar uma cara diferente ao jogo, sendo mais brutal e causando impacto direto, na gameplay.
Um bom exemplo de como esses elementos podem fazer o personagem crescer é Logan, o filme do Wolverine que prometeu encerrar a trajetória do herói nas telonas. Lançado em 2017 e dirigido por James Mangold, o filme apresentou uma versão mais velha do carcaju e aproveitou a oportunidade do desfecho para entregar um personagem mais parrudo e carniceiro com seus inimigos, agradando boa parte dos fãs que ainda não tinham tido a oportunidade de ver essa versão do mutante nos cinemas. Ao que tudo indica, o sucesso do filme de fato abriu a porta para essa faceta do herói nas outras mídias e, segundo informações de insiders, o jogo do Wolverine de fato será M-Rated. Quem trouxe a notícia foi o jornalista Jeff Grubb, do site internacional Giant Bomb. Um possível período para estreia também foi mencionado.
🚨 Marvel’s Wolverine
– M-rated
– Fall 2024 / Early 2025🟧 Source : @JeffGrubb
🔹 Marvel's Spider-Man 2 Fall 2023 And Marvel’s Wolverine Fall 2024 ! Insomniac 😳 pic.twitter.com/jtURJTT7kh
— PlayStation Game Size (@PlaystationSize) February 2, 2023
Outros X-Men
Inicialmente, o jogo do Wolverine foi anunciado como uma aventura solo do herói, sem outros personagens do universo Marvel podendo ser jogáveis durante a produção. No entanto, levando em consideração que o personagem tem grandes conexões com outros heróis, é difícil não imaginar como seria a narrativa sem pelo menos algumas participações especiais do principal grupo ligado ao carcaju, os X-Men. É difícil pensar no Wolverine e não lembrar dos mutantes mais famosos das HQs, que por sua vez são um dos maiores produtos da editora e também já fizeram sucesso nos cinemas, e apresentá-los no game seria uma oportunidade de abrir espaço para novos projetos envolvendo a equipe serem lançados no futuro. Ainda assim, mesmo que não tenham tanta participação direta, uma menção ao grupo é quase certa de acontecer.
No entanto, os X-Men não são os únicos personagens que podem aparecer ou ganhar referências no game do Wolverine. Sendo um dos personagens mais influentes da Marvel de todos os tempos, o mutante já foi inserido nas histórias de vários outros personagens. Como mencionamos, sua primeira aparição não aconteceu em uma revista de equipe, mas com ele servindo como adversário para o Hulk, uma possível adição ao game. Outro nome que tem muita influência em muitas aventuras do Wolverine é o Deadpool. O mercenário tagarela muitas vezes pode irritar o carcaju, mas a personalidade quase inversa de cada um deles gera boas interações quando trabalham juntos, mas levando em consideração a temática mais séria do game, é difícil que esse anti-herói apareça sem ser apenas em alguma referência breve.
Novas mecânicas
Um dos elementos que fez com que Spider-Man fosse tão bom e aclamado, são as mecânicas do jogo, que aproveitam ao máximo os poderes do herói para criar uma sensação de imersão maior. O mesmo acontece nos games da série Arkham, com as habilidades do Batman servindo para gerar novos movimentos e elementos interessantes durante o game. No caso do Wolverine, o herói tem dois poderes: suas garras de adamantium e sua regeneração poderosa, sendo uma das mais fortes do universo Marvel. As garras podem ser utilizadas para criar novos golpes durante os combates do game, e fazer com que eles se tornem cada vez mais brutais dependendo da situação, afinal de contas, o personagem tem praticamente três facas enormes em cada mão. A regeneração também poderia ser utilizada para gerar novos conceitos no título.