A Xbox anunciou a proibição de acessórios não oficiais em seus consoles (Xbox One e Xbox Series X/S) a partir do dia 12 de novembro. Atualmente, jogadores que tentarem usar itens que não foram criados pela Microsoft receberão uma mensagem com o erro “0x82d60002”, que cita a data em que o periférico deixará de ser utilizável no aparelho.
A mensagem de erro diz o seguinte:
“Um acessório conectado é não autorizado. O uso de acessórios não autorizados compromete a sua experiência de jogo. Por esse motivo, o uso de acessórios não autorizados terá seu uso bloqueado em 12/11/2023.
Para obter ajuda para devolvê-lo, verifique com a loja de origem ou entre em contato com o fabricante. Para conferir acessórios autorizados acesse www.xbox.com/accessories. (0x82d60002).”
O link direciona para o site oficial da Xbox, que lista versões oficiais dos controles e periféricos para os consoles da marca como acessórios para jogar em dispositivos móveis, headsets e cartões de expansão de memória para o Xbox Series X/S.
Sequência de decisões duvidosas na Xbox
A nova decisão é válida para todo o mundo e vem após o controverso aumento de preço do Xbox Series S no Brasil em quase R$ 1.000, sendo algo que cria mais uma barreira para os jogadores do país terem acesso aos consoles da Microsoft. Isso pode abrir espaço para que a Digital Edition do PlayStation 5 cresça no mercado brasileiro, visto que o console possui um preço similar ao do concorrente, mas traz especificações superiores (apesar de também não trazer o leitor de discos físicos).
Entre as plataformas que tem mais abertura para periféricos sem cobrar verificações ou impor limitações, temos surpreendentemente o Nintendo Switch ao lado do PC. Os computadores reinam soberanos no quesito de liberdade de usar qualquer controle que funcionar via uma conexão Bluetooth ou USB, mas o console híbrido da Nintendo também é bastante aberto a controles de terceiros que o usuário opte por usar.