Yuji Naka foi preso suspeito de praticar insider trading
No final desta quinta-feira (17), o portal de notícias japonês FNN Prime noticiou que o desenvolvedor Yuji Naka, de 57 anos, conhecido por ser um dos principais responsáveis pela criação da série Sonic the Hedgehog, foi preso pelo Ministério Público do Distrito de Tóquio. Ele é suspeito de insider trading – uma prática considerada crime na maioria dos países, incluindo o Brasil.
A instituição que investiga o caso afirmou que Naka teria adquirido 10 mil ações da desenvolvedora Aiming por volta do fim de janeiro de 2020. Ele teria gasto ¥ 2,8 milhões nos papeis (cerca de R$ 108,5 mil, na cotação atual).
Nessa época, o desenvolvedor trabalhava em Balan Wonderworld na Square Enix, empresa que, juntamente com a Aiming, estava trabalhando no desenvolvimento do jogo mobile Dragon Quest Tact. Essa informação ainda não havia sido divulgada, e Naka, por ter conhecimento dela antes de todo mundo, teria comprado as ações sobre a produção do game. Quando a notícia fosse dada, o valor de mercado da Aiming iria subir, permitindo que ele vendesse seus papeis com lucro.
Embora a ação tenha sido julgada, não se sabe se o resultado foi favorável a Naka ou à Square Enix.
Atualmente, Yuji Naka não tem mais nenhum envolvimento com a franquia de Sonic.
O que é insider trading?
Caso você não saiba o que é insider trading, eu explico: insider trading é o uso de informações privilegiadas para obter lucros e vantagens no mercado financeiro. Acontece quando uma pessoa tem acesso a fatos relevantes antes das outras e acaba utilizando essa informação para negociar ativos e ganhar dinheiro, atecipando os movimentos do mercado com informações desconhecidas pelo público. Aí, quando o fato se torna público, os ativos se valorizam e o insider lucra. Caso a notícia seja ruim, o insider pode vender os ativos antes do mercado, deixando de perder com a desvalorização.
Aqui, no Brasil, a prática passou a ser considerada crime em 2001.