Os jogos de Mario fazem parte da história dos games, e a série iniciada há quase quarenta anos continua se mantendo “firme e forte” como uma das principais dentre os jogos eletrônicos. Evidente que tanta popularidade rende inúmeros fãs no mundo inteiro, e muitos deles querem criar suas próprias experiências com os personagens icônicos da BigN. Pensando nisso, selecionamos os 10 melhores jogos do Mario feito por fãs
1 – Mario Forever: Clássico entre os jogos de Mario feito por fãs
Este é um fangame bastante popular entre os fãs do encanador italiano que busca recriar a nostalgia dos jogos clássicos do bigodudo para o PC. Considerado bem fiel aos jogos oficiais, o Mario Forever traz os elementos clássicos, mas tem como seu principal trunfo o level design das fases.
Os mundos são repletos de plataformas, inimigos e obstáculos posicionados de modo inteligente e intuitivo, testando as habilidades do jogador, e tendo um nível de dificuldade progressivo, como um bom jogo do Mario deve ser.
2 – Super Mario Bros X: Editor de fases integrado
Semelhante ao Super Mario Bros Forever que acabamos de citar, o diferencial do “X” é o editor de fases integrado, permitindo que os jogadores criem e compartilhem suas próprias fases no melhor estilo “Mario Maker”.
Outro ponto de destaque é a trilha sonora, que apresenta remixes dos jogos clássicos do Mario, com direito a algumas composições originais bem elogiadas e que se encaixam perfeitamente com um game do bigodudo.
Do resto, ele tem os gráficos típicos dos jogos do Mario, com ambientes detalhados, explorando vários temas, e todos os elementos que fazem os jogos do encanador italiano um sucesso.
3 – Super Mario Bros Crossover: Jogue com outros personagens icônicos
Também mais um jogo em 2D com a fórmula clássica e tradicional de correr e pular, o Super Mario Bros Crossover tem como diferencial a possibilidade de jogar com outros personagens icônicos, justificando seu título.
Nele, é possível jogar com Link de The Legend of Zelda, Mega Man, Samus de Metroid, entre outros. Cada um deles tem habilidades únicas, proporcionando uma experiência variada. O fangame também é conhecido pela fidelidade ao universo de Super Mario Bros, parecendo mesmo que estamos jogando um game oficial.
4 – Super Mario 2D World DX: Agora o game é de correr e pular
Como o nome sugere, o Super Mario 2D World DX é um fangame que mescla a jogabilidade e elementos do 3D World lançado originalmente para o Nintendo Wii U, mas em uma perspectiva bidimensional típica de correr e pular.
Nele, os jogadores podem controlar o Mario, Luigi, Toad ou a Princesa Peach enquanto tentam frustrar os planos do Bowser mais uma vez. Curiosamente, o game permite também um modo multiplayer cooperativo, permitindo que os jogadores se unem a amigos e enfrentem desafios juntos.
Com fases criativas, level design bem-planejado, modo multiplayer online e visuais interessantes, o Super Mario 2D World DX é um game que vale a conferida.
5 – Super Mario 63: Unindo diversos elementos das gerações do Mario
Super Mario 63 é um fangame que mescla diversos elementos de várias gerações de jogos do bigodudo, incluindo o Super Mario 64, Sunshine e Galaxy.
Mesmo com gráficos considerados abaixo da média, mesmo para um título lançado em 2009, o Super Mario 63 se destaca pela jogabilidade por oferecer uma experiência que lembra os jogos tridimensionais do bigodudo, mas em uma perspectiva em 2D.
Oferecendo uma experiência divertida e envolvente, há vários objetivos e os jogadores são incentivados a explorar “cada canto do mapa” em busca de itens colecionáveis.
6 – Super Mario Fusion: Mushroom Kingdom Hearts – Sora no mundo do Mario
Outro crossover do Mario com uma série famosa, nesse aqui há elementos de plataforma como os games do bigodudo, e também de RPG de ação como em Kingdom Hearts.
A história conta que o Mario embarca em uma jornada pelo Mushroom Kingdom para derrotar uma nova ameaça e, ao longo do caminho, ele se encontrará com heróis e vilões de Kingdom Hearts, como Sora, Donald e Pateta.
Focado bem mais em combate que os títulos tradicionais, neste aqui há um sistema com mecânicas de RPG, sendo possível usar uma variedade de ataques e habilidades especiais para derrotar inimigos e chefes.
7 – Super Mario Bros The Lost Levels Enchanced: Melhorando o pior jogo do Mario
Este é uma versão turbinada do Super Mario Bros 2 japonês que, por essas bandas, chegou com o nome de “The Lost Levels” na coletânea Super Mario All Stars. O objetivo dos desenvolvedores foi adicionar elementos e melhorias para que o jogo ficasse mais divertido e a experiência mais gratificante.
Super Mario Bros The Lost Levels Enchanced apresenta níveis redesenhados para diminuírem a dificuldade do original, além de ter controles ajustados para serem mais precisos e uma jogabilidade mais rebalanceada no geral. A ideia é oferecer um alto desafio, exatamente como o jogo original, mas sem ser excessivamente frustrante.
Há também desafios adicionais e alguns conteúdos extras que aumentam a longevidade do game, como novos lugares para explorar, fases bônus inéditas etc.
8 – Super Mario War: Simples e divertido
Este é um jogo de plataforma de código aberto lançado pela primeira vez no longínquo ano de 2004, sendo uma nova versão de um projeto chamado Mario War de 2002 (!). No entanto, até hoje recebe atualizações.
O game apresenta uma jogabilidade simples, visando um jogador pular na cabeça do outro para derrotar seu adversário e usar itens encontradas nas caixas de power-up. O game também inclui uma variedade de configurações ajustáveis, como determinar a quantidade de itens que aparecem nas caixas de power-up, a forma como os jogadores aparecem na tela, entre outras coisas.
Há um modo campanha baseado em um mundo semelhante ao de Super Mario Bros 3, mas ao invés de fases, jogador enfrenta mais personagens do jogo e avança para a próxima fase quando o inimigo for derrotado.
9 – Super Mario 64 Last Impact: Modificaram tanto o Mario 64 que virou um novo jogo
Apesar dos gamers diferenciarem fangames e hacks, o Super Mario 64: The Last Impact é uma modificação tão grande do clássico do Nintendo 64 que acaba merecendo um espaço nessa lista.
Nele, há 130 estrelas, 12 power ups, novos chefes, e as fases também foram modificadas tanto em temática quanto level design. O Mario agora possui 6 pontos de vida, e não os tradicionais 8 do Mario 64, e há um medidor de energia separado para o ar de baixo da água, modificando bem a dinâmica do jogo original.
Segundo o próprio criador, Kaze, o objetivo foi alcançar um bom equilíbrio entre dificuldade e exploração, sendo um game fácil de chegar ao final, mas desafiador quando se trata de pegar todas as estrelas.
10 – Super Mario World Return to Dinosaur Land: A continuação do clássico do SNES
Feito por fãs do Super Mario World do Super Nintendo, este aqui é uma modificação do clássico, servindo como uma espécie de “continuação não oficial”. O objetivo é você explorar 6 fases inéditas, porém com os gráficos e os sons do SMW.
Há alguns recursos adicionais como power ups exclusivos e algumas mecânicas inéditas, mas em seu núcleo é o bom e velho Super Mario World sendo jogado em fases inéditas.