Há quem diga que os jogos não falam sobre amor ou qualquer assunto que não envolva violência extrema. Contrariando esta fala, o Clube do Video Game lista alguns entre os melhores jogos que falam de amor, entre os mais variados gêneros, em diversas nuances. Confira!
1 – Stardew Valley
Stardew Valley não é exatamente um jogo sobre amor, mas fala bastante sobre o tema. Isto porque é possível se envolver em um romance e até mesmo se casar.
O jogo pega emprestado o conceito de administrar uma fazenda e se relacionar em um vilarejo, tal como a franquia Harvest Moon propunha desde o jogo original no Super Nintendo. Ao todo são 12 personagens com quem jogadores podem optar por se relacionar, cada um deles oferecendo construções de personalidades suficientes para auxiliar na decisão.
2 – It Takes Two
It Takes Two não é o jogo mais premiado desta lista apenas por sua gameplay divertida, bem polida, e otimizada para uma experiência cooperativa. Ele traz uma linda história de amor e reconciliação, envolvendo a perspectiva de uma filha triste com a separação dos pais.
A trama giro em torno da superação de uma crise em um relacionamento amoroso, abordando questões envolvendo diálogo, compreensão e trabalho conjunto.
3 – To The Moon
Poucos jogos que falam de amor possuem a capacidade de tocar tão profundamente como o jogo To The Moon. Além da descoberta de um relacionamento amoroso através do resgate de memórias, o jogo também aborda as dores da perda e o peso de promessas não cumpridas. Um jogo bem tocante que é acompanhado de um belo visual em pixel art e uma trilha musical emocionante. É o tipo de jogo que pode, facilmente, levar até mesmo os jogadores mais durões aos prantos.
4 – Life is Strange
Embora Life is Strange seja, essencialmente, um jogo sobre um forte laço de amizade, há também espaço para o amor. O jogo passa pelo relacionamento amoroso entre duas personagens, seguido por uma tragédia que afeta a principal coadjuvante da história. Além de acompanhar a trajetória de alguém que ainda passa pelas etapas do luto, o jogador é convidado a resolver o mistério e solucionar casualidades em uma cidade problemática.
5 – Brothers: A Tale of Two Sons
Há até mesmo jogos que falam de amor familiar entre irmãos. Em Brothers: A Tale of Two Sons, dois filhos partem em busca de uma cura para seu pai, envolvendo apoio mútuo e cooperação na resolução de problemas. O jogo também traz a clichê abordagem de sacrifício em prol amor, porém construído de forma extremamente cativante e original.
6 – Gone Home
Amor, autodescoberta e aceitação. Estes são os temas encontrados em Gone Home pelos jogadores dispostos a entender o que se passa em uma misteriosa casa vazia. Aqui, o tema de amor pode ser considerado secundário na trama e só é descoberto através de anotações e registros em um diário. Essencialmente, Gone Home oferece uma perspectiva sem sensacionalismo e sem sexualização, sobre o relacionamento entre duas mulheres, tratando esta descoberta de forma natural e espontânea.
7 – Haven
Se a trama é o que mais te interessa em um jogo, mesmo com uma gameplay entediante, Haven pode ser emocionante. A história de amor entre um casal é a peça central do jogo, onde os jogadores devem compreender as diferentes personalidades e anseios, que influenciam na dinâmica do casal entre os problemas oferecidos pelo mundo exterior. Entre conflitos pessoais e externos, o jogador aprende que a principal ferramenta para solucionar os problemas são diálogo e ação coordenada.
8 – The Last Of Us
Se alguém te convenceu que The Last of Us é um “jogo de matar infectados”, esta pessoa te iludiu. Por mais que a ação seja um elemento presente no jogo, sua trama passa diretamente pela relação quase-parental entre protagonistas em um cenário pós-apocalíptico. No jogo, é possível ver o surgimento de um relacionamento que se aproxima muito do amor entre pai e filha.
O mesmo também pode ser contemplado através da série televisiva The Last of Us, veiculada pela HBO.
9 – A Plague Tale: Innocence
Outro jogo que aborda o relacionamento de amor entre irmãos é A Plague Tale: Innocence. Acompanhado de visuais impressionantes, uma gameplay com animações ricas, e uma trama extremamente cativante, o jogo oferece a perspectiva de dois irmãos em uma Europa medieval assolada pela doença e por entidades malignas.
A protagonista, Amicia, desempenha o papel de irmã protetora. Ela deve ser capaz de enfrentar os mais terríveis obstáculos e adversidades para proteger seu irmão mais jovem, Hugo. Uma jornada bem emocionante e recomendada para quem busca se envolver em uma trama linear e imersiva.
10 – Amnesia: Memories
Amnesia: Memories é uma visual novel com enfoque romântico. Você controla uma personagem que perdeu sua memória e passa a redescobrir aos poucos. Então você se vê envolto a histórias de amor envolvendo quatro pessoas, com personalidades e abordagens distintas. São mais de 20 finais possíveis, variando de acordo com as decisões tomadas ao longo da história.
A primeira vista o jogo pode até parecer um pouco entediante e voltado para o público mais jovem, mas ele esconde bonitas histórias que podem ser escritas através da ação do jogador.
Estas são algumas sugestões entre os melhores jogos que falam de amor, para você que busca jogar ou demonstrar que os jogos eletrônicos podem ser difundidos sem apelar para a violência desmedida.