Separamos esta lista dos melhores jogos de Super Nintendo para você matar sua saudade, ou para passar a conhecê-los. O SNES é o console de quarta geração da Nintendo que foi um fenômeno global, protagonizando uma das mais intensas guerras de consoles contra o Mega Drive, da SEGA.
A principal característica de sua extensa biblioteca é uma grande variedade de títulos; entre muitas franquias próprias, de estúdios terceiros e de grandes obras licenciadas. Aqui você confere cem entre os principais jogos, separados por gêneros. Confira!
Lista de jogos de Super Nintendo
Ação/Aventura:
The Legend of Zelda: A Link to the Past
A Link to the Past é a continuação de The Legend of Zelda no Super Nintendo. O jogo impressionou por seus gráficos, trilha musical e sonora, além de um mundo incrivelmente rico para se explorar na época. Mesmo se esta fosse uma lista dos 10 melhores jogos de Super Nintendo, este jogo deveria estar próximo ao topo.
Super Metroid
Super Metroid é o segundo título de uma série que moldou a história dos videogames, onde sua principal premissa é largar o jogador perdido em um explorável mundo hostil. O jogo é um tremendo desafio até mesmo para jogadores experientes, e também recompensa àqueles que gostam de explorar 100% dos segredos dos jogos.
Super Castlevania IV
Junto com Metroid, Castlevania é uma franquia que até rendeu o surgimento de um novo sub-gênero de jogos entre jogos de ação de plataforma: o metroidvania. Em Super Castlevania IV, as características deste gênero ainda não são tão evidentes, mas a exploração do ambiente certamente recompensará os jogadores mais curiosos.
Demon's Crest
A Capcom foi inigualável nos jogos de ação durante a quarta geração de consoles. Exclusivamente no Super Nintendo, Demon's Crest chamou atenção com sua estética diabólica e colorida, onde um protagonista gargulóide deve enfrentar terríveis criaturas.
Prince of Persia
Um clássico nunca perde sua majestade, e foi assim com Prince of Persia. O jogo teve uma proeminente passagem pelo Super Nintendo, diferindo bastante de outras versões portadas para outros consoles e computadores caseiros.
Goof Troop
Goof Troop é um jogo que traz inovação através de uma gameplay com mecânicas de escavação. Ele é extremamente divertido para se jogar entre dois jogadores, e oferece desafios que estimulam a cooperação.
Super Star Wars
Super Star Wars foi o primeiro dos melhores jogos desta franquia nos videogames. Este também é o primeiro de três jogos que o Super Nintendo recebeu de Star Wars, comprovando o sucesso deste jogo. Seu diferencial é uma gameplay variada: alternando-se entre sequências de plataforma em rolagem lateral e um shooter de navinha em terceira pessoa.
Star Fox
Star Fox pode ser considerado um dos grandes milagres tecnológicos do Super Nintendo. Ele foi um dos cinco jogos a acompanhar o chip especial Super FX, responsável pelo aspecto 3D característico na série.
Contra III: The Alien Wars
Jogos de andar e atirar foram moldados pela franquia Contra. No Super Nintendo, Contra III aparece tão desafiador quanto seus antecessores e pode render horas de muitas tentativas e erros. É o jogo ideal para convidar um amigo, o que pode diminuir consideravelmente a dificuldade do jogo.
Blackthorne
Muito antes de ser conhecida por Starcraft, Diablo ou Warcraft, a Blizzard já era um selo de qualidade no Super Nintendo. Entre seus títulos notáveis, Blackthorne se destaca como um brutal jogo com dificuldade desafiadora. Você deve explorar mapas que são verdadeiros labirintos, com muitos inimigos para se poder largar o aço.
Out of this World
Um dos primeiros jogos cinematográficos de sucesso, Out of this World é um daqueles poucos jogos que conseguem impressionar em seus primeiros segundos. O jogo possui gráficos inacreditáveis para sua geração, uma trama cativante e puzzles bem inteligentes.
Flashback
Tal como Out of this World, Flashback é um dos melhores jogos de Super Nintendo no quesito visual. Tanto sua trama e seus gráficos, quanto sua gameplay, contribuem com que este seja um dos jogos mais influentes desta geração.
Paperboy 2
Paperboy 2 pode até ser um tipo de jogo que pode se tornar monótono rapidamente, mas é extremamente divertido de se jogar nos instantes iniciais. Isto porque você controla um entregador de jornais que deve fazer suas entregas em meio a diversos eventos inusitados que ocorrem entre as residências.
Sunset Riders
Este é um daqueles jogos de Super Nintendo que conseguem ser tão divertidos quanto sua versão original de fliperama. Nele você escolhe um entre quatro personagens jogáveis e parte em busca de recompensas oferecidas por tremendos vilões do velho oeste.
Wild Guns
Sunset Riders e Wild Guns fecham juntos como os melhores jogos de bang-bang no Super Nintendo. Wild Guns, em especial, se destaca por elementos retro futurísticos; imaginando um velho oeste alternativo com elementos do subgênero dieselpunk.
Super Bomberman 4
Bomberman não podia faltar entre os melhores jogos de Super Nintendo. Aqui destaca-se o quarto jogo da série por trazer um modo de jogo entre até 4 jogadores, extremamente divertido e, também, competitivo.
Doom Troopers
Doom Troopers pode até ser considerado uma espécie de jogo Doom, porém em formato de ação 2D em plataformas. Ele também acompanha uma trilha musical que pode ser especialmente interessante para fãs de rock n' roll.
Actraiser 2
Actraiser 2 é um jogo muito singular que traz o contraste da estética angelical e diabólica, retratando a batalha entre o bem e o mal. O jogo ainda acompanha uma trilha musical orquestrada que contribui ainda mais para sua atmosfera sombria e enigmática.
The Mask
The Mask é um jogo baseado no filme e também na popular série animada de O Máskara, vinculados no Brasil durante os anos 90. O jogo se destaca por ter uma gameplay sólida e divertida, sendo especialmente agradável para jogadores mais nostálgicos.
Clock Tower
Provavelmente um dos jogos mais assustadores de Super Nintendo, Clock Tower está aí para comprovar que a Nintendo também sabia oferecer jogos para adultos. Isto porque o jogo se trata de um clássico thriller, onde o jogador controla uma personagem indefesa, incansavelmente perseguida por um assassino.
Toy Story
Toy Story foi uma franquia que revolucionou as animações em longa-metragem, e seu jogo consegue surfar bem neste legado. O jogo traz sprites enormes que impressionam em seu aspecto 3D, mesmo sem utilizar o chip Super FX.
Sonic Wings
O Super Nintendo mostra que também pode ser bom em jogos de navinha com Sonic Wings. O jogo oferece uma campanha bem curta que pode ser finalizada em poucos minutos. Isto é, se você conseguir escapar de projéteis que podem ser bem caóticos em algumas batalhas contra chefões.
X-Men: Mutant Apocalypse
X-Men: Mutant Apocalypse mistura muito bem elementos de jogos de ação de plataforma com elementos de beat em up. Seu diferencial é a utilização de diversos personagens icônicos da série, como Cyclops, Wolverine, Beast, Psylocke e Gambit.
Zombies Ate My Neighbours
Aqui temos um jogo que consegue ser único em sua proposta: juntar elementos cômicos e sombrios em uma única experiência. Zombies Ate My Neighbours também pode ser jogado entre dois jogadores, sendo uma experiência bem divertida para amigos.
Plataforma:
Aladdin
Jogos com selo de qualidade da Disney dificilmente resultam em jogos ruins no Super Nintendo, especialmente quando acompanhados pela Capcom. Aladdin se destaca por oferecer uma experiência visualmente bonita, divertida e desafiadora.
Super Mario World
Se tem um jogo de Super Nintendo que dispensa descrições, é Super Mario World. Além de ser o jogo mais popular deste console, ele é responsável por refinar o formato de jogos de plataforma e ajudar a consagrar Mario como o personagem mais icônico da indústria.
Go Go Ackman
Não tão conhecido como Mario, Go Go Ackman é outro jogo que não deveria ficar de fora das listas de melhores jogos deste console. Baseado no mangá de Akira Toriyama, aqui seguimos as aventuras de Ackman: um jovem com aspecto demoníaco, e que também nos lembra bastante ao personagem Trunks de Dragon Ball Z.
Donkey Kong Country
Um jogo que é sinônimo de Super Nintendo é Donkey Kong Country. A trilogia de jogos iniciais é impecável, todas com fases bem divertidas, inimigos inusitados e uma das mais emocionantes trilhas musicais da história dos videogames.
EarthWorm Jim 2
Earthworm Jim pode até ser um mascote que perdeu relevância ao longo dos anos, mas na década de 90 ele foi um grande sucesso. O segundo jogo da série traz animações e fases mais caprichadas, e também situações bem divertidas durante a gameplay.
Super Mario World 2: Yoshi's Island
Outro jogo da franquia Mario que foi bem impactante no Super Nintendo é Super Mario World 2: Yoshi's Island. O jogo tem uma premissa distinta de seu antecessor: agora o jogador controla Yoshi, que deve manter o bebê Mário à salvo em uma àrdua espécie de missão de escolta. Boa sorte!
Joe & Mac
A dinomania estava em alta nos anos 90 e tudo relacionado a dinossauros tinha tudo para ser um sucesso. Joe & Mac se aproveita desta onda e coloca o jogador na pele de um homem das cavernas, tendo que sobreviver a uma ameaça jurássica sem precedentes.
Kirby Super Star
Masahiro Sakurai seguiu os passos de Shigero Miyamoto entregando um personagem extremamente querido por seus fãs. Sua criação, Kirby, recebeu bons títulos no Super Nintendo, com destaque para Kirby Super Star. Um jogo bem divertido e desafiador, para todos os gêneros e idades.
Mega Man X
Mega Man X é um título que revolucionou a franquia Mega Man. Agora com um novo protagonista, jogadores devem enfrentar robôs ainda mais criativos e passar por níveis repletos de obstáculos mais poderosos. Em Mega Man X, as habilidades desempenham um papel ainda mais fundamental, dando uma tremenda sensação de poder aos jogadores.
Metal Warriors
Não são muitos jogos de Super Nintendo onde você pode controlar mechas. Em Metal Warriors, você não apenas controla um mecha, como também pode assumir diferentes formas e se aprimorar no combate. Sem dúvida um dos jogos de plataforma mais dinâmicos e subestimados de toda sua geração.
Super Ghouls ‘n Ghosts
Super Ghouls ‘n Ghosts é aquele tipo de jogo projetado para o jogador passar raiva. Isto porque a série carrega em seu DNA um nível de dificuldade que é característicao de jogos de fliperama dos anos 80. O jogo traz aquela clássica jornada heróica onde o protagonista, Arthur, deve resgatar uma donzela em apuros.
The Lion King
The Lion King é mais um jogo de sucesso baseado em obras da Disney. Mas não se engane com o visual infantil deste jogo, já que ele pode ser um desafio e tanto – até mesmo considerado como um dos jogos mais difíceis do Super Nintendo.
Prehistorik Man
Considerado por alguns como “O Super Mario das Cavernas”, Prehistorik Man vai além desta tachação e se mostra como um jogo de muita personalidade própria. O destaque fica com as batalhas contra chefões, sendo bem criativas e até mesmo divertidas.
The Magical Quest starring Mickey Mouse
Se o Mega Drive tinha o Castle of Illusion Starring Mickey Mouse para chamar de seu, então o Super Nintendo tinha The Magical Quest Starring Mickey Mouse. Ambos jogos são excelentes, mas o jogo de SNES consegue surpreender bastante com visuais bem coloridos, mecânicas responsivas e um design de criaturas bem criativo.
Esportes:
NBA Jam
Fãs de esportes não ficaram desamparados com os jogos de Super Nintendo. NBA Jam consegue ser um dos mais divertidos jogos de basquete, graças a seu formato 2×2, com direito a movimentos especiais e física exagerada.
Super Punch-Out!!
Esta também é uma versão mais divertida de um esporte que é normalmente bem sério. Super Punch-Out é a sequência de outro sucesso no Nintendo 8-bit, sendo também um outro título bem enaltecido entre os fãs do Super Nintendo.
California Games 2
California Games 2 oferece a experiência de praticar diferentes esportes e atividades em um único jogo. São eles: bodyboard, asa-delta, jet surf, skate e snowboarding. Experimente cada uma deles e descubra qual acha mais divertido!
Super Tennis
https://www.youtube.com/watch?v=17Hw2VrLPhg
O NES já tinha jogos de tênis bem divertidos, e era uma questão de tempo até se aperfeiçoar. Super Tennis entrega uma experiência consideravelmente mais realista, mais dinâmica, com variedade de personagens e tipos de quadras.
International Superstar Soccer Deluxe
Jogos da FIFA até que eram legais, mas quem reinava era International Superstar Soccer. Além de proporcionar partidas mais realistas, o jogo também possibilita uma abordagem mais estratégica do jogador, sendo possível ter total domínio sobre sua escalação e comportamento dos jogadores dentro de campo.
Side Pocket
Foi somente na era 16-bit que os jogos de sinuca se tornaram verdadeiramente atrativos. Side Pocket é um show à parte, que ainda vem acompanhado de uma trilha musical relaxante e que fica marcada na memória.
Luta e Briga de Rua:
Street Fighter II Turbo
O jogo de luta mais icônico de todos os tempos não poderia estar de fora da lista. Vale mencionar que vários ports de versões distintas chegaram ao Super Nintendo, uma melhor que a outra. Aqui temos um dos principais jogos utilizados para argumentar sobre a superioridade de hardware do Super Nintendo com relação ao Mega Drive.
Ultimate Mortal Kombat 3
O controverso jogo de luta mais sangrento de todos os tempos também apareceu no console da Nintendo. A trilogia original está disponível na biblioteca do Super Nintendo em considerável fidelidade aos fliperamas, com destaque para Ultimate Mortal Kombat 3 que é o que mais oferece personagens e, claro, fatalities.
Killer Instinct
Se alguém há te disse que Killer Instinct é uma cópia de Mortal Kombat, esta pessoa certamente precisa se consultar com um médico. Killer Instinct é um jogo com personalidade própria, cuja gameplay se apoia em um complexo sistema de combos.
Fatal Fury Special
Jogos da SNK também marcam presença no Super Nintendo com boa fidelidade aos jogos originais. Fatal Fury Special pode ser considerado o melhor deles, onde é possível selecionar entre 15 personagens icônicos.
Art of Fighting
Assim como Fatal Fury, Art of Fighting é um jogo de luta que se baseia nas particularidades e aspirações de cada personagem. Porém, com maior complexidade de efetuar golpes especiais, o que faz com que a trocação honesta seja a principal arma de combate dos jogadores.
WWF Wrestlemania: The Arcade Game
Este é um dos mais alucinantes jogos de wrestling já feitos, onde clássicos lutadores da WWF agora possuem golpes especiais. Infelizmente, a versão de Super Nintendo não possui tantos personagens quanto na versão de Arcade, mas ainda assim é possível aproveitar toda a dinâmica caótica de combates em desvantagens.
Dragon Ball Z: Hyper Dimension
Antes mesmo do anime se tornar extremamente popular na TV aberta, já era possível jogar um excelente jogo de Dragon Ball no Super Nintendo. Dragon Ball Z: Hyper Dimension traz 10 personagens bem irados que até serviam como spoiler para quem estava acompanhando o anime com exibição tardia na TV.
ClayFighter
Um jogo de luta com bonecos de massinha pode parecer uma ideia inusitada, mas por incrível que pareça deu certo. ClayFighter é um jogo que mostra que competição e diversão podem ser sinônimos, garantindo boas risadas em meio aos combates.
Samurai Shodown
A pessoa que teve a ideia de misturar o gênero de jogos de luta com samurais e ninjas merece um prêmio. Samurai Shodown executa muito bem esta ideia, e ainda incorpora novas mecânicas de combate como um sistema de desarmes e também de golpes com dano crítico.
WeaponLord
WeaponLord é a prova de que você não precisa capturar movimentos de pessoas reais para por em seu jogo, como em Mortal Kombat, para ter um jogo brutal. Aqui o jogo consegue ter um aspecto bem obscuro com traços que lembram aos quadrinhos de Conan: o Bárbaro.
TaeKwonDo
Se você sempre quis um jogo de luta que fosse fiel ao seu respectivo esporte, então TaeKwonDo pode ser o que você busca. Aqui temos um jogo com movimentações e regras parecidas com o taekwondo praticado naquele tempo, sendo especialmente interessantes para praticantes desta arte.
Shin Kidô Senki Gundam Wing: Endless Duel
O melhor entre os poucos jogos baseados em Gundam a fazer tremendo sucesso no ocidente, Shin Kidô Senki Gundam Wing: Endless Duel é um jogo notável. Ele oferece batalhas bem frenéticas, com muitas animações, golpes especiais e uma velocidade maior que muitos jogos do gênero. Nele temos nove gundams jogáveis entre os principais da série Mobile Suit Gundam Wing.
Ranma 1/2: Hard Battle
Jogos de luta baseados em anime tem tudo para ser um sucesso. Não foi exatamente o que aconteceu com Ranma 1/2, o que é uma pena. Hoje o jogo é considerado uma pérola do Super Nintendo, e sempre lembrado como um dos mais subestimados jogos de luta em seu catálogo.
Mighty Morphin Power Rangers: The Movie
A febre dos Power Rangers rendeu bons jogos de videogame, mas nenhum tão notável quanto Mighty Morphin Power Rangers: The Movie. O jogo consegue fugir da monotonia que alguns jogos deste gênero costumam proporcionar, e ainda pode ser compartilhada com outro amigo em modo cooperativo.
Final Fight
Se tem uma série que representa bem os jogos de briga de rua no Super Nintendo, então ela é Final Fight. Mesmo com um port não tão fiel ao jogo original de Arcade, ele dá um gostinho satisfatório de sair pelas ruas combatendo a criminalidade com as próprias mãos.
King of Dragons
Para quem falou que as brigas de ruas não podem ser feitas com armas brancas e armaduras, aqui temos King of Dragons. Este hack n' slash oferece uma experiência bem satisfatória que pode ser o mais próximo de vivenciar uma aventura a lá Dungeons & Dragons no Super Nintendo.
Brawl Brothers
Brawl Brothers, também conhecido como Rushing Beat, é um jogo de briga de rua especialmente interessante para se jogar entre amigos. São 5 personagens selecionáveis, cada um com suas características únicas, e uma campanha de aproximadamente uma hora e meia. Ideal para uma jogatina descontraída entre amigos.
Batman Returns
Batman foi, de longe, o herói mais popular na década de 90. Prova disso são os diversos jogos que temos em vários consoles. No Super Nintendo, Batman Returns se destaca como um beat em up bem detalhado, com sprites bem grandes e ação ininterrupta. É um jogo bem intenso e curto e, infelizmente, apenas para um jogador.
Marvel Super Heroes: War of The Gems
Outro jogo do gênero Briga de Rua com super-heróis é Marvel Super Heroes: War of The Gems. Aqui tempos os principais Vingadores como personagens selecionáveis, além de Wolverine. O grande antagonista é ninguém menos que o poderoso Thanos, sendo uma de suas poucas aparições nas telas de videogames até hoje.
Captain Commando
Aqui temos outro port de um beat em up da Capcom para o Super Nintendo. Captain Commando se passa no mesmo universo de Final Fight, porém em um período futurístico. Nele é possível jogar com um dos personagens mais inusitados dos video games: um bebê que comanda um poderoso robô com punhos mortais.
Pirates of Dark Water
Pirates of Dark Water é um daqueles jogos que poucos conhecem e pode ser considerado um clássico cult. Você seleciona entre três piratas e pode encarar uma jogatina cooperativa com outro amigo. O jogo tem aproximadamente duas horas de duração, oferecendo bastante conteúdo em relação a outros jogos deste gênero.
X-Men: Apocalypse
Marvel e Capcom seguem sua parceria com X-Men: Apocalypse. São cinco mutantes jogáveis e uma campanha passando por icônicos vilões como Omega Red, Juggernaut, Exodus, Sentinelas e Magneto.
Battletoads in Battlemaniac
Longe de ser tão punitivo quanto o jogo original de NES, Battletoads in Battlemaniac oferece uma jogatina descontraída para até dois jogadores. Seu único problema é uma campanha extremamente curta, podendo ser finalizado em menos de uma hora!
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time
Qualquer lista de melhores jogos de Super Nintendo não estaria completa sem menção às tartarugas que foram febre nos anos 90. Este é um port do jogo de Arcade que consegue trazer toda a diversão que se espera de um jogo das Tartarugas Ninja. Todas as tartarugas são jogáveis, cada uma com características únicas de suas armas, e precisam combater o mal causado pelo vilão conhecido como Destruidor.
Yu Yu Hakusho Final
https://www.youtube.com/watch?v=MmbVX8PbE1Y
Taí um jogo que pode não ter mecânicas de combate tão dinâmicas e precisas, mas que ainda assim foi um grande sucesso entre os jovens em seu tempo. Yu Yu Hakusho Final é baseado em um anime de considerável popularidade nos anos 90 e traz 14 personagens, entre mocinhos e vilões da trama.
RPG:
Final Fantasy VI
Aqui temos a despedida de Final Fantasy do ambiente bidimensional em pixel art. Final Fantasy VI é um jogo que se distingue dos outros jogos da série, até então, por sua trama cativante e personagens carismáticos. O sistema de batalha também é muito consistente e não exige tanto grinding quanto seus antecessores. Uma experiência obrigatória para fãs de RPG.
Chrono Trigger
Outra experiência obrigatória para fãs do gênero é Chrono Trigger. Este é outro jogo que teria espaço mesmo se destacássemos os 10 melhores jogos de Super Nintendo, e você precisa jogar para saber o motivo. Em resumo, Chrono Trigger traz uma das tramas mais envolventes da quinta geração, acompanhada de personagens caprichados sob o design de Akira Toriyama.
Secret of Mana
Secret of Mana se destaca por seu combate em tempo real, mesmo quando se controla um grupo de personagens. Ao alternar seu personagem principal, você consegue ativar diferentes magias e explorar fraquezas elementais de seus inimigos. O jogo tem uma campanha de longa duração, então separe pelo menos um final de semana se quiser finalizá-lo.
Secret of Evermore
Embora muitos jogadores comparem e até confundam Secret of Evermore com Secret of Mana, aqui temos um jogo singular. Aqui controlamos um menino com seu cachorro, que são transportados para um mundo estranho e perigoso, em uma atmosfera mais sombria. Mesmo com um sistema de batalha em tempo real parecido com Secret of Mana, este jogo se destaca por não possuir progressão em níveis. O jogador se aprimora através do aprendizado de novas magias alquímicas ao longo do jogo.
EarthBound
Earthbound é uma das principais pérolas do Super Nintendo, e embora não tenha sido tão popular no ocidente em seu tempo, o jogo conquistou o título de clássico cult. Este é o tipo de jogo que une caos e diversão, com diálogos muito bem construídos e uma identidade visual única.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Você pode até nunca ter ouvido falar de Super Mario RPG, mas este é um jogo responsável pela popularidade dos jogos de RPG no ocidente. Duas gigantes da indústria se uniram com os melhores que tinham: os icônicos personagens da Nintendo e a experiência da Squaresoft com jogos deste gênero. O resultado é um dos RPG mais divertidos de todos os tempos.
Breath of Fire II
Breath of Fire é a franquia que comprava que a Capcom sabe fazer bons RPG. Aqui destaca-se um capricho visual nas batalhas, com gráficos maiores que outros jogos do gênero. Com destaque também para uma trilha musical que segue o selo de qualidade do mesmo estúdio.
Illusion of Gaia
Illusion of Gaia traz todos os componentes de um RPG de ação memorável no Super Nintendo. Trama interessante, personagens carismáticos, mecânicas sólidas de combate, diversos inimigos e cenários exploráveis, e pelo menos dez horas de gameplay garantidas.
Lufia II: Rise of the Sinistrals
Lufia II é um bom RPG, especialmente se você não teme utilizar de grinding. Para quem não conhece, grinding é uma mecânica comum em jogos de RPG que envolve repetir batalhas para ganhar experiência e melhorar os personagens. Em diversos jogos, é virtualmente impossível progredir sem esta tática, e Lufia II é um bom exemplo.
Terranigma
Terranigma é uma das grandes pérolas desconhecidas entre os jogos de Super Nintendo. Uma das principais particularidades de Terranigma é sua narrativa inovadora, que explora questões filosóficas e existenciais, como a natureza da vida, da morte e da existência humana. É o tipo de jogo que faz com que sua comunidade tenham muitos “papos cabeça” após conclusão do jogo.
Paladin's Quest
Paladin's Quest pode se apresentar como um RPG de gráficos simples e com fluxo lento, mas é ideal para quem busca bons desafios.
Dragon Quest
Dragon Quest é um RPG muito importante para a história dos videogames. Seu sucesso e sua qualidade projetaram seu estúdio (Enix) a ponto de torná-lo ponto de interesse para a Square. Entre rivalidades, interesses mútuos e dificuldades na indústria, ambos estúdios fundiram-se em 2001. O resultado é uma franquia de jogos contando com onze títulos principais. O mais recente, Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age, foi lançado em 2017 para Nintendo 3DS e PlayStation 4.
Corrida:
Super Mario Kart
Super Mario Kart abriu precedentes para um tipo de jogo de corrida que é muito popular, até hoje. Você escolhe um personagem com características especiais e coleta itens durante as corridas. Estes itens podem ser utilizar para atrapalhar os oponentes e, claro, gerar muita discórdia entre amigos. Super Mario Kart também é muito divertido para se jogar sozinho, contando com 20 pistas em 4 copas de dificuldades progressivas.
F-Zero
F-Zero é um jogo de corrida marcante que proporciona uma sensação de velocidade sem precedentes no Super Nintendo. Com uma trilha musical icônica e uma gameplay parecida com Super Mario Kart, este é um jogo indispensável para quem pretende revisitar os grandes clássicos da era 16-bit.
Top Gear
Se tem um jogo que sintetiza toda a nostalgia de jogar Super Nintendo nos anos 90, é Top Gear. Sua trilha musical conquistou tremendo espaço na memória afetiva de seus fãs, e sua gameplay também vale destacar. Mesmo não sendo projetado para competições de alto nível, diversos jogadores organizam torneios e campeonatos amadores, fazendo com que o jogo tenha uma das comunidades mais ativas atualmente.
Rock n' Roll Racing
Rock n' Roll Racing traz a proposta de misturar duas coisas entre as mais empolgantes para jovens dos anos 90: altas velocidades e muito rock. O jogo se destaca como um dos principais jogos da quinta geração a trazer músicas licenciadas de bandas consagradas, como Steppenwolf, Deep Purple, Black Sabbath, Judas Priest e outros.
Lamborghini American Challenge
Quando você ia alugar fita na locadora e Top Gear já havia sido locado, sua segunda opção era Lamborghini American Challenge. Aqui temos um alucinante jogo de corrida que apresenta um sistema de rivalidade que passou a ser utilizado em vários jogos de perseguição como Need for Speed, Driver e GTA.
Biker Mice from Mars
Esquadrão Marte é um desenho animado que não passou despercebido da televisão brasileira. Para acompanhar o sucesso da TV, o jogo Biker Mice from Mars apareceu em um formato de corrida bem semelhante a Rock n' Roll Racing. Seu diferencial é um sistema de habilidades especiais que são únicas de cada personagem, o que dá uma sensação semelhante a jogar Super Mario Kart sob perspectiva aérea.
Quebra-cabeça:
Tetris Attack
Um dos jogos mais populares de todos os tempos não poderia ficar de fora da biblioteca de jogos do Super Nintendo. Ao contrário de suas versões simplificadas para NES e Game Boy, no Super Nintendo temos a adição da família de Yoshi, e também diversos modos de jogo que se distanciam do Tetris clássico.
Mario Paint
Mario Paint é um jogo que estimula a criatividade e torna possível criar desenhos e até músicas dentro do Super Nintendo. Você irá quebrar a cabeça por horas para conseguir dar vida à sua imaginação. O jogo original vinha companhado de um mouse que facilitava bastante o manuseio que, ao utilizar o joystick do console, pode ser desastroso.
Puyo Puyo
Puyo Puyo é um jogo de combinar cores que segue uma premissa parecida de Tetris Attack. Aqui, o mínimo de peças combináveis é de quatro unidades, tornando Puyo Puyo uma opção mais desafiadora e com partidas mais rápidas.
Yoshi's Cookie
Este é um puzzle de um tipo mais diferenciado. Seu objetivo é classificar diferentes tipos de biscoitos em colunas ou linhas para eliminá-los da tela. Você controla um dos icônicos personagens da Nintendo, cada um com atributos específicos que podem ser úteis em determinada circunstâncias. Porém, este jogo contém um ponto extremamente negativo para fãs do Luigi: o nosso encanador de boina verde não é jogável em Yoshi's Cookie.
Lemmings
Outro inusitado puzzle de Super Nintendo é o jogo dos Lemmings. O objetivo é guiar criaturinhas até a saída, evitando obstáculos e armadilhas no caminho. Cada nível apresenta um conjunto diferente de desafios, e habilidades distintas devem ser acionadas para que o jogador consiga progredir. Um jogo bem simples e extremamente viciante.
Bust-A-Move
Grande sucesso nos Arcades, Bust-A-Move possui uma versão de Super Nintendo que é uma boa alternativa para a dificuldade exacerbada do fliperama. Aqui a jogatina tende a ser mais relaxante e descontraída, oferecendo uma curva de aprendizagem bem suave para jogadores de todas as idades.
Estratégia/Simulação:
Front Mission
Aqui temos o nascimento de uma franquia que se tornou referência em jogos de estratégia envolvendo mechas. O jogador se encontra em um futuro distópico assolado por uma guerra tecnológica, onde a conclusão de seus objetivos se dá por meio da utilização estratégica destes “robôs”. Ao todo são sete jogos na série principal e pelo menos cinco spin-offs, ou seja, há muito conteúdo para você que está prestes a se tornar fã deste gênero.
SimCity
SimCity está muito longe de ser sequer comparável com o jogo do PC, tanto por sua simplicidade aparente quanto pela escassez de recursos. Ainda assim, o jogo pode render algumas horas de uma gameplay desafiadora que pode ser menos frustrante se utilizar o suporte ao mouse.
Populous
Populous é outro jogo que pode não ser tão amigável para jogadores que não são fã do gênero. O objetivo do jogo é guiar uma civilização em seu crescimento e desenvolvimento, controlando o terreno e as forças da natureza. Mas sugerimos que você faça isso no modo mudo, já que a trilha musical não é um ponto alto no jogo.
Desert Strike: Retorn to the Golf
A série Strike pode até parecer como um jogo de ação a primeira vista, mas não se engane. Aqui temos um jogo onde a abordagem estratégica e bem pensada é crucial para concluir suas missões. Você pode até tentar sair descendo mísseis em tudo que se mover pela frente, mas não conseguirá ir muito longe sem se atentar ao seu mapa e às suas missões.
Harvest Moon
O primeiro jogo da série Harvest Moon é um dos mais memoráveis jogos de simulação no Super Nintendo. Muito além de simular uma vida laboral na fazenda, Harvest Moon oferece uma experiência social única na Super Nintendo. Isto porque o jogador deverá conhecer e se afeiçoar dos habitantes de um vilarejo, e até mesmo se casar (se assim desejar).
Uncharted Waters
Poucos jogos daquele tempo ofereciam a experiência de reviver este período específico de nossa história: a Era dos Descobrimentos. São seis personagens selecionáveis, cada um com sua história e caminhos a seguir. Escolha entre um comerciante, um pirata, um oficial naval, um explorador, um pescador e uma cantora; depois é só partir em uma jornada repleta de perigos e riquezas.
Bônus:
Sonic 4
Sonic 4 não é exatamente um jogo oficial e licenciado do Sonic para o Super Nintendo. Ainda assim, versões paralelas do jogo de Speedy Gonzalez apareceram no mercado por volta de 1996, alterando os gráficos dos personagens do jogo por Sonic e até o Mario. Imagine a frustração dos jogadores de primeira viagem pensando que, finalmente, poderiam jogar um jogo do ouriço azul em um console da Nintendo.
Inspector Gadget
Todo console tem suas pérolas escondidas, e quando falamos do Super Nintendo o assunto renderia um colar destas pérolas! Inspector Gadget é um dos jogos notáveis por se tratar de uma adaptação de uma obra popular que, no entanto, não foi tão divulgada quando saiu para o console da Nintendo. Mesmo aparecendo em algumas revistas especializadas dos anos 90, cópias do cartucho dificilmente eram encontradas por aqui no Brasil; fazendo com que o jogo passasse despercebido por muitos jogadores.
Para outros jogo desconhecidos como este, não deixe de consultar nossa lista de jogos obscuros do Super Nintendo.
The Lost Vikings
Pareceu um sacrilégio não incluir The Lost Vikings em nossa lista original dos 100 melhores jogos de Super Nintendo. Mas, no Clube do Video Game, nunca é tarde para se redimir! O título merece destaque como um dos primeiros jogos a incorporar a mecânica de alterar diferentes personagens para resolver puzzles exigindo cooperação e habilidades únicas. Sua experiência ainda se complementa no modo para dois jogadores, sendo um dos jogos cooperativos mais indicados para quem busca desafios divertidos no console.
Esta foi nossa lista com 100 entre os melhores e mais memoráveis jogos de Super Nintendo. Esperamos que você consiga matar as saudades ou então conhecer novos jogos em uma das bibliotecas mais importantes na história dos videogames.