Você provavelmente já conhece os melhores jogos entre os mais populares e reconhecidos do Super Nintendo, o console de quarta geração da Nintendo. O que, talvez, você não saiba é que este console de 16-bit tem alguns jogos que são verdadeiras pérolas escondidas. Neste artigo, separamos os melhores jogos do Super Nintendo, entre os mais desconhecidos; seja por sua baixa repercussão na mídia, por seu lançamento exclusivo para certa região, ou por não ter contado com um bom investimento de marketing. Confira!
10 melhores jogos desconhecidos do Super Nintendo
Phantom 2040
Phantom 2040 é um daqueles jogos baseados em quadrinhos que, apesar de não ser tão popular pelo globo, são clássicos cultuados por fãs bem específicos. Em um cenário completamente distópico e pós-apocalíptico, você é um herói conhecido como Fantasma: um combatente que carrega um fardo heróico hereditário.
O jogo é um clássico de plataforma com fluxo bem rápido e dinâmico, que explora bem a verticalidade dos cenários e a variedade de inimigos. Você utiliza uma arma de projéteis, um lançador que se assemelha com a navegação por teia do Homem-Aranha, dispondo de saltos, rasteiras e outras acrobacias úteis no combate e na navegação.
Mesmo com uma campanha bem longa para jogos do gênero, a variedade de cenários, armas e powerups, ajudam na dinâmica e afastam a monotonia.
The King of Demons
Um dos jogos com a estética mais caótica dos 16-bit, repleto de referências ao grotesco, era o mínimo que se esperava de um jogo traduzido como King of Demons. Sua raridade se deve a um lançamento exclusivo no Japão, onde cópias do cartucho original chegam a variar entre 500 e 1.000 dólares!
A variedade de elementos bizarros impressionam, assim como sua dificuldade. Sua gameplay traz algumas mecânicas que se assemelham a Castlevania, com pequenos traços de Altered Beast ao incorporar múltiplas novas formas que seu personagem pode assumir. O jogo abusa da variada paleta de cores do Super Nintendo e traz peças musicais que reforçam momentos de tensão ao longo das fases e batalhas contra chefes.
Em um console marcado por jogos adequados para toda a família, King of Demons é certamente um daqueles jogos que não podiam ser jogados na sala enquanto havia visitas mais conservadoras em cosa.
Terranigma
Provavelmente o jogo menos desconhecido dessa lista, Terranigma merece seu espaço por aqui. O jogo chegou a receber um lançamento europeu e algumas cópias acabaram surgindo pelas locadoras do Brasil, tornando um jogo cultuado por quem teve a oportunidade de jogar na época.
Trata-se de um clássico RPG japonês de ação, e um dos jogos responsáveis por projetor o renome de sua publisher, a Enix — posteriormente chamando atenção da Squaresoft, com quem se fundiu em 2003. E não foi para menos, além de elementos originais em sua gameplay, o jogo conta com uma história cativante e um dos protagonistas mais carismáticos — apensar de mudo.
Cosmo Police Galivan II: Arrow of Justice
Para quem é fã dos clássicos heróis Tokusatsu, esse jogo pode não ter nada de desconhecido. Seu antecessor foi um tremendo sucesso nos Arcades e no NES em 1985-1986, rendendo uma sequência que acabou ficando de fora de muitos radares.
Mesmo se tratando de um jogo desconhecido, muitas cópias circularam pelo Japão — algumas das quais, hoje, não são difíceis de ser encontradas com colecionadores aqui no Brasil.
A primeira vista, dá para perceber porque o jogo pode ter passado despercebido: músicas pouco cativantes, animações duras e poucas variações de mecânicas. Ainda assim, o jogo se destaca como um beat 'em up prático, desafiador, e com elementos visuais impactantes para fãs de estética gore oi.
Legend
O Super Nintendo é conhecido por alguns jogos hack n' slash memoráveis, frequentemente ofuscando outros títulos que mereceriam destaque. Um desses títulos é Legend. Por mais que o jogo careça de criatividade em seu nome, ele emprega muito bem suas referências. Sem esconder se basear na clássica HQ de Conam: O Bárbaro, o jogo oferece tudo que se espera de um jogo de Super Nintendo onde você controla um brutamontes com uma espada.
Existe um certo grau de monotonia no jogo, que ora pode ser entendido como um problema de design inerente ao gênero em seu tempo, mas que pode ser desconsiderado como uma opção casual de jogatina.
Inspector Gadget
Quando uma obra popular recebe uma adaptação para os games impopular, isso é claramente uma negligência de marketing. Inspetor Bugiganga se tornou uma das atrações televisivas mais populares entre crianças nos anos 90, que sequer sabiam da existência do jogo para o Super Nintendo. O jogo até pintou em algumas revistas especializadas em video game nos anos 90, mas foram poucas cópias encontradas em locadoras na época.
O jogo se destaca por oferecer boa parte das parafernálias utilizadas pelo personagem na animação, além de trilhas musicais divertidas que são claramente inspiradas nas originais. Mesmo carecendo de maior diversidade de cenários e inimigos, com uma campanha facilmente terminável em menos de uma hora, pode render alguns momentos bem nostálgicos para antigos fãs.
Psycho Dream
Outro jogo rápido para se finalizar, escondido entre as pérolas desconhecidas do Super Nintendo, está Psycho Dream. Trata-se de um jogo lançado na juventude do Super Nintendo, exclusivamente no Japão — sem qualquer tipo de tradução oficial para outras regiões, não que teria sido necessário devido a sua escassez textual.
O jogo oferece um charme cinematográfico, tal como animes super-produzidos dos anos 80. Há animações bem caprichadas, e um bestiário estilizado único, com dois personagens selecionáveis que até trazem um pouco de fator replay. Seu level design deixa um pouco a desejar, explorando bem pouco sua verticalidade. Ainda assim, sua experiência quase-psicodélica e sua execução sólida para um jogo de 1992 conferem o merecimento para entrar em nossa lista.
Time Trax
Nos anos 80 e 90, jogos baseados em TV ou Cinema tinham grandes riscos de serem uma bomba. Para Time Trax, baseado na série retrofuturista de mesmo nome, a única consequência foi a baixa repercussão. Provavelmente por conta da breve série nunca ter sido reproduzida no Brasil, o jogo não conseguiu ser alavancado mundo afora.
De certa forma, seu desconhecimento é uma pena. Trata-se de um jogo de exploração de plataformas com combates de longa e curta distância. As primeiras fases são bem “feijão com arroz”, com o destaque ficando para a alucinante fase sobre a moto — onde deve-se combater um helicóptero combatente. Outro ponto alto do jogo é a fase do Jet-Ski, onde a mesma mecânica de combate é empregada contra uma nave. Decepcionantemente, a batalha final não consegue oferecer um clímax, tornando Time Trax um bom jogo com um final ruim.
Kamen Rider
Um dos Tokusatsus mais famosos ao redor do globo, e certamente popular aqui no Brasil, acabou com uma versão para video game que é pouco conhecida. Uma lástima, pois se trata de um jogo que definitivamente merece lugar nessa lista como um dos melhores jogos desconhecidos do Super Nintendo.
Seu principal destaque é a inclusão de trilha musical com linhas vocais, um grande diferencial para os jogos de seu tempo. Outro elemento agradável é a dinâmica oferecida ao alternar seu personagem “à paisana” e também sob o clássico traje transformado de Kamen Raider (com direito ao áudio original da transformação).
O jogo também conta com algumas animações e cutscenes bem caprichadas, varia bem seus inimigos e explora diferentes cenários urbanos — devendo apenas uma fase com a icônica moto (Cyclone) do herói.
Hurricanes
Quando você pensa em um “jogo de futebol”, dificilmente pensaria em um jogo de plataforma tal como Hurricanes. Em cooperativo com um amigo ou sozinho, a proposta do jogo é fazer com que você conduza uma bola de futebol por cenários variados; utilizando seu chute como principal arma. A premissa pode parecer inusitada, mas sua execução é estranhamente divertida!
É o tipo de jogo que pode ser frustrante de se jogar ao ver sua capa, sem saber que não se trata de um jogo de futebol, exatamente. Mas agora que você sabe, vale experimentar esta recomendação!
Esta foi nossa lista dos melhores jogos desconhecidos do Super Nintendo. Acompanhe o Clube do Video Game para mais listas de recomendações e outros jogos notáveis de outros consoles que marcaram época!