15 fatos aleatórios e curiosos sobre o Nintendo Game Boy

15 fatos aleatórios e curiosos sobre o Nintendo Game Boy

O Game Boy foi um dos portáteis mais populares e lucrativos do mundo, com jogos como Pokémon e Zelda cativando gerações de crianças. Até hoje, a simplicidade e os controles fáceis do console portátil continuam a ser preferidos por muitos em comparação com consoles mais recentes, como o PlayStation 4. Aqui, veremos 15 fatos curiosos e aleatórios sobre esse ícone dos jogos.

15 fatos aleatórios e curiosos sobre o Nintendo Game Boy

1.Game Boy no espaço

Reggie-800's Nintendo Secrets on Twitter: "The Space Boy: In 1993, cosmonaut Aleksandr Serebrov took a Game Boy with Tetris into space for 196 days. In 2011, it sold at auction for $1220,

Em 1993, o cosmonauta soviético Aleksandr A. Serebrov levou seu console portátil ao espaço na missão espacial TM-17. Foi posteriormente leiloado por $1.220 e orbitou a Terra aproximadamente 3.000 vezes.

2.Tetris foi um sucesso no Game Boy

Tetris receberá em breve um filme histórico sobre sua chegada ao Game Boy - Nintendo Blast

Tetris foi lançado inicialmente no PC, mas obteve um grande sucesso no Game Boy, alcançando a impressionante marca de 35 milhões de cópias vendidas, graças à sua popularidade entre jogadores casuais.

3.Game Boy sobrevivente de um bombardeio

Lembra daquele Game Boy que sobreviveu a um bombardeio? Pois ele vai se aposentar. | Fórum Adrenaline - Um dos maiores e mais ativos fóruns do Brasil

Na Nintendo World Store de Nova York, o console foi sobrevivente de um bombardeio de quartel na Guerra do Golfo e é exibido com orgulho. Apesar de mutilado, o console portátil ainda mostra uma imagem claramente.

4. 30 horas de duração com duas pilhas AA

Protótipo de Game Boy na horizontal tem tela iluminada e bateria recarregável - Olhar Digital

O console portátil original tinha uma duração de bateria de 30 horas com duas pilhas AA devido à sua tela de 4 tons de cinza e ausência de luz de fundo.

5.Mais de 118,69 milhões de unidades vendidas

Os 10 jogos do Game Boy que tens mesmo de jogar

O Game Boy e o Color venderam mais de 118,69 milhões de unidades antes de serem descontinuados em 2000, superando as vendas combinadas do Atari Lynx e do Sega Genesis. Assim, os consoles tem o incrível título de ser um dos consoles mais vendidos na história, mesmo se comparado com os de mesa, sendo ele o quarto aparelho que mais vendeu na história, perdendo apenas para o PlayStation 2, Nintendo DS e Nintendo Switch.

6. 46% dos jogadores de Game Boy eram mulheres

Un día como hoy hace 30 años salió a la venta el primer "Game Boy" - Infobae

Em 1995, a Nintendo divulgou que 46% dos jogadores desse console eram mulheres, marcando a primeira vez que um console teve uma popularidade tão significativa entre as mulheres. Um estudo de 2014 constatou que esse número aumentou para 52%, representando a maioria dos jogadores.

7.Jogo que não chegou a ser lançado

Pokemon (Green Version) - Game Boy & Color - Custom Game Cases for Retro Games by Gaming Relics

Satoshi Tajiri criou os três primeiros jogos da série Pokémon para o console portátil: Pokémon Red, Green e Blue. O jogo Green não foi lançado fora do Japão devido à baixa qualidade da imagem.

8.Primeira selfie foi no Game Boy

15 fatos aleatórios e curiosos sobre o Nintendo Game Boy

O Game Boy vendeu uma câmera externa e uma impressora para o computador de mão, a câmera tirou imagens de baixa resolução do usuário e, por sua vez, o console portátil pode ser o responsável pelo mundo da selfie.

9.Game Boy Light lançado exclusivamente no Japão

The Best Game Boy Nintendo Ever Made: Game Boy Light - YouTube

O Game Boy Light, lançado exclusivamente no Japão, possuía uma tela iluminada integrada, permitindo que os jogadores jogassem em condições de pouca luz. Isso era inovador para a primeira versão do console, que exigia um acessório de luz quando estava escuro, e era uma forma de corrigir um dos pontos mais fracos do Game Boy original.

10.Usado para criar músicas

Focused (Live) - 8-BrickDMG - YouTube

O console é a ferramenta preferida do artista de chiptune, que usa hardware de jogos antigos para criar música eletrônica. Com cartuchos sequenciadores especiais, os artistas podem produzir uma variedade de sons incomuns com o dispositivo.

11.Game Boy X NES

Nintendo NES Classic Edition : Amazon.com.br: Games e Consoles

O console portátil original tinha uma velocidade duas vezes maior que o NES, ambos com CPU de 8 bits. Além disso, ele possuía quatro vezes mais RAM, com 8kb, em comparação aos 2kb do NES.

12.Foi utilizado por Neil Young em seu álbum

10 anecdotes à connaître sur la Game Boy

Neil Young utilizou a câmera Game Boy mencionada anteriormente para criar a arte do álbum Silver and Gold, com a foto capturada por sua filha Amber.

13.Movimento da mão podia ser detectado

Kirby Tilt n Tumble (Nintendo GameBoy Color) - Retro Game Review - Tamashii Hiroka - YouTube

O jogo Kirby Tilt ‘n' Tumble para o Color tinha um acelerômetro embutido no cartucho que detectava o movimento da mão do jogador, permitindo controlar o Kirby no jogo.

14.Handy boy

Vintage - Nintendo Game Boy + Handy Boy (by JoyPlus) Magnifier / Speaker GameBoy | eBay

O handy boy era um acessório peculiar para o console portátil, com lupa, alto-falantes estéreo e luz. Sua aparência se assemelhava mais a uma nave espacial do que a um console de jogos.

15. Era multiplayer

$1 link cable today, and my first Pokémon trade! 😁 : r/Gameboy

O Game Boy possibilitava multiplayer através de cabos de ligação, normalmente com um máximo de 4 pessoas. No entanto, o jogo de tiro em primeira pessoa do portátil, Faceball 2000, lançado em 1991, introduziu uma solução que permitia a conexão de até 16 jogadores por meio de uma combinação de cabos e adaptadores.

Os principais jogos que vemos utilizando esse recurso foram os da franquia Pokémon, com a clássica transferência de monstrinhos entre jogadores.

Para mais informações, continue acompanhando o Clube do Vídeo Game. E, não deixe de conferir nosso artigo onde trouxemos 7 jogos inesquecíveis desse console portátil

Marcela Luciana
Marcela Luciana

Olá, meu nome é Marcela e estou realizando minha missão de informar pessoas. Sou professora e advogada há um tempo, mas sou escritora e contadora de histórias desde que me entendo por gente. Sou apaixonada por livros, pelo universo Geek e games.