É sempre uma tarefa difícil destacar os jogos notáveis de uma biblioteca específica, imagine então sobre os jogos de toda uma era. E não qualquer era: a quarta geração de consoles.
Para os que não estão familiarizados com os 16-bit, estamos falando de dois consoles que protagonizaram o mercado global com uma das rivalidades mais notórias na história das guerras dos consoles: Mega Drive e Super Nintendo.
Esta lista traz alguns dos títulos mais notáveis de cada um destes consoles; com critérios de relevância histórica e também de recepção entre crítica e pública. E, claro, também com uma pitada do gosto pessoal de quem vos escreve. Confira!
16 melhores jogos da era 16-bit
Super Mario World
O maior mascote da indústria abre esta lista em uma posição indiscutível. A primeira aparição do Mario em um console 16-bit surpreendeu jogadores do mundo inteiro com belíssimas cores, diversas fases com mecânicas e inimigos novos, e muitos desafios extras que só seriam descobertos em décadas depois de seu lançamento.
Uma destas descobertas é sobre como matar o Boo, no castelo assombrado. Veja abaixo:
Sonic: The Hedgehog
Outro mascote notável que não poderia ficar de fora é o ouriço azul da SEGA. O Sonic foi um personagem desenvolvido para agradar um público alvo menos jovem, mais próximo da adolescência — e, sobre isso, podemos falhar que ele fracassou. Isto porque o personagem acabou sendo um sucesso entre todas as idades e, até hoje, consegue cativar diferentes gerações.
Mas um personagem de videogame não se torna popular por si só. O jogo do Sonic é um marco na indústria por conseguir executar uma experiência bem acelerada com o personagem dando giros, se ricocheteando e utilizando trampolins para pular bem alto. Muitas emoções para jogadores de primeira viagem naquele tempo!
Street Fighter II
Que tal um jogo que conseguiu redefinir todo um gênero e se tornar uma das franquias mais influentes de todos os tempos? Street Fighter II está ai para comprovar que insistir em sequências de jogos não tão proeminentes pode ser o passo definitivo para o sucesso.
Fenômeno tanto nos Arcades quanto nos consoles da era 16-bit, Street Fighter II atravessou gerações com seus personagens ultrapassando a barreira dos video games, tornando-se ícones na cultura pop.
Mortal Kombat
Outro jogo de luta reconhecível por sua influência é Mortal Kombat. O jogo esteve no palco de uma notável polêmica, na era 16-bit, sobre a regulamentação de jogos violentos.
Além da brutalidade envolvida em seus combates ter fortalecido as campanhas de marketing, ela serviu para estabelecer diretrizes que ajudam aos pais identificarem quais jogos são adequados para seus filhos com base na idade.
International Superstar Soccer
Em um período pré-Winning-Eleven, também era a Konami que já dominava os jogos eletrônicos de futebol com International Superstar Soccer. Especialmente aqui na América Latina, o jogo foi um fenômeno e também um dos jogos que mais conseguiram despertar o primeiro interesse de pessoas sobre os video games.
Também foi o surgimento de um personagem que mais chegou perto de se igualar aos feitos do Rei Pelé, mesmo que nos campos virtuais: o craque da camisa nº 7, Allejo.
Ayrton Senna's Super Monaco GP 2
Somente sob síndrome de vira-lata que haveríamos de deixar um jogo com toque brasileiro de fora desta lista. Um dos maiores ídolos do cenário esportivo de seu tempo, aliado a SEGA e também a nossa TecToy, em seu jogo próprio!
Há relatos que demonstram que Senna participou ativamente do desenvolvimento deste jogo 16-bit, chegando a dar dicas importantes sob a perspectiva de quem pilota carros de F1 reais!
Top Gear
Top Gear é outro jogo de corrida que só poderia estar em uma lista latina sobre os melhores jogos da 16-bit, isto porque a nossa região foi um dos poucos lugares do mundo onde o game foi um sucesso. E, convenhamos, não foi por poucos motivos. Trata-se de um jogo bem divertido e desafiador, ideal para jogar com amigos e até mesmo para disputar torneios contra os mais competitivos.
Há de se mencionar que o jogo acompanha uma das trilhas musicais mais marcantes da geração. Só quem viveu sabe…
Streets of Rage 2
Jogos beat 'em up sempre foram sucessos no Arcade, e o gênero se viu muito bem representado na franquia Streets of Rage, no Mega Drive. O segundo jogo da série se destaca com mecânicas mais sólidas, animações mais fluidas e uma trilha musical icônica.
Chrono Trigger
Mesmo com boas franquias de RPG bem estabelecidas desde a geração anterior, como Final Fantasy ou Phantasy Star, Chrono Trigger trouxe grandes holofotes para o gênero na era 16-bit.
Com artes do mestre Akira Toriyama, trazendo personagens carismáticos e uma das narrativas mais envolventes em jogos do gênero; os principais ingredientes de um jogo de sucesso estão por ali.
Shinobi III: Return of the Ninja Master
Na ausência de um bom jogo de Ninja Gaiden que havia reinado entre os jogos de ninja na geração anterior, Shinobi encontrou terreno fértil. Shinobi III: Return of the Ninja Master traz elementos aperfeiçoados dos jogos anteriores, e é a experiência definitiva como jogo de plataforma com a temática de ninjas em console 16-bit.
Mega Man X
Se você acha que uma franquia, com diversos títulos lançados, dificilmente teria espaço para inovação; então Mega Man X pode te provar o oposto. Agora com um novo protagonista, novas mecânicas e diferentes chefões, trata-se de um jogo completamente novo, mas que consegue manter a essência construída no Nintendo 8-Bit.
Flashback
Toda a era 16-bit se marcou por jogos que surpreendiam no aspecto visual, principalmente quando comparados com a geração anterior. E poucos jogos tiveram o mesmo impacto que Flashback.
Além de visuais inacreditáveis, e de sua trama com elementos cyberpunk, Flashback traz uma boa dosagem entre puzzles e combates em plataformas. É também um dos jogos mais influentes de seu tempo, e comumente utilizado como referência por diversos game designers que ousaram explorar temáticas semelhantes.
Harvest Moon
Se hoje temos o fenômeno que é Animal Crossing, no Nintendo Switch, devemos a Harvest Moon do Super Nintendo. O jogo inova ao oferecer tarefas bem laborais em torno da manutenção e gestão de uma fazendo. O jogo também oferece um sistema de interação social interessante, estimulando jogadores a interagir e se relacionar com NPCs carismáticos da vila ao redor.
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Outro mascote que não poderia estar de fora da lista é Mickey Mouse. Este gigante do entretenimento fez notáveis passagens por ambos consoles de 16-bit descritos aqui — mas a primeira vez a gente não esquece, né?
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse é um jogo bem sólido que consegue ser divertido, do início ao fim, sem ser frustrante para o público infantil — como alguns outros jogos da Disney tinham fama de ser, naquele período. Além da nostalgia garantida para os mais maduros, é diversão de sobra para os pequenos players.
Super Metroid
Super Metroid contina o legado de seu antecessor no Nintendo 8-bit de forma impecável. Além de ser, isoladamente, uma experiência única, o jogo também solidifica elementos que seriam abraçados em um subgênero conhecido como metroidvania: juntando mecânicas e propostas dos jogos Metroid e Castlevania, como o nome sugere.
Assim encerramos esta difícil missão de pinçar apenas 16 entre os jogos mais notáveis que marcaram a era 16-bit. Deixe seu comentário para fazer menções honrosas e acompanhe o Clube do Video Game para mais dicas e listas sobre seus jogos preferidos!