Recém-chegado ao League of Legends, o Modo 2v2v2v2, também chamado de Modo Arena, trouxe um conteúdo divertido e cheio de novidades para os fãs do MOBA. Mas com tantas diferenças em relação aos modos permanentes do jogo, como Summoner's Rift ou o ARAM, é possível que uma parcela dos jogadores se encontrem um tanto perdidos nas novidades.
E o objetivo desse guia é justamente explicar como funcionam o Modo Arena e evento Soul Fighter, que trouxe a novidade.
O que é o 2v2v2v2?
Lançado no dia 20 de julho, o Modo Arena coloca quatro duplas de jogadores para batalhar entre si em uma Arena em diversos rounds, até que apenas uma dupla esteja de pé. O 2v2v2v2 é parte do evento Soul Fighter, que possui temática voltada a jogos luta, e traz para o League of Legends uma alternativa para fãs do gênero se divertirem.
Assim, com o passar dos rounds, os jogadores se fortalecem com itens (alguns padrões do LoL e outras novidades) e cartas aleatórias de aprimoramentos, que entregam diversos bônus para você e a sua dupla. A Riot Games revelou no Reddit que o modo de jogo é temporário, mas pode se tornar algo permanente no League of Legends caso a comunidade aprove.
Quais são os elos do 2v2v2v2?
Apesar de o Modo Arena ter sido um criado para a diversão dos jogadores, o 2v2v2v2 pode ser jogado com um certo nível de competitividade. Isso porque a Riot Games criou um sistema de elos para o modo, o que inclui recompensas ranqueadas, assim como no Modo Ranqueado de League of Legends.
Os rankings, do mais baixo para o mais alto, são os seguintes:
- Madeira: 0 a 1.399 pontos
- Bronze: 1.400 a 2.599 pontos
- Prata: 2.600 a 3.199 pontos
- Ouro: 3.200 a 3.799 pontos
- Gladiador: mais de 3.800 pontos
Ao final da “temporada ranqueada” do Modo Arena 2v2v2v2, marcado para 28 de agosto, os jogadores receberão ícone de invocador do seu elo correspondente e de todos os inferiores. Ou seja: ao terminar Gladiador, como um dos 100 melhores do servidor brasileiro, o jogador também receberá os ícones Ouro, Prata, Bronze e Madeira.
Os ícones serão entregues após o lançamento da atualização 13.18, prevista para o dia 13 de setembro de 2023.
Outros conteúdos que podem te interessar:
League of Legends: Como funciona o Modo Ranqueado?
League of Legends: Conheça os 10 melhores campeões para iniciantes
Quais são os melhores campeões do 2v2v2v2?
Com tanto em jogo, é claro que montamos uma tier list de campeões para o Modo Arena. Confira os personagens que se destacam no modo:
Taric
Por conta do 2v2v2v2 trazer itens reduzem bastante o tempo de recarga das habilidades, Taric é uma excelente escolha por oferecer muita cura e escudo para si e seu aliado. A falta de mana comum de Summoner's Rift não costuma ser um problema na Arena, o que possibilita uma proteção quase infinita, que ainda conta com sua ultimate Resplendor Cósmico, que torna ele e seu aliado invulneráveis.
Isso ainda pode ficar ainda mais forte caso o jogador tenha a sorte de encontrar o aprimoramento “Revolução das Ultimates”, que redefine a recarga de seu R para resistir por ainda mais tempo. Com tantas vantagens, que tornam Taric praticamente imbatível, o campeão tem sido um dos mais banidos do modo, sendo difícil de estar livre para jogar.
Dr. Mundo
Um verdadeiro “tanque de guerra” dentro de Summoner's Rift e também do Modo Arena. A menos que os adversários atentem para buildar justamente contra o seu campeão, com itens que reduzam a cura e com atributos de Penetração de Armadura ou Penetração Mágica, Dr. Mundo não vai ser abatido facilmente.
Assim, o seu campeão pode vencer os embates do 2v2v2v2 “no cansaço”, sobrevivendo e se curando conforme o círculo de fogo se fecha no fim de cada round.
Kayle
Apesar de um começo um tanto lento, assim como em Summoner's Rift, Kayle é uma ameaça fortíssima no Modo Arena por conta da rápida escalada de nível. Com o passar dos rounds, a campeã cresce rapidamente em seu potencial de causar dano e se proteger, ficando invulnerável por um período de tempo com a conjuração da ultimate Sentença Divina.
Assim, caso a dupla inimiga tente apostar tudo em uma investida rápida nos primeiros segundos, Kayle pode ultar a si mesma ou o seu aliado, virando muito dano de volta. Com isso, a melhor forma de se lidar com Kayle é evitando que a campeã atinja os níveis mais altos, eliminando-a cedo.
Swain
Mais um campeão onde o forte é a sustentabilidade. Swain tem a capacidade de se manter vivo por bastante tempo graças à sua habilidade passiva Bando Voraz e a ultimate Ascensão Demoníaca, curando bastante a si mesmo enquanto causa um dano alto contínuo contra os inimigos.
Com a build correta, o General de Noxus é capaz de lidar tanto com adversários mais resistentes, como Taric e Mundo, quanto outros campeões com menos resistência. Com isso, Swain definitivamente é uma boa escolha para jogadores que desejarem uma escolha equilibrada.
Cassiopeia
Uma opção para jogadores que preferirem por bastante dano, mas com um certo nível de cura e sobrevivência, Cassiopeia é uma maga capaz de derreter qualquer tipo de adversário. A campeã não precisa adquirir botas por conta de sua habilidade passiva Graça Serpentina, assim a personagem consegue construir uma build com um item Lendário a mais do que os inimigos, em um tempo menor.
Assim como Taric, a mana também é não um problema graças ao aumento da regeneração no modo, o que possibilita que a campeã foque apenas em itens de dano, se tornando capaz de derreter tanto campeões tanques quanto aqueles com menos vida máxima. O jogador ainda pode escolher vários aprimoramentos que encaixam perfeitamente com as habilidades de Cassiopeia, tornando o seu controle nas lutas algo extremamente forte.
Duplas fortes no Modo Arena
Além de campeões que dominam, o 2v2v2v2 também conta com duplas específicas que tem potencial de dominar a Arena, além de se divertir com os amigos. Alguns dos exemplos que valem a pena citar aqui são:
Annie e Ivern
Talvez uma das duplas mais divertidas para jogar com os amigos, Annie e Ivern são capazes de dominar o modo por conta de suas invocações: Tibbers e Margarida, respectivamente, trazidos a Arena por suas ultimates. Com isso, o que começa como um 2v2 acaba virando um 4v2, podendo aumentar para um 6v2 caso ambos consigam o aprimoramento “Revolução das Ultimates”.
Assim, com o avanço dos rounds, que possibilitam a compra rápida de itens, a capacidade de shield e muito dano dos personagens só torna o enfrentamento contra Annie e Ivern algo ainda mais complicado. Com isso, a dupla definitivamente é muito forte.
Alistar e Poppy
A união de Alistar e Poppy cria uma dupla que possibilita vencer os rounds “no cansaço”. Com muito controle de grupo e capacidade de tankar, os campeões podem resistir até mesmo ao dano do círculo fechando, enquanto empurram os adversários para o fogo e sobrevivem ao dano até que os adversários caiam primeiro.
A principal dificuldade acaba por ser a alta taxa de banimentos do Minotauro, por conta de sua gameplay acabar irritando boa parte dos jogadores que desejam crescer nos rankings do 2v2v2v2.
Heimerdinger e Shaco
A dupla de Heimerdinger e Shaco também é uma que ganha partidas irritando adversários. Porém, os campeões dominam por conta do controle de área, graças as torretas de Heimerdinger e as caixas de Shaco.
Contra oponentes de curto alcance, a dupla pode jogar o modo se fechando no meio da Arena, preparando-se para o momento em que o círculo fechar. Além disso, Shaco pode deixar caixas perto das plantas que recuperam vida, possibilitando que o efeito de “fear” atrapalhe os inimigos ao tentar se regenerar.
Taric e Sona
E por falar de regeneração, a dupla Taric e Sona, que há tempos atrás foi um terror em Summoner's Rift, também é uma das que tem muito potencial no Modo Arena 2v2v2v2. Ambos os campeões têm muita cura e escudo, além da ultimate de Taric, Resplendor Cósmico, tornar ambos invulneráveis.
Além disso, Sona pode optar por uma build voltada para causar muito dano, algo que muitos jogadores não esperam da campeã, enquanto Taric faz a linha de frente e foca em sua proteção. Então caso deseje experimentar uma dupla divertida e com bastante potencial, não deixe de usar os campeões.
O que mais o evento traz?
Além do Modo Arena 2v2v2v2, o evento Soul Fighter trouxe diversas novas skins para o jogo, além de um novo Passe de Evento e até mesmo um minigame dentro do client do League of Legends. A adição traz o Torneio das Almas, onde jogadores tem a chance de utilizar a campeã Samira em um game de luta por turnos.
O modo foi criado via Unity e colocado no cliente de League of Legends, dando aos jogadores a oportunidade de evoluir enfrentando diversos campeões, adaptando suas habilidades para lidar com os adversários. Ao vencer toda a trilha em uma ocasião, o jogador recebe diversos emblemas de evento, além de um ícone de invocador, um fragmento de campeão aleatório.
O minigame ainda conta com um Modo Especialista, que torna os enfrentamentos bastante difíceis, necessitando que o jogador foque ainda mais na sua escolha de suas builds. Este modo conta com ainda mais premiações de emblemas, além de ícones de invocador dos campeões enfrentados ao longo da jornada.