Início » Notícias » Alfred Hitchcock – Vertigo recebe data de lançamento

Alfred Hitchcock – Vertigo recebe data de lançamento

Alfred Hitchcock – Vertigo chegará para consoles em setembro

Alfred Hitchcock – Vertigo, produzido pela editora Microids e pelo estúdio Pendulo Studios, será lançado para consoles, tanto em formado físico como digital, no dia 27 de setembro na Europa e no dia 4 de outubro na América do Norte. O jogo, que foi disponibilizado no ano passado originalmente para PC via Steam, Epic Game Store e GOG, ficará disponível para PlayStation 5, Xbox Series, PlayStation 4, Xbox One e Switch.

A edição limitada do jogo de narrativa/aventura será acompanhada de um artbook de 48 páginas (disponível em formato físico e digital) e também de uma versão digital da trilha-sonora.

Veja o trailer:

Josue Monchan, designer narrativo da Pendulo Studios, afirma que o filme Vertigo (no Brasil, Um Corpo que Cai), de Alfred Hitchcock, foi a maior inspiração dos desenvolvedores na hora de fazer as temáticas, a narração, as técnicas visuais, etc. “Usamos muita coisa que claramente espelha as recorrentes técnicas cinematográficas por ele utilizadas”. Vertigo, porém, não é sua única referência. “Por exemplo, o fato de termos terapia como centro da narrativa está ligado a Spellbound, e algumas personagens têm semelhanças com os protagonistas de Rebecca, Psycho, entre muitos outros”, diz ele.

A sinopse oficial de ‘Alfred Hitchcock – Vertigo’ diz:

“Ed Miller, um escritor, saiu incólume da queda da sua viatura no desfiladeiro de Brody na Califórnia. Ninguém foi encontrado nos destroços do carro, mas Ed garante que viajava com a mulher e a filha. Traumatizado pelo acontecimento, começa a sofrer de graves vertigens. Começando a fazer terapia, Ed vai tentar descobrir o que aconteceu realmente naquele dia trágico. Prepare-se para uma das mais perturbadoras investigações no centro da mente humana: a verdade é por vezes pior do que a loucura”.

Podemos perceber que a trama do game é totalmente original, não tendo muito a ver com a do filme. O que os desenvolvedores do game decidiram fazer é mais uma releitura, que tenta emular elementos de Vertigo e o estilo narrativo de Alfred Hitchcock. Dessa forma, o enredo trabalha temas como vertigem, psicanálise, obsessão, controle, adultério, trocas e crises de identidade, crimes mirabolantes, entre outros.

Um pouco de cinema

Vertigo é um dos filmes de Alfred Hitchcock, famoso diretor e produtor cinematográfico britânico. Ele, chamado de Mestre do Suspense, é considerado um dos mais influentes cineastas de todos os tempos, responsável por muitos filmes atemporais, como Psicose. Você pode até não conhecer Hitchcock, mas certamente, já viu a cena do assassinato no chuveiro.

Lançado em 1958, Vertigo (ou um Corpo que Cai) conta a história do detetive aposentado John ‘Scottie' Ferguson (James Stewart), que sofre um terrível medo de altura.  A pedido de um antigo conhecido, ele começa a seguir a esposa dele, Madeleine Elster (Kim Jovak), mas ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, o que obriga o detetive a enfrentar seus maiores medos. Eventualmente, ele acaba se apaixonando pela mulher, até que ela decide se jogar do topo de uma igreja e o detetive começa a perder a sua sanidade.

O melhor filme de todos os tempos

Em 2012, Vertigo foi designado “melhor filme de todos os tempos”, superando Citizen Kane, de Orson Welles, segundo uma votação da revista Sight and Sound, do Festival de Cinema Britânico.

Principais prêmios e indicações de Vertigo: 

Oscar 1959 (EUA)

  • Teve duas indicações, nas categoria de melhor som e melhor direção de arte.

Festival de Cinema de São Sebastian 1958 (Espanha)

  • Alfred Hitchcock foi premiado como melhor diretor e, James Stewart recebeu o prêmio de melhor ator.

Elenco

  • James Stewart como John “Scottie” Ferguson
  • Kim Novak como Judy Barton / Madeleine Elster
  • Barbara Bel Geddes como Midge Wood
  • Tom Helmore como Gavin Elster
  • Henry Jones como juiz
  • Ellen Corby como proprietário do hotel
  • Konstantin Shayne como Pop Leibel
  • Raymond Bailey como médico de Scottie
  • Lee Patrick como motorista
  • Margaret Brayton como vendedora da Ransohoff
  • Fred Graham como parceiro policial de Scottie
  • Alfred Hitchcock como participação (andando com terno cinza e carregando um estojo de instrumento musical)

 

Bom, esse é um jogo baseado em um filme. Você pode clicar aqui para conferir uma lista de filmes baseados em jogos.

 

 

 

Compartilhe

Letícia Höfke

Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek - principalmente, o Batman.

Veja também