Hoje, a indústria de games conta com jogos muito desenvolvidos, com gráficos excelentes e uma jogabilidade incrível, mas hoje, vamos voltar lá para a século passado, quando os videogames eram jogados em fliperamas. Se você é mais novo como eu, apesar de sentir esquisito ao pensar que as pessoas tinham que sair de casa e ir para um lugar específico para jogar algum jogo, vai poder conhecer alguns dos clássico com essa matéria. Se você já tem mais idade, vai sentir uma boa dose de nostalgia. Confira, abaixo, alguns dos melhores jogos de arcade lançados no mundo.
Alguns dos melhores jogos de arcades
Captain Commando
Captain Commando marcou uma geração de pessoas nos arcades dos anos 90. O game fez um sucesso estrondoso e está na memória de várias pessoas que, na infância, passavam horas nos fliperamas, gastando dinheiro com fichas para ter acesso ao que, na época, havia de mais avançado no mundo dos games.
Clássico da Capcom, Captain Commando, com sua jogabilidade diferenciada e gráficos bem feitos para época, é único, mesmo fazendo parte de um gênero de jogos que era muito popular no final da década de 80 e início da década de 90: o Beat ´em up.
É primeiro jogo de 4 jogadores da Capcom.
Captain Commando foi lançado em 1991, e suas máquinas permitiam até quatro jogadores simultâneos. Dessa forma, a Capcom queria competir com Beat ´em ups da Konami e da Sega.
O jogo foi um sucesso e se tornou um marco na história da Capcom, popularizando ainda mais nos arcades o gênero Beat ´em up. Posteriormente, Captain Commando ganhou um porte para Super Nintendo em 1995 e uma versão para Playstation 1 em 1998.
Sunset Riders
Sunset Riders foi lançado originalmente em 1991 e trazia aos games uma temática já bastante conhecida (e até um pouco batida) nos filmes de Hollywood: Faroestes. Entrentanto, nos games, isso era uma novidade e o game se tornou um dos poucos jogos no gênero a chamar atenção dos jogadores.
O jogo foi um tremendo sucesso e ganhou ports para Super Nintendo e Mega Drive.
Na época, a Konami estava em uma fase boa, pois tinha laçado diversos clássicos como The Simpsons, X-Men, TMNT: Turtles in Time, Aliens, e tantos outros. Sunset Riders também foi um tremendo sucesso e ganhou ports para Super Nintendo e Mega Drive.
Street Fighter 2
O primeiro contato de muita gente com jogos de luta, Street Fighter 2 até hoje é considerado um dos melhores games de fliperada. Havia inúmeros ataques marcantes, como: “Ataque das Corujas”, do Ken, ou “Tiger Robocop”, do Sagat, dentre outros.
Havia até mesmo cenários competitivos, mesmo que ainda amador. Entrentanto, era muito comum encontrar campeonatos de Street Fighter 2 em clubes e bares.
Metal Slug
Desenvolvida pela SNK, Metal Slug é uma série de jogos de tiro estilo plataforma inicialmente lançados para arcade, mas que, diante do sucesso, ganhou várias sequências. Confira alguns dos melhores jogos da franquia.
1. Metal Slug (1996 – Fliperama, Neo Geo, PSOne, Saturn)
Esse é o primeiro game da série Metal Slug. Os jogadores do fliperama e Neo Geo tiveram contato com uma aventura com tiroteios frenéticos, onde os soldados tinham que enfrentar um grande exército de inimigos pela frente, com suporte a multiplayer cooperativo e um alto nível de dificuldade.
2. Metal Slug 2 / X (1998 – Fliperama, Neo Geo)
Nesse jogo, a jogabilidade e o visual seguem o mesmo estilo do original, porém há mais variedade de situações. As personagens Fio e Eri foram introduzidas.
3. Metal Slug 3 (2000 – Fliperama, Neo Geo, PS2, Xbox)
Foi o último Metal Slug da SNK antes da empresa declarar falência. Em geral, a jogabilidade é a mesma, exceto que os jogadores passaram a poder escolher seu caminho no meio das fases e novos veículos.
4. Metal Slug 4 (2002 – Fliperama, Neo Geo, PS4, Xbox)
O jogo foi produzido durante o processo de falência da SNK. Dessa forma, não foi desenvolvido pela equipe tradicional. Basicamente, nesse título, a série não teve grandes mudanças e manteve a maior parte de sua jogabilidade intocada – apesar da introdução de uma nova arma, a Heavy Machine Gun.
6. Metal Slug 6 (2006 – Fliperama, PS2)
Metal Slug estava completamento 10 anos e pela primeira vez na história, não seria lançado para Neo Geo. Os cenários do game passaram a ser desenhados, apesar dos personagens manterem seu visual 2D em pixels. A jogabilidade também ganhou novidades.
7. Metal Slug Anthology (2006 – PS2, Wii, PSP)
Todos os games citados anteriormente foram relançados em uma coletânea comemorativa chamada Metal Slug Anthology. O fato de estar disponível para Nintendo Wii oferecia oportunidades dde controles diferenciados.
8. Metal Slug 1st Mission (1999 – Neo Geo Pocket Color)
Primeira vez que a série foi disponibilizada em um portátil. A jogabilidade era semelhante aos outros, porém era mais limitada.
9. Metal Slug Advance (2004 – Game Boy Advance)
Mais um jogo portátil da série. Além de outras mudanças, o game introduziu um novo sistema de cartas colecionáveis.
10. Metal Slug 7/ XX (2008 – Nintendo DS)
O último game da série principal tinha seleção de dificuldade, seis personagens para escolher e um sistema que permitia ao jogador manter até duas armas ao mesmo tempo. As fases eram semelhantes ao do Metal Slug clássico.
Dance Dance Revolution
Desse aqui, eu lembro muito bem. Eu amava! Era viciada em ficar horas em um shopping em cima daquelas máquinas coloridas, tentando acertar as setas no chão ao ritmo da música. Eu gostava tanto que tinha até um tapete especial em casa que ligava no PlayStation e que permitia ter a mesma sensação de jogar no parque. Era muito divertido, um dos melhores jogos de ritmo que já joguei.
Mortal Kombat II
Mortal Kombat II dispensa apresentações. É um dos melhores jogos até hoje. E a versão para arcade tinha, exclusivamente, umas cenas brutais de violência que muita gente gostava, apesar do game ter sido um dos responsáveis pela implantação da classificação indicativa.