Lançado originalmente em novembro de 2011, o jogo sandbox “Minecraft” é um fenômeno em popularidade e já transcende gerações, dando a ele o título não oficial de “Lego eletrônico”. Para quem não sabe, um jogo sandbox significa que oferece aos jogadores um vasto mundo aberto para explorar, moldar e construir.
No entanto, o Minecraft se diferencia por utilizar blocos simplórios representando diferentes materiais e elementos. O jogador quebra e empilha blocos como terra, pedra, minérios, troncos de árvores, água e lava. É possível criar cidades, castelos, florestas, montanhas e qualquer outra coisa, bastando que se use a imaginação para isso.
Não há um objetivo específico, como “passar de fase” ou “derrotar um chefe final”, mas sim adquirir recursos, construir um mundo e manter sua “saúde”. Também há um modo criativo, onde os jogadores têm recursos ilimitados, nunca passam fome e podem voar.
De lá para cá houve diversas versões do game, e há uma grande procura em adquirir este título legalmente e de forma gratuita. A atual é conhecida como Minecraft: Bedrock Edition, e foi lançada em setembro de 2017, baseando-se no antigo Pocket Edition. Ele foi desenvolvido para conseguir rodar em muitas plataformas de modo otimizado, como celulares, tablets, PC, além de ser disponíveis no modo crossplay entre as plataformas. Por fim, os pais também têm um maior controle sobre o que o filho está jogando, já que é possível configurar opções de controle de modo avançado.
Além disso, há também a “Java Edition“, que é a mesma criada em 2009 e é a favorita dos jogadores mais antigas, já que a maioria dos mods foram desenvolvidos para ele. Seu nome é esse por ter sido feito em linguagem Java, muito popular durante a década de 1990 e em meados dos anos 2000. Este não tem crossplay e está disponível apenas para Windows, macOS e Linux, mas tem a liberdade de poder usar qualquer mod criado pela comunidade na web.
Minecraft Classic para navegador
Este é um game desenvolvido pela própria Mojang para comemorar os 10 anos de criação do game gratuitamente e pode ser jogada diretamente pelo navegador, sem a necessidade de baixar ou instalar nada. Nessa versão, os jogadores exploram um mundo em 3 dimensões, fazem construções, usam ferramentas básicas, entre outros. A ideia é recriar, ao máximo, a experiência do lançamento original.
- Entre no site classic.minecraft.net;
- Caso queira convidar amigos para sua sessão, clique em “Copy”;
- Escolha um nome de usuário ao lado do botão Start;
- Aperte o Start para iniciar.
Versões de avaliação
O jogo oficial também disponibiliza edições gratuitas com limitações para que as pessoas experimentem o jogo.
1 – Minecraft de Avaliação para Windows/Xbox
- Acesse o site oficial do Minecraft através no canal da Microsoft através deste link;
- Clique em “obter versão de avaliação”;
- Na tela seguinte, aperte em “obter”.
- Voltando para a página inicial, clique em “Instalar Em”;
- Selecione se quer instalar em seu console ou no PC;
2 – Android
- Acesse o site do game no Google Play;
- Aperte “Instalar”;
- Baixe em seu dispositivo e abra o aplicativo;
3 – Playstation 4;
- Acesse o PS Store;
- Em baixo de Minecraft Demo clique em Add to Library;
- Insira seu ID de Playstation ou crie uma nova conta;
- Espere instalar.
4 – Minecraft: Java Edition para Windows
- Baixe o arquivo no site oficial através deste link, caso não funcione, tente este;
- Siga as instruções que aparecem na tela;
- Espere baixar e instalar;
- Jogue o game
5 – Minecraft: Java Edition para MacOS
- Baixe e abra o Minecraft.dmg através deste link, caso não funcione, tente este;
- Arraste o Minecraft para a pasta Aplicativos para instalá-lo;
- Execute o jogo como em qualquer outro aplicativo;
- Jogue o game.
6 – Minecraft: Java Edition para Linux
- Distribuições do Debian e baseadas no Debian baixe através deste link;
- Distribuições do Arch e baseadas no Arch está disponível como Minecraft Launcher neste link;
- Em outras distribuições do Linux, você pode baixar os arquivos brutos do launcher como um arquivo.
E os spin-offs?
Como qualquer mídia que faz sucesso, o Minecraft chegou a diversas mídias e ganhou vários spin-offs nos próprios games, que são aqueles títulos derivados que se aproveitam do mesmo universo, mas em outros contextos. Alguns deles, também podem ser desfrutados gratuitamente de modo limitado ou para testes.
1 – MINICRAFT
Desenvolvido pelo próprio criador do Minecraft em 2011, este é um título que veio para cumprir uma competição vários desenvolvedores para criar um jogo em apenas 48 horas. Bem simplório, ele lembra os primeiros jogos de Zelda e é uma espécie de “demake” do Minecraft, e o jogador precisa minerar recursos e derrotar inimigos em um mundo gerado gradualmente para, no fim, derrotar o grande vilão Air Wizard. Impressionando por ter sido feito tão rápido, aqueles que quiserem jogar, podem acessar o site oficial ou baixar diretamente através deste link.
2 – MINECRAFT STORY MODE
Um dos mais conhecidos, este foi desenvolvido pela Telltale e é um game baseado em história dividido em 5 episódios, que acabou ganhando mais 3 devido a sua popularidade, e uma segunda temporada alguns anos depois.
O game se passa em um lugar chamado “Supramundo” (Overworld), e os personagens não têm consciência de que estão em um jogo. O protagonista, Jesse, é um habitante inexperiente desse universo, e resolve partir em busca de uma jornada com seus amigos dentro do mundo para encontrar a Ordem da Pedra, que consiste em cinco aventureiros lendários que salvaram o mundo de Minecraft.
Os jogadores podem coletar itens, resolver quebra-cabeças e conversar com personagens não-jogáveis via árvores de diálogo para aprender sobre a história e determinar o que fazer em seguida. As decisões que o jogador toma afetam eventos tanto no episódio atual quanto em episódios futuros. Chegou uma época a ganhar uma versão para a Netflix, mas atualmente está indisponível. Gratuitamente, há uma versão demonstrativa disponível no Steam.
3 – MINECRAFT EDUCATION
Professores e profissionais de educação também podem utilizar o Minecraft Education Edition em versão de avaliação gratuitamente através deste link. Essa é destinada especificamente para escolas e instituições de ensino, e os alunos podem aprender conceitos como ciências, matemática, história entre outros.