Início » Notícias » Big Festival 2022: Conheça o Garoa Studios

Big Festival 2022: Conheça o Garoa Studios

Entre os estúdios brasileiros de maior destaque no Big Festival 2022, o Garoa Studios chamou atenção com seu mais recente título: Stand By Me.

 

Sobre o Garoa Studios

Este estúdio de jogos independentes do Rio de Janeiro tem como foco o desenvolvimento de jogos artísticos e acessíveis, experimentando em todos os gêneros. Os cinco membros fundadores da Garoa se juntaram todos pela primeira vez em uma Game Jam competitiva em 2018, onde seu projeto premiado Astro Pig foi concebido originalmente. Todos já se conheciam e haviam trabalhado em alguns projetos não-comerciais uns com os outros, e em Junho de 2019, a Garoa nasceu.

 

 

Com sua demo lançada originalmente em 2018, Astro Pig foi um sucesso no cenário indie, colecionando indicações e prêmios:

  • Vencedor – Gamethon Hacktudo 2018;
  • Vencedor – Mostra de Jogos XIII SJEEC 2019;
  • Seleção Oficial – Mostra Panorama Brasil Estudantes do BIG Festival 2019;
  • 2º Lugar – Mostra de Game Audio do Bizzart Festival 2019;
  • Melhor Jogo por Voto Popular – SBGames 2019;
  • Jogo do Ano 2019 – Drops de Jogos (por voto popular dos leitores);
  • Financiamento governamental – Programa Startup Rio 2020.

 

 

Entre seus projetos futuros, há uma Visual Novel, ainda sem nome, com lançamento previsto para 2022, e um projeto nomeado Time Crashing, ainda sem previsão de anúncio oficial.

 

Sobre os Membros do Garoa Studios

Carolina é a artista lead e diretora de arte, feiticeira das cores e maga chefe. Ela traz novas animações à vida em velocidades impressionantes e não tem medo de dar bronca na equipe quando precisa. Ela também tem experiência em outros projetos comerciais brasileiros, mais notavelmente os blockbusters Lenda do Herói como designer e animadora, e o Ordem Paranormal – Enigma do Medo como diretora de arte. Ela ama tanto o estúdio que tatuou uma raposa no braço.

Raposo é game designer e programador, além de ser um artista talentoso com uma predileção por coisas fofas. Ele é quem possui mais anos de experiência fazendo jogos, e tem um bom olho para balanceamento e game feel. Ele ama jogos competitivos, de ritmo e party games, e também desenvolveu alguns títulos comerciais em outros estúdios.

Igor também é um game designer e programador. Ele é entusiasta de card games, mago de shader, estudante de modelagem 3D e VFX e um engenhoso criador de ferramentas de desenvolvimento. Suas ideias criativas e frequentemente inovadoras de game design são implementados em seus jogos quando a equipe entende o que ele tem em mente.

Pierluigi Piccolo Raso é o músico e sound designer, ex-aluno da Game Audio Academy e um notável multi-instrumentista. 

Por último, Victor é o produtor, escritor, designer de narrativa, cara do PR e social media; quase um Severino. Ele gosta de fazer jogos, levantar pesos, e apreciar a existência de pássaros.

 

Stand By Me

Aqui, você joga como o curioso e aventureiro Pico conforme viaja por um mundo desafiador e magnético com a ajuda dos seus amigos. Sua tarefa é encontrar aquilo que ele tanto procura.

O jogo utilizado como principal chamariz do estúdio no Big Festival 2022 foi Stand By Me, um fofo puzzle com uma mecânica viciante. O objetivo é muito simples: obter losangos espalhados pela tela utilizando-se de clicks em caixas que funcionam como um estilingue magnético para seu personagem. Depois de coletar cada losango em uma tela, o jogador avança para o próximo desafio.

A simples premissa de Stand By Me, recheada com diálogos amistosos e um visual simples, proporciona uma experiência leve e convidativa para jogadores casuais. Já para os que gostam de maiores desafios, há conquistas que recompensam os jogadores ao bater recordes de tempo pré-definidos.

Entre suas principais features, estão:

  • Mais de 100 fases únicas ao longo de sete livros;
  • Mais de uma dúzia de magnets e elementos de gameplay diferentes para interagir;
  • Uma história dinâmica gradualmente contada no estilo livro ilustrado;
  • Trilha sonora groovy – e efeitos sonoros – totalmente originais;
  • Um timer in-game para medir seus tempos;
  • Cinco skills desbloqueáveis que alteram o gameplay;
  • Faça-um-Amigo: customize seus próprios amigos!
  • Chapéus sortidos.

 

Lançado na Steam desde Julho do ano passado, o jogo chamou a atenção da comunidade e já conquistou prêmios e nomeações:

  • Vencedor na categoria InGame Video – Festival de Artes SBGames 2021;
  • Finalista na categoria Soundtrack – Festival de Artes SBGames 2021;
  • Seleção Oficial – Festival de Jogos SBGames 2021;

Em gentileza ao Clube do Video Game, o Garoa Studios cedeu códigos para os interessados resgatarem o jogo gratuitamente na Steam. Reivindique o seu antes que algum outro leitor o faça:

BGV4N-M3CX6-NI44CTWYDJ-BVCMX-0738D8F7G4-BWD3R-KIIMWTDF82-7FN2P-Y5CEW806V3-99GIT-6FA08VWP5K-7CP3D-XDAPQ

 

Cartomante

Outro título que traz a assinatura de experiências divertidas do estúdio é Cartomante.  Trata-se de uma Visual Novel com elementos point-and-click e um toque esbelto toque artístico.

Nele, você se torna a mística Miss Cartomante, por um dia, e passa a ler cartas de tarô para clientes excêntricos e altamente questionáveis. Tudo isso em uma narrativa cômica repleta de mistérios e com mais de trinta possíveis finais.

O jogo é curto mas traz um grande fator replay ao se considerar diferentes personagens, múltiplas interpretações e opções de diálogos ramificados.

 

Lançado em Setembro de 2020, também na Steam, o jogo é outro título a render indicações e prêmios ao estúdio:

  • Seleção Oficial – Festival de Artes SBGames 2020;
  • Menção Honrosa na categoria de Melhor Narrativa – Festival de Jogos SBGames 2020;
  • Finalista na categoria Melhor Jogo Brasileiro – BIG Festival 2021.
  • Seleção Oficial do Chainsaw Festival 2021.

Garoa Studios também cedeu alguns códigos para este game. Resgate o seu:

H6R4N-PA4MW-II7TEXC6IE-ADIXC-PVHC457C3A-2XXB0-P2CTI

Futuro do Estúdio

Em papo exclusivo com o Clube do Video Game, Igor Carneiro, Game Designer e Programador, contou um pouco sobre os próximos passos do Garoa Studios. Ele diz:

Nosso maior projeto de atuação no momento é o Astro Pig, um puzzle-platformer lo-fi sobre as aventuras de Büyk, o porquinho astronauta, e sua nave. Estamos também atuando no desenvolvimento de uma campanha de financiamento coletivo com o projeto Space Killers, uma Visual Novel com elementos de RPG feita em colaboração com o artista Tomatthe. Além destes, temos outros projetos em desenvolvimento e data de lançamento ainda não divulgada, se destacando o Projeto Unbreakable – um dating sim; Time Crashing – uma Visual Novel investigativa; Cat Leather Jackets – um jogo de ritmo; E mais alguns em pré-produção. Acompanhem nossas mídias para saber mais sobre eles em @garoastudios!

 

 

Compartilhe

Fabits

Fabits

Estou aqui para trazer notícias, curiosidades, rumores, matérias interessantes e desinteressantes. Eventuais opiniões expressadas acima são minhas e não necessariamente representam ideais do Clube do Vídeo Game.

Veja também