Biografia de Rieko Kodama

Biografia de Rieko Kodama

Morte de Rieko Kodama confirmada

Rieko Kodama, lendária desenvolvedora da Sega, morreu em maio, aos 58 anos. O acontecimento só veio a público em outubro, porque os fãs encontraram uma homenagem a ela no Mega Drive Mini 2.

O jornalista Nick Thorpe compartilhou a notícia em seu Twitter.

 

“Os créditos da equipe incluem uma mensagem memorial para Rieko Kodama. Ela começou como uma artista em jogos como Alex Kidd In Miracle World e Sonic the Hedgehog, e foi a produtora de Skies of Arcadia, 7th Dragon e mais recentemente, os jogos Sega Ages para Switch”, diz ele.

O produtor Yosuke Oskunari, após ser questionado pelos fãs, confirmou que Rieko Kodama morreu em maio. Em respeito à família, ele não deu mais informações sobre a morte dela.

Yuji Naka, colega de trabalho da desenvolvedora em diversos projetos, fez um post em seu Twitter para homenageá-la:

“Rieko Kodama faleceu em 9 de maio de 2022. É muito memorável porque criamos Phantasy Star e Sonic juntos. Achei muito legal que o nome póstumo póstumo incluísse os personagens para criação e sonho. Eu não tinha certeza sobre as fotos do funeral, mas queria que todos se lembrassem delas. Descanse em paz”, disse ele.

Como Rieko Kodama começou a trabalhar na SEGA

Rieko Kodama era uma game designer e produtora conhecida por seus trabalhos na Sega. Ela participou ou liderou a criação de vários jogos da era de ouro da companhia, como, por exemplo, Phantasy Star.

Nascida em Yokosuka, Kanagawa, Kodama se interessava por arte e arqueologia e pensava em seguir carreira em uma dessas áreas. A influência da arqueologia, inclusive, pode ser percebida em trabalhos como Phantasy Star e Skies of Arcadia, onde o jogador pode encontrar civilizações do passado.

Entretanto, ela optou por seguir na carreira de artista e passou a estudar em uma escola de design publicitário. Em 1984, ela entrou na SEGA com a ajuda de um conhecido da faculdade de publicidade, ainda que videogames, para ela, ainda fossem um mundo completamente novo para explorar.

“A maior parte da indústria ainda estava no campo dos arcades e para alguém como eu, que nunca havia estado num arcade, era um mundo estranho. O Famicom havia sido lançado há pouco, logo também não havia consoles importantes para pensar. Como resultado, videogames para mim eram um mundo completamente novo para explorar”, disse ela uma vez em entrevista.

Carreira na Sega

Ela começou na SEGA desenhando personagens em arcades como Champion Boxing (1984) e Ninja Princess (1984), além de produções para Master System como o clássico Alex Kidd in Miracle World (1986) e Quartet (1987).

O quadro de designer da empresa na época era bem pequeno e por isso, Rieko Kodama trabalhou em vários projetos ao mesmo tempo e chegou a ser creditada em até 6 games por ano – em vários com seu pseudônimo, Phoenix Rie (também Phenix Rie ou só Phoenix). “Naquela época, a Sega dizia que não podíamos mostrar nossos nomes reais”, contou Kodama em 2004 “Então, todos usávamos apelidos nos créditos dos jogos. A razão por trás do meu nome [Phoenix Rie]… Ah, é tão embaraçoso! É um segredo!”

Seu trabalho em Phantasy Star

Phantasy Star era um dos maiores projetos da Sega na época, e, após se destacar dentro da empresa, Kodama teve a oportunidade de trabalhar nele. “Naquele tempo, Dragon Quest era muito popular, então como fabricante de hardware, a Sega sentia que precisava de um RPG próprio”, disse ela em entrevista.

Segundo Kodama, para se diferencia da concorrência, a Sega escolheu fazer uma protagonista feminina, uma jovem princesa chamada Alis, uma das primeiras mulheres personagens principais dos games da história. Rieko trabalhou na personagem para deixá-la “bem feminina” durante o design. Ela foi responsável por quase todo o design do jogo, incluindo personagens (desenhou Alis e Noah), mapas e backgrounds das cenas de batalha.

Phantasy Star se tornou um dos maiores sucessos da Sega e ajudou a colocar Kodama na posição de uma das maiores designers da geração.

Leticia
Leticia

Sou escritora, jornalista e completamente apaixonada por tudo que envolve cultura pop. Instagram e twitter: @leticiahofke