Bolo do Sonic: dicas de como fazer e decorar

Bolo do Sonic: dicas de como fazer e decorar

Um assunto bastante pesquisado pela internet é sobre como fazer um bolo do Sonic. Afinal, o ouriço é popular entre diversas gerações de fãs, e nada mais justo que haver aniversários explorando a popularidade dessa marca. Pensando nisso, decidimos explicar uma receita de como fazê-lo.

Ingredientes do bolo do Sonic

Para o bolo:

  • 3 xícaras de farinha de triga;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de manteiga sem sal, temperatura ambientes;
  • 4 ovos;
  • 2 colheres de chá de fermento em  pó;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • Corante alimentar azul.

Para o recheio e cobertura:

  • 2 xícaras de chantilly;
  • 1 xícara de morangos frescos, fatiados
  • Meia xícara de geleia de framboesa;

Para a decoração:

  • Pasta americana azul, branca, preta, vermelha e amarela;
  • Corante alimentar em gel azul, vermelho, amarelo e preto;
  • Palitos de dente;
  • Papel manteiga;
  • Pincel pequeno

Preparando o bolo do Sonic

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Junte e enfarinhe duas formas redondas de 20cm de diâmetro;
  2. Em uma tigela grande, bata a manteira e o açúcar até obter uma mistura cremosa;
  3. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione essência de baunilha e misture;
  4. Em outra tigela, peneira a farinha e o fermento em pó juntos;
  5. Gradualmente, adicione os ingredientes secos à mistura de manteiga alternadamente com o leite, começando e terminando com a farinha. Misture até ficar homogêneo;
  6. Divida a massa em duas partes iguais. Adicione corante alimentar azul a uma das partes até atingir a cor desejada;
  7. Despeje as massas nas formas preparadas e nivela a superfície;
  8. Asse no forno pré-aquecido por 25-30 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo;
  9. Deixe os bolos esfriarem nas formas por 10 minutos, depois remova-os das formas e deixe esfriar completamente em uma grade.

Montagem do bolo do Sonic

  1. Coloque uma das camadas de balo em um prato de servir;
  2. Espalhe uma camada fina de chantilly sobre o bolo;
  3. Disponha de fatias de morango sobre o chantilly;
  4. Espalhe a geleia de framboesa sobre os morangos;
  5. Coloque a segunda camada de bolo sobre o recheio;
  6. Cubra todo o bolo com chantilly, alisando a superfície com uma espátula.

Decoração do bolo do Sonic

  1. Abra a pasta americana azul em uma superfície limpa e lisa levemente polvilhada com açúcar de confeiteiro;
  2. Usando um rolo de massa, estenda a pasta até obter uma espessura uniforme;
  3. Cubra o bolo com a pasta americana azul, alisando suavemente para remover eventuais rugas;
  4. Com a pasta americana branca, forme duas grandes luvas de Sonic, e coloque-as nos lados do bolo;
  5. Use a pasta americana preta para criar os olhos, sobrancelhas, boca e nariz do Sonic;
  6. Modele a pasta americana vermelha em forma de sapatos e coloque-os na base do bolo;
  7. Com a pasta americana amarela, crie os anéis dourados característicos do Sonic e coloque-os ao redor do bolo;
  8. Para adicionar detalhes finais, como as luvas brancas e os sapatos vermelhos, use corante alimentar em gel e um pincel pequeno;
  9. Caso queira, adicione palitos de dente nas costas do Sonic para dar a ilusão de movimento.

Finalização do bolo do Sonic

  1. Deixe o bolo “descansar” por alguns minutos para que a decoração possa secar;
  2. Sirva o bolo do Sonic!

Outras ideias para incrementar o bolo do Sonic

  1. Anéis Dourados: Caso você queira colocar os tradicionais anéis dourados, faça-o com a pasta americana ao redor da base do bolo. Você também pode cortar círculos pequenos e acrescentar como camadas ao redor do bolo.
  2. Decorando ao estilo Green Hill Zone: Esta é a fase mais icônica e tradicional dos jogos, sendo excelente para decorar o bolo do Sonic. Talvez valha a pena imprimir e recortar árvores, flores, ou até mesmo os gráficos do prório Sonic e seus amigos para colocar no topo do bolo.
  3. Loopings e Rampas: Mais uma vez utilizando pasta americana, adicione uma dimensão extra ao bolo criando os loopings e rampas.
  4. Efeito de movimento: Para criar a ilusão de movimento, você deve pegar pequenos cortes de pasta americana azul que cobre o bolo para simular o movimento. Outra solução é colocar palitos de dente nas costas do Sonic.
  5. Plataformas e caixas de item: Crie plataformas e caixas de item em pasta americana ao redor do bolo para remeter completamente aos elementos típicos dos jogos. É possível fazer plataformas simples, cortando retângulos da pasta americana verde e marrom e posicionando-os ao redor do bolo, enquanto as caixas de itens podem ser feitas cortando pequenos quadrados de pasta americana colorida e adicionando detalhes como corante alimentar comestível.
  6. Pista de Corrida: Utilizando a pasta americana verde, você pode simular uma pista de corrida em volta do bolo, utilizando marcações e setas.
  7. Modele os inimigos: Você pode também modelar os inimigos para deixar o bolo do Sonic ainda mais rico, podendo criá-los com pasta americano e posicionando-os em torno do bolo. Busque inspirações pesquisando o termo “badniks do Sonic”.
  8. Elementos clássicos: Quais os elementos mais associados a Sonic? Provavelmente um jogador lembrará das Esmeraldas do Caos, o logotipo da SEGA, o meio de transporte do Dr.Eggman, entre outros. Lembre-se deles na hora de criar seu bolo.
  9. Não se limite a Green Hill Zone: Como dissemos antes, a Green Hill Zone é a fase mais icônica do personagem, mas não necessariamente será a fase favorita do seu membro da família que quer uma festa do personagem. Pergunte-o qual a fase favorita, e faça um bolo temático, podendo se inspirar na Chemical Plant, Marble Zone, Casino Night ou até de jogos mais recentes como a Starlight Carnival de Sonic Colors.

Sobre a série Sonic

Sonic The Hedgehog é uma série criada pela SEGA para competir com o Mario no início dos anos 90. Seus principais desenvolvedores são Yuji Naka, considerado o pai do Sonic por programar o primeiro jogo; Naoto Ohshima, considerado a mãe do Sonic por conceber o personagem, e Hirokazu Yasuhara, o diretor do primeiro jogo e sem grau de parentesco dado pela Sonic Team.

Com os principais jogos sendo desenvolvidos pelo grupo “Sonic Team”, a marca virou uma franquia com diversos spin-offs desenvolvidos por outros estúdios que abrangem diversos outros gêneros. A franquia também está nos quadrinhos, animações, mercadorias e, mais recentemente, os filmes.

O sucesso do primeiro Sonic The Hedghehog foi responsável por transformar a SEGA em uma das principais empresas de videogames durante o início dos anos 1990. O primeiro game em 3D da série foi Sonic Adventure, lançado em 1998, considerado outro fenômeno em popularidade.

Já a série conta a história de Sonic, um ouriço azul antropomórgico que tem como principal habilidade a sua super velocidade e realizar seu principal ataque de girar poderosamente, lutando para deter seu arqui-inimigo, o Doutor Eggman, um cientista louco que frequentemente busca vários métodos para derrotar Sonic para conseguir dominar o mundo.

Os games também abordam, em sua maioria, histórias relacionadas as Esmeraldas do Caos, que são joias de infinito poder que podem ser utilizadas tanto para o bem quanto para o mal. O ouriço frequentemente as usa quando seus poderes não são suficientes para derrotar um inimigo mais forte, atingindo uma super transformação que foi propositalmente inspirada no Super Saiyajin de Dragon Ball Z.

Até hoje é a franquia mais lucrativa da SEGA e é considerada uma das mais bem-sucedidas comercialmente de todos os tempos, com vendas e downloads de jogos totalizando mais de 1.51 bilhão de unidades até 2022.

Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.