Casimiro dá sua opinião sobre declaração de Ana Moser

Casimiro dá sua opinião sobre declaração de Ana Moser

Casimiro chama fala de Ana Moser sobre esports de grotesca e arcaica

Um dos principais streamers do Brasil, Casimiro Miguel deu sua opinião sobre a declaração da ministra do esporte, Ana Moser. Ela falou que os esportes eletrônicos não podem ser considerados “esportes de verdade”.

Camisimiro afirmou que o comentário dela é grosseiro, grotesco e arcaico. Segundo ele, a ministra pode ter sua opinião, mas não deve desconhecer ou minimizar o mercado. Ao justicar sua posição, diz Casimiro, a ex-jogadora de vólei revelou desconhecer o que são os esports de fato.

Quem é Casimiro? Streamer carioca faz sucesso e quebra recordes na Twitch |  Streamers | TechTudo

Em seguida, Casimiro defendeu que haja investimento público nos esports.

“O bagulho que me desagrada é o simples fato de que é um comentário arcaico. A forma como ela fala. Beleza que você não quer colocar o esport na pasta do esporte, você vai colocar em que pasta? Porque tem que ter investimento, tem que ter. É muito grande, pô. Não pode tratar como se fosse uma merda. Na pasta de Cultura, na pasta de Ciência e Tecnologia, em algum lugar. Ela poderia ter só mais cuidado na fala dela, porque desrespeitou muita gente”, disse.

Casimiro levou em consideração que os jogos eletrônicos são propriedade intelectual de empresas privadas, ou seja, para ele, isso é algo se precisa ter em mente na hora de pensar em investimentos e na regulamentação desse mercado. Não há legislação sobre esports no Brasil.

“Agora, tem algumas barreiras que, de fato, são complicadas. Você está lidando com empresas privadas, você está lidando com propriedades intelectuais. É muito complexo. A discussão é muito complexa para ser encerrada numa frase ruim da ministra. Foi bem ruim. Foi uma merda, com todo respeito”, disse. “Sobre regulamentação, aí já é uma parada mais complexa, para você regulamentar os esportes eletrônicos é bem mais complexo. Muito complicado! Não sei se os times estão interessados nisso também não, tá?”

Ana Moser toma posse no Ministério do Esporte — Foto: Reprodução

Ana Moser, em declaração ao site da UOL, chegou a comparar o treino de jogadores de esports ao da cantora Ivete Sangalo.

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. “Ah, mas o pessoal treina para fazer”. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte”, disse ela.

Casimiro falou sobre a comparação. “Que comentário de tiozão, mano. Daqui a pouco ela vai falar que a passista do Salgueiro treina também. E aí? Ela [ministra] é lendária, tem que respeitar, mas falou b****. Todo mundo fala”, disse.

Segundo ele, Ana Moser foi ignorante e mostrou não ter conhecimento do assunto. Sim, ele diz, ela pode ter a opinião de que esporte eletrônico não é esporte, só não pode tratá-lo com desdém, pois é algo que gera dinheiro e muda a vida de pessoas. Não é algo que se pode ignorar.

“Ela escolheu a pior. Ela escolheu palavras ruins. Ela achou uma boa ideia falar da Ivete. Da Ivete Sangalo! Loucura! É ignorância. A Ivete Sangalo só compete com a Claudia Leitte. E ganha todo ano!”, brincou o streamer.

Leticia
Leticia

Sou escritora, jornalista e completamente apaixonada por tudo que envolve cultura pop. Instagram e twitter: @leticiahofke