Muitos anos antes de você pensar em jogar Free Fire no PC uma pequena produtora de games vietnamita chamada 111dots Studio começou a trabalhar num projeto impulsionado pelo êxito de um gênero específico de jogo, os Battle Royales e seus maiores sucessos em dispositivos móveis: Fortnite e PUBG mobile.
A distribuidora de jogos asiática Garena se interessou por aquele jogo em produção e adquiriu a 111dots Studio mantendo a equipe de desenvolvedores do projeto para, ao fim de 2017, lançá-lo como seu primeiro jogo próprio: Free Fire.
E o jogo foi e continua sendo um sucesso, gerando receita milionária para seus desenvolvedores e distribuidores. Além de causar desgosto em alguns jogadores mais velhos ao verem crianças e adolescentes abreviarem FF e estarem falando de Free Fire ao invés de Final Fantasy ou Final Fight…
Boa parte desse sucesso do game se deve, além dos apelos próprios do gênero Battle Royale, a uma escolha consciente de não explorar ao máximo a capacidade gráfica de aparelhos móveis de última geração, mantendo o jogo acessível para quem não podia adquirir smartphones mais potentes.
Porém, ainda assim, há pessoas que desejam jogar as últimas versões de Free Fire mas não dispõem de um aparelho móvel rodando Android ou IOS que satisfaça os requisitos para que o jogo rode de maneira fluida, mas tem um PC razoável e gostariam da possibilidade de rodar o jogo nele.
Há ainda aqueles que pretendem fazer streaming de suas jogatinas e acham um PC muito mais confortável para isso do que um smartphone.
Além daqueles que conseguem jogar no seu dispositivo móvel e não pretendem fazer streaming, mas ainda assim gostariam da opção de também rodar o jogo no seu computador.
O objetivo desse artigo é ajudar todas essas pessoas mostrando como rodar Free Fire no PC. E a resposta, como muitos já devem imaginar, é a…
Emulação
Um emulador é um software que faz com que uma máquina simule o funcionamento do sistema operacional de outra, permitindo rodar softwares feitos para aquele sistema.
Para rodar Free Fire no PC você vai precisar que o Windows (sistema operacional do seu PC) simule o funcionamento do Android, sistema operacional de smartphones.
Para isso você vai precisar de um emulador de Android para Windows, aqui no Clube do Videogame já listamos vários emuladores de Android que podem rodar bem em PCs menos potentes, nesse artigo vamos te ensinar a jogar Free Fire no PC utilizando um dos mais estáveis deles, o BlueStacks.
Mas antes você precisa saber algo sobre…
Virtualização de Hardware: o que é e o que tem haver com rodar Free Fire no PC
O nome pode ser complicado para quem não está acostumado com esses termos. Mas vou recorrer a uma distinção bastante didática que ouvi de um professor de eletrônica muitos anos atrás: “hardware é a parte de um sistema que quando dá problema você chuta, já software é a parte de um sistema que quando dá problema você só pode xingar”.
Era o modo daquele velho professor de dizer que hardware são componentes físicos, palpáveis, de algum sistema (processador, unidades de disco etc.); enquanto softwares não são palpáveis, sendo feitos exclusivamente de dados e códigos: um jogo, um aplicativo e o próprio sistema operacional de uma máquina são exemplos de softwares.
Com essa explicação você já pode entender melhor o termo virtualização de hardware: se trata, grosso modo, de criar uma versão virtual da capacidade dos componentes físicos do seu computador. Assim um emulador poderá simular um aparelho Android usando a configuração de memória, processador, placa de vídeo e disco rígido do seu computador.
É como criar um smartphone virtual para jogar Free Fire no PC e outros softwares feitos para dispositivos móveis da forma mais fluida possível!
O BlueStacks, emulador que utilizaremos nesse artigo, se vale justamente de virtualização de hardware para conseguir rodar satisfatoriamente jogos de Android, mas pra que isso funcione bem você precisa ativar a virtualização de hardware no seu computador.
Para isso você deve acessar BIOS do seu PC, em geral você consegue isso apertando delete ou f2 logo quando você liga o computador e o logo do fabricante aparece antes de iniciar o Windows.
Contudo alguns fabricantes usam teclas diferentes para acessar a BIOS, caso não consiga com delete ou f2 pesquise como fazer isso para seu modelo específico de PC.
Uma vez no menu da BIOS, procure por “Recursos Avançados da BIOS” ou, se o seu menu estiver em inglês, “Advanced BIOS Features”. Uma vez lá procure pela opção Advanced Virtualization ou Virtualization Support, então defina Virtualization como Enabled ou Ativado, salve as alterações que fez e reinicie o sistema.
Feito isso você está pronto para baixar e usar o…
BlueStacks
A BlueStacks é uma companhia estadunidense de tecnologia que tem como principal produto o aplicativo de mesmo nome que permite emular o Android em PCs com foco em games: ele é um emulador que se pretende uma plataforma de jogos.
Existem várias versões do aplicativo que você pode baixar no site oficial , recomendamos o BlueStacks 5 e o usaremos neste artigo, mas você pode procurar uma versão que, de acordo com as informações do site, seja melhor para o sistema operacional do seu PC.
Requisitos mínimos para o Bluestacks:
- Processador: Intel ou AMD e ativação da “Virtualização de Hardware”;
- RAM: Seu PC deve ter pelo menos 2GB de RAM;
- 5GB de armazenamento em disco rígido;
- Sistema Operacional: Windows 7 ou superior.
Requisitos recomendados para o Bluestacks:
- Processador: Intel ou AMD multinúcleo e ativação da “Virtualização de Hardware”;
- RAM: 8GB ou superior;
- Placa de Video: Intel/Nvidia/ATI, GPU embarcada ou discreta com pontuação benchmark >= 750;
- 5GB de armazenamento em disco rígido / SSD (ou drives Fusion/Hybrid);
- Sistema Operacional: Windows 10 ou superiores.
Baixar e instalar qualquer que seja a versão escolhida é algo simples e intuitivo: basicamente você deve baixar, executar o instalador, e acompanhar o processo de instalação até que ele seja concluído.
Feito isso você deve estar pronto para…
Configurar o BlueStacks
-
Faça login e instale o Free Fire
Uma vez utilizando o BlueStacks a primeira coisa que você deve fazer é logar na sua conta do Google, para acessar a play store e instalar Free Fire.
Sua conta google vai encarar esse procedimento como se você estivesse logando de um novo dispositivo, o aparelho virtual que o BlueStacks criou no seu PC através da virtualização de hardware para rodar o Android e seus aplicativos como o Free Fire!
O processo de login é o mesmo que em outros dispositivos, sendo bastante intuitivo e sem complicações. Uma vez logado procure e instale o Free Fire na play store
-
Configure seu teclado
É pouco provável que você use um monitor touchscreen no seu PC, por isso, imagino que para jogar Free Fire nele você vá utilizar um teclado e um mouse.
Com Free Fire instalado você deve abrir o jogo, e em geral o emulador reconhece sozinho as teclas do seu teclado, mas caso isso não aconteça ou haja erros você deve configurar seu teclado manualmente no emulador.
Para fazer isso, com o Free Fire rodando, clique no ícone do teclado na barra lateral do emulador.
e na janela que se abre clique em abrir editor avançado.
Nesse editor você poderá configurar minuciosamente teclado e mouse do seu jeito para não haver erros e desconfortos na jogatina.
Só não esqueça de salvar suas configurações antes de sair do editor.
-
Pra rodar liso
Caso o jogo apresente lentidão ou travamentos o BlueStacks oferece algumas configurações que podem te ajudar a rodar o jogo de forma mais fluida, mesmo em alguns PCs menos potentes.
Clicando no ícone de configurações na barra lateral do emulador você pode ir até visualização e diminuir a resolução e o DPI (densidade da imagem medida em pontos por polegada).
Além disso é possível mudar a quantidade máxima de memória RAM que o BlueStacks usa para rodar o jogo. Para isso, nas mesmas configurações, vá em Engine e mexa na barra azul que estabelece o limite de memória RAM alocada ao emulador.
Você também pode reduzir o limite de quadros por segundo (FPS) no próprio emulador para tentar que o jogo rode mais liso. Para isso vá na barra de taxa de quadros, logo abaixo da de alocação de memória no mesmo menu, e limite o FPS em 30.
Lembrando que alterações na alocação de memória RAM e limite de quadros só entram em efeito após reiniciar o emulador.
Caso ainda assim persistem problemas de lentidão e travamento feche todos os programas possíveis enquanto estiver jogando (caso ainda não tenha feito isso) e altere as opções gráficas dentro do próprio Free Fire para “suave” no menu de configurações básicas do jogo
Também considere atualizar os drivers de vídeo, manter drivers atualizados é recomendável para evitar problemas no desempenho de jogos.
Algumas placas de vídeo contam com softwares de atualização de drivers. E existem aplicativos que procuram e fazem essas atualizações para você, basta pesquisar com cuidado para encontrar um aplicativo seguro para fazer isso.
Se leu atentamente até aqui é bem possível que você já seja capaz de rodar Free Fire no PC. Para completar sua experiência com esse fenômeno dos Battle Royales confira nossas dicas para jogar bem na telona e até a próxima!