Como Stardew Valley foi feito?

Como Stardew Valley foi feito?

Stardew Valley ganhou grande popularidade em pouco tempo, chamando a atenção também por ser desenvolvido por um estúdio independente. Nesse contexto, você já se perguntou como Stardew Valley foi feito?

Originalmente chamado de “Sprout Valley“, o Stardew Valley foi idealizado em 2011, quando o desenvolvedor Eric Barone se formou na Universidade de Washington em ciência da computação, mas acabou não conseguindo um emprego em seu segmento, e como alternativa ficou sendo porteiro no Teatro Paramount localizado em Seattle.

Querendo melhorar suas habilidades na área de computação, ele teve a ideia de desenvolver um jogo que desenvolvesse seu lado artístico, e seu projeto inicial era modificar o game Story of Seasons, que é um simulador de fazendo que faz parte da franquia Harvest Moon.

Insatisfação com os simuladores de fazenda inspiraram Stardew Valley

Como Stardew Valley foi feito?
Stardew Valley foi fortemente inspirado em Story of Season (Foto: Reprodução)

Para Barone, os games da série Harvest Moon não estavam mais atendendo as suas expectativas, e ele não via outro jogo do tipo que o fizesse. Foi aí que ele teve a intenção de corrigir todos os problemas que ele via, ampliar suas qualidades, e fazer com que o Story of Seasons tivesse todos os pontos positivos vistos ao longo da série para criar “reunir tudo de maneira perfeita”.

O que era para ser uma modificação, acabou se tornando um game inédito, buscando inspirações em alguns outros games como Animal Crossing, Rune Factory, Minecraft e Terraria, com recursos como criações de itens, missões e até mesmo combates.

Surpreendentemente, ele foi o único desenvolver de Stardew Valley, criando os gráficos utilizando o Paint.NET para fazer a arte em pixel, e os efeitos sonoros e as músicas usando o Reason Studios, uma estação de trabalho de áudio digital.

Seu objetivo era lançar seu novo game no Xbox Live Indie Games, mas ele teve que postergar seu projeto, já que a medida que ele desenvolvia, ele ia sentindo que precisava incluir mais elementos para que o jogo fosse divertido, e o projeto que veio a ser o Stardew Valley ficou muito maior do que o previsto.

Em setembro de 2012, ele usou o sistema Greenlight do Steam para medir o interesse do povo pelo Stardew Valley, e após ele receber um grande apoio da comunidade, Barone começou a trabalhar no game em tempo integral, acreditando que esse projeto o faria entrar definitivamente na área em que ele queria.

Após tanto tempo sozinho, veio a primeira parceria

Como Stardew Valley foi feito?
Stardew Valley ganhou notoriedade por ter sido desenvolvido por apenas uma pessoa (Foto: Reprodução)

Em 2013, ele foi abordado pelo diretor do estúdio britânico de desenvolvimento de games Chucklefish, Finn Price, que ofereceu ajuda para publicar o game no lançamento. Com a parceria feita, Price e sua equipe ficou responsável pelas questões mais burocráticas, enquanto Barone passou a focar exclusivamente no desenvolvimento.

De 2013 a 2016, Barone ficava cerca de 10 horas,  às vezes mais, todos os dias trabalhando em seu projeto, e seu objetivo era que os jogadores tivessem a imersão típica de uma pequena comunidade agrícola. Diferente dos games de Story of Season que tem um “final”, Barone quis que o Stardew Valley fosse “em aberto” para que os jogadores não tivessem pressa para completar todo o possível.

Ao longo do desenvolvimento, Barone também percebeu que os jogadores queriam descobrir formas de maximizar os rendimentos da fazenda por meio de planilhas e outras ferramentas, e por isso, ele projetou o aspecto da culinária para não ser lucrativo, mas recompensar os jogadores com a exploração, agricultura, mineração e pesca.

Um ponto que ocorre nas fazendas, mas que não foi incluído em Stardew Valley, foi o abate de animais para fazer produtos de carne, para que cada jogador cuidasse dos animais individualmente, de acordo com a sensação que ele queria para o jogo.

Com a ansiedade da comunidade para o lançamento do game, em abril de 2015, Barone anunciou que o jogo só estaria disponível quando ele visse que estava “completo em termos de recursos”, e acabou recusando colocar o Stardew Valley em acesso antecipado.

Eventualmente, o simulador de fazenda foi lançado para PC no dia 26 de fevereiro de 2016, mas ele continuou trabalhando no game para correção de bugs e acrescentar recursos adicionais, pois seu objetivo era “criar o melhor simulador de fazenda já feito”.

Sucesso instantâneo, o game vendeu 400 mil cópias no Steam e no Good Old Games em apenas duas semanas, chegando a um milhão de unidade em apenas dois meses. O Stardew Valley também entrou na lista de 24 jogos com maior receita no Steam em 2016, e no ano seguinte ele já havia chegado a 3,5 milhões de cópias em todas as plataformas.

Sua popularidade também atingiu os consoles, e no Nintendo Switch, foi o game mais baixado em 2017, mesmo tendo sido lançado em outubro. Além disso, a Sensor Tower apontou que nas três primeiras semanas do game na App Store, ele arrecadou US$ 1 milhão em receita, e em fevereiro de 2024 o número de cópias distribuídas havia chegado em 30 milhões.

Sucesso imediato, mas análises não tão entusiasmadas inicialmente

Como Stardew Valley foi feito?
Desde o começo, Stardew Valley foi bem recebido, mas as análises eram “geralmente favoráveis” (Foto: Reprodução).

Apesar do grande sucesso de público, a crítica inicialmente encarou o Stardew Valley como positiva, mas sem tanto entusiasmo, e o agregador de análises Metacritic aponta o título com “resenhas geralmente favoráveis”.  Curiosamente, o próprio criador do Story of Seasons, Yasuhiro Wada, afirmou que o lançamento do game o deixou feliz, mostrando que a franquia de Harvest Moon não tinha sido esquecida, dando a entender que o game de Eric Barone era um “sucessor espiritual de sua obra”.

Entre os elogios, é apontado que o jogo é “visivelmente feito com carinho, tornando a experiência envolvente”, oferecendo aos jogadores várias atividades e não tornando o jogo repetitivo. A repórter da Game Informer, Elise Favis, apontou que seu irmão autista o fez entender melhor a sua condição, e o canal Gamasutra valorizou o fato de que uma pessoa sozinha desenvolveu algo que “deu vida nova ao gênero”.

Outro ponto elogiado foi quanto a liberdade proposta, incluindo em questões de relacionamento e representação LGBT, já que o personagem pode se casar com quem ele quiser, independente do gênero.

O canal Tecmundo fez uma análise apontando que Stardew Valley é excelente para jogar “a qualquer momento do dia”, valorizando também o fato de que ele é facilmente customizável, dando suporte a modificações feitas pela comunidade que, em muitos casos, vão além da parte estética.

Além disso, o game também é elogiado pelo modo multiplayer com tela dividida, e também pela história, considerada bem elaborada e ainda mais expandida em uma de suas atualizações.

“A história de Stardew Valley traz conteúdo o suficiente para entreter o jogador por incontáveis horas”, diz a análise, “Além do objetivo principal de chegar ao terceiro ano da fazenda, o game traz inúmeros diálogos, eventos e até mesmo missões que desenvolvem seu relacionamento com os personagens do jogo”.

O review também diz que, caso o jogador queira explorar todas as possibilidades que Stardew Valley oferece, ele passará facilmente das centenas de horas do jogo, e que o próprio jogador pode criar seus objetivos, como deixar a fazenda mais bonita.

Share your love
Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.