Está pensando em comprar um PS4 usado? Devido à alta tecnologia empregada, aliado a realidade que nós, brasileiros, vivemos, comprar este console não sai nem um pouco barato, mesmo em se tratando do PlayStation 4, ou PS4, como os fãs conhecem, que sai em média R$ 3.000 mesmo com o PS5 “na área”.
Se lá nos anos de 1980 e 1990 os videogames eram considerados “mais um brinquedo para crianças” pelos pais, atualmente boa parte da sociedade entende que os consoles são uma mídia audiovisual interativa que proporciona entretenimento, cultura e diversão como qualquer outra, e, portanto, é um investimento que vale a pena.
Nesse contexto que muitos consumidores recorrem à compra de produtos usados, já que eles saem mais baratos e, realizando uma boa negociação, observamos que o produto às vezes é igual ao novo, só tendo sido “tirado da caixa”. Pensando nisso, resolvemos fazer este artigo para você ficar atento e seguro na hora de comprar um PS4 usado pelo preço “mais em conta o possível”.
1 – PESQUISE EM VÁRIOS SITES;
É comum que, pela praticidade, a pessoa vá pesquisar “PS4 usado” em um site de preferência e, aparecendo o primeiro anúncio, a pessoa vá direto comprar.
No entanto, é importante fazer uma “varredura” em toda a internet e verificar por preço (do menor para o maior) em diversos sites, pois há a possibilidade de outro canal menos conhecido estar disponibilizando o console por um preço mais em conta.
Sugestões de canais:
2 – VERIFIQUE A REPUTAÇÃO DO VENDEDOR;
Os canais que vendem produtos pela internet andam apostando cada vez mais em tecnologia e atualmente é mais difícil que uma conta seja hackeada.
Por isso, quando você for comprar um PS4 usado, verifique as outras vendas dele, procure ler as qualificações positivas, neutras e negativas. Há casos em que a pessoa acabou de criar uma conta nestes sites e ainda não tem uma alta pontuação e mesmo assim se trata de alguém honesto, mas querendo mais segurança, é importante dar uma conferida.
3 – PEÇA IMAGENS
Às vezes a imagem do PS4 exposto não é a do produto em si, mas uma foto genérica. Para assegurar de que vai receber um produto de qualidade, peça para que o vendedor envie exatamente imagens do produto que você vai comprar.
Mesmo que ele tenha descrito detalhadamente o produto, a foto traz informações visuais, transmitindo mais confiança, transparência, e dando um conhecimento prévio ao comprador.
4 – PERGUNTE SE O PS4 USADO TEM ALGUM DANO
Por mais óbvio que pareça, é importante perguntar se há algum dano no videogame, mesmo que não comprometa em nada a qualidade do mesmo.
É comum que as pessoas coloquem este e outros consoles por um preço muito abaixo de outros usados por ter apenas “um arranhão” na carcaça que só compromete de modo estético e às vezes nem isso, já que o comprador pode ter criatividade e disfarçar o “problema”.
Por outro lado, se você é uma pessoa que faz questão que o console não tenha nem mesmo “um arranhão”, também é possível encontrar um PS4 usado por um preço consideravelmente menor que um novo.
5 – PERGUNTE A RAZÃO PELA QUAL ESTÁ VENDENDO
Outro ponto que parece óbvio, mas que muitos não o fazem, é perguntar a razão pela qual a pessoa está vendendo. Assim você pode avaliar a transparência, histórico de uso, e também perceber se aquela pessoa é confiável ou não.
Às vezes a pessoa está vendendo por ter errado um “presente de aniversário”, ou então comprou um outro videogame e não tem mais interesse nesse, ou até mesmo por estar precisando do dinheiro com urgência naquele momento. Quanto mais informações você tiver sobre a pessoa e o produto, melhor.
6 – SE PUDER, FAÇA TESTES
Nesse mundo online, as negociações às vezes envolvem lugares muito distantes, impossibilitando que os testes sejam realizados, além de que o próprio frete faz o produto sair mais caro.
Por tanto, quando for pesquisar o PS4 usado, procure ver se o vendedor é da sua cidade e, caso seja, peça para ir até a casa dele ou convide-o até a sua para dar uma olhada e fazer testes.
7 – PECHINCHE
Você já pesquisou, comparou sites, encontrou um vendedor confiável e está pronto para adquirir o seu PS4 usado. Agora chegou o momento de conversar para que o vendedor reduza mais o preço.
Segundo a especialista em finanças pessoais e criadora do canal “Me Poupe”, Natália Arcuri, caso você compre um produto à vista e em “dinheiro vivo”, você deve perguntar “qual é o desconto?” para o vendedor.
Além disso, ela aponta em um artigo para o seu blog alguns passos:
- Arrume-se bem: Arcuri diz que uma pessoa que demonstra ter autoestima elevada terá menos possibilidade de se deixar influenciar pelo apelo emocional do produto ou o vendedor persuasivo;
- Não demonstre tanto interesse: O vendedor sabe que você está querendo comprar seu produto, que no caso é o PS4 usado, mas se você não demonstrar ansiedade e não der plena segurança de que você vai mesmo comprar aquele produto, você tende a conseguir mais descontos;
- Aumente o repertório: Falar frases como “achei um outro um pouco mais barato”, “eu comparei com outro vendedor e esse aqui parece melhor”, “como podemos abaixar um pouco esse preço?”, “eu só tenho esse dinheiro agora…” funcionam para conseguir descontos;
- Respeite o limite do outro: Você já fez todos os pontos acima e não consegue mais desconto? É hora de fechar o acordo e não se tornar uma pessoa inconveniente. Afinal, a negociação deve oferecer vantagens para ambos os envolvidos.