A franquia Super Mario é, literalmente, a mais bem sucedida comercialmente de toda a indústria dos games, e é uma “máquina de fazer dinheiro” para a Nintendo. Seus games são conhecidos pela criatividade, simplicidade e diversão, e praticamente qualquer pessoa pode pegar o joystick e começar a jogar. No entanto, você já se perguntou quais são os maiores destaques? Pensando nisso, decidimos selecionar os 10 melhores jogos do Mario.
10 – Super Mario 3D Land
Lançado para o Nintendo 3DS em 2011, o Super Mario 3D Land mescla o estilo 2D e 3D da série Mario, combinando a experiência típica dos jogos de correr e pular em 2D, porém numa perspectiva tridimensional.
Com boa jogabilidade, fases criativos e power-ups inéditos e tradicionais faz com que o 3D Land mereça um espaço nessa lista.
9 – Super Mario 3D World + Bowser's Fury
Inicialmente iriamos colocar o Super Mario 3D World aqui nessa lista, já que ele apresenta uma experiência cooperativa bem bacana e propõe algo semelhante ao 3D Land que acabamos de citar.
Só que o modo Bowser Fury propõe uma aventura em mundo aberto, e dessa vez o encanador terá de se unir ao Bowser Júnior para enfrentarem uma versão gigantesca do Bowser. O gameplay acaba permitindo uma liberdade de exploração, adotando elementos introduzidos no Odyssey.
Foi o jogo mais bem-sucedido comercialmente em fevereiro de 2021 nos Estados Unidos, antes mesmo de contar as vendas digitais, e também foi indicado na categoria “Melhor Jogo para Família” no The Game Awards 2021.
8 – Super Mario Wonder
E um dos mais recentes títulos do encanador italiano também merece um espaço nesta lista, já que Super Mario Wonder dá uma boa repaginada nas aventuras em 2D do herói, apresentando novidades sem descaracterizar o que o o herói foi feito pra ser.
Uma das características mais notáveis é o Wonder Effects, que é quando o jogador pega uma flor especial e a fase inteira é modificada, colocando efeitos bem interessantes e mudando diversas mecânicas.
Some tudo isso a fases criativas no geral, vários personagens jogáveis e ainda uma tradução completa para o português brasileiro, e temos um dos melhores games de correr e pular do italiano.
7 – Super Mario Maker 2
E se ao invés de jogarmos os games de correr e pular do mascote da Nintendo, nós mesmos pudéssemos criá-los? Essa foi a proposta do primeiro Super Mario Maker, sendo algo turbinado no segundo.
Aqui os jogadores podem criar e compartilhar suas próprias fases. Curiosamente, há um modo história também, com várias fases criadas pela equipe de desenvolvimento que demonstram o que o jogo é capaz de fazer.
6 – Yoshi's Island
Talvez seja injusto colocar um game do Yoshi em uma lista de jogos do encanador, mas como se tratam de personagens do mesmo universo, concluímos que o dinossauro mereceu esse espaço.
Vários games do Yoshi são excelentes, mas optamos em colocar o primeiro lançado para o Super Nintendo graças a inovação, já que as fases são desenhadas como um desenho de criança, e o game utiliza bastante os efeitos visuais do bom e velho Super Nintendo, mas sem soar forçado. Ou seja, a sofisticação gráfica não está lá apenas para mostrar que o jogo é bonito, mas sim por combinar com a proposta do game.
Some isso a fases inteligentes e bem planejadas, e temos um clássico do Super Nintendo. Seu único defeito é o choro do Mario neném, mas isso a gente dá um desconto.
5 – Super Mario World
O jogo mais bem-sucedido comercialmente do Super Nintendo se tornou um grande clássico dos games e é, até hoje, o game favorito do encanador para o Shigeru Miyamoto, considerado o pai do herói.
Esse foi justamente o primeiro game a aparecer o Yoshi, e o game ficou marcado pelo gameplay simples, mas com fases muito ricas em possibilidades, tendo passagens secretas “aqui”, saídas alternativas “acolá”, estimulando que o jogador pense “fora da caixinha”, mas se ele quiser apenas correr até o final, ele também pode.
Mesmo sendo um dos primeiros games do Super Nintendo, o Super Mario World não faz feio em termos visuais, e também tem uma trilha sonora bem bacana. Uma aventura atemporal.
4 – Super Mario Bros 3
Colocamos o Super Mario Bros 3 na frente do World porque o clássico do Super Nintendo pegou aparentemente a fórmula do 3 e a expandiu em um videogame mais moderno.
No entanto, o SMB3 extrai ao máximo as capacidades do Nintendinho 8 bits, com gráficos impressionantes para o console, uma quantidade bem vasta de fases também, e ser o primeiro a apresentar muitos conceitos que viriam posteriormente, como as roupas diferentes que dão novas habilidades, possibilidade de escolhas de caminhos etc.
Some tudo isso ao fato de que o game é pra lá de criativo e se passa inteiramente em uma peça teatral, algo que foi confirmado pelo Miyamoto décadas depois. Genial!
3 – Super Mario 64
Uma lista de melhores games do encanador dificilmente não teria o SM64. Lançado em 1996 para o Nintendo 64, ele muda drasticamente o gameplay principal da série, já que desta vez o objetivo não é mais correr e pular para chegar ao final da fase, mas sim explorar cada cantinho dos cenários em busca de estrelas.
O movimento da Nintendo foi arriscado, mas deu muito certo, e foi criado um novo subgênero dentro dos jogos de plataforma conhecido como “coletaton“, em que o objetivo é justamente coletar alguma coisa para desbloquear novos mundos e ir prosseguindo. Também foi pioneiro em dar ao jogador a possibilidade de controlar a câmera.
Além disso, o SM64 também apresenta o encanador em sua “melhor forma”, já que ele tem uma quantidade bem grande de movimentos e os desenvolvedores capricharam na riqueza de animações. Some tudo isso a fases memoráveis, uma excelente trilha sonora e um gameplay viciante, e sem dúvidas o SM 64 é um dos melhores games do encanador italiano.
2 – Super Mario Odyssey
É verdade que o Super Mario Odyssey não é tão inovador e revolucionário quanto o Mario 64 que acabamos de citar, apenas pegando a fórmula tradicional dos jogos 3D do bigodudo e a refinando e incorporando novas ideias. Mesmo assim, ele fica a frente do SM64 por ser uma aventura mais épica no geral, com fases e chefes mais criativos, e a mecânica do chapéu para controlar os inimigos foi muito bem implementada.
Some isso ao fato de que o game é ousado em quebrar alguns padrões da série Mario quanto a sua ambientação, e pela primeira vez temos o bigodudo interagindo com seres humanos realistas em uma cidade inspirada em Nova York, e também o enfrentamento de um dinossauro realista. O que poderia soar “agressivo” aos jogadores mais puristas, acabou funcionando muito bem, e Super Mario Odyssey é mais um excelente jogo do mascote.
1 – Super Mario Galaxy 1 e 2
Lançados para o Nintendo Wii em 2007 e em 2010 respectivamente, os dois games de Super Mario Galaxy alcançam facilmente a nota 10 e estão facilmente entre os favoritos entre os jogadores.
Impressiona que a criatividade das fases e dos planetoides se destacam dentro da série Mario, que já é conhecida por ser muito criativa por si só. Além disso, a trilha sonora orquestrada é excelente, a experiência visual é deslumbrante, e o gameplay tem um equilíbrio perfeito entre desafio e fluidez.
O segundo game pega todos os pontos de destaque do primeiro e expande mais ainda e, para muitos, é o melhor game do bigodudo de todos os tempos. No entanto, decidimos deixar ambos na primeira posição porque o primeiro Galaxy quem trouxe os conceitos. Pegar qualquer um dos dois é diversão garantida.