A Remedy Entertainment revelou que adquiriu todos os direitos da franquia Control das mãos da 505 Games. Com isso, a desenvolvedora terá maior liberdade criativa na franquia para efetuar suas conexões com a série Alan Wake.
De acordo com um comunicado publicado pela Remedy, o velor da transação foi cerca de 17 milhões de euros, que seria a mesma quantia do investimento da 505 Games no desenvolvimento da sequência do game e em Codename Condor. Em relação ao jogo original da franquia, a 505 terá direitos e publicação em seu nome até o dia 31 de dezembro de 2024, após isso a Remedy passará a ter total controle sobre o jogo.
Compra de Control é um avanço no “Remedyverso”
O CEO da Remedy, Tero Virtala, revelou o que essa compra significa para o estúdio:
“Como parte da estratégia de longo prazo da Remedy para ter mais propriedade sobre nossos negócios e os IPs que criamos, recuperamos todos os direitos de Control e dos jogos em desenvolvimento Condor e Control 2. Ter propriedade total sobre a franquia Control nos dá a liberdade de decidir o melhor caminho a seguir. Consideraremos nossas opções com atenção, sabendo que Control é considerada uma franquia atraente por muitos parceiros.”
Disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S, o jogo original de passa no mesmo universo da franquia Alan Wake. O fato foi confirmado na trama de Alan Wake 2, com diversas referências ao FBC, o Departamento Federal de Controle.
A franquia ainda receberão novos lançamentos, sendo eles uma sequência e Codename Condor. Anunciados em 2022, os projetos ainda não possuem uma janela de lançamento divulgado pelo estúdio, mas estão em desenvolvimento.
Leia também: