Decidir qual o melhor joystick do PlayStation 4 ou de qualquer outro console é uma tarefa difícil, pois chega um momento em que não há “melhor ou pior”, mas sim controles diferentes destinados a jogadores específicos.
Outro ponto interessante é que, diferente dos concorrentes, a Sony não muda completamente seus joysticks ao longo das gerações, procurando ser mais consistente e apenas “evoluindo-os”. Segundo a própria empresa, o objetivo é reforçar a identidade da marca, além de dar maior compatibilidade com os jogos antigos.
Mesmo assim, diversas empresas fazem seus próprios joysticks destinados a nichos específicos. Jogadores tradicionais se darão muito bem com o controle comum que já acompanha o PlayStation 4, enquanto os profissionais de luta vão preferir um Razer Raion Fightpad que é projetado especificamente para eles. Já os fãs de determinada franquia vão preferir os personalizados que homenageiam suas séries favoritas, e há aqueles que precisam adquirir um joystick e não podem desembolsar muita grana.
Pensando nisso, decidimos fazer uma lista com os 10 melhores controles do PS4, mas não os colocando em ordem de importância.
1 – Dualshock 4 Paralelo + Cabo USB Slim
Uma alternativa mais acessível quando comparado aos controles originais da Sony, ele oferece funcionalidades semelhantes, porém com um preço menor. Ele possui um design ergonômico e vem acompanhado de um cabo USB Slim, que permite aos jogadores que o joystick também se conecta a um computador. Aqueles que precisam de um controle e não querem gastar muito, este é uma excelente pedida.
2 – Dualshock 4 Edição Limitada The Last of Us Part II
Destinado aos fãs de The Last of Us Part II, este se destaca por ter um design com tons preto e vermelho visando transmitir a atmosfera envolvente do game. Além disso, ele possui todas as funcionalidades do controle original, como sensores de movimento, touchpad, alto-falante integrado e entrada para fones de ouvido, além de ser sem fio. Elegante e eficiente, dentre os controles que homenageiam séries famosas este é um dos mais bonitos.
3 – Dualshock 4 Camuflado
Esta é uma versão com design exclusivo com estampa camuflada ao estilo exército para dar personalidade ao controle. Tendo as mesmas funcionalidades dos controles originais, a estampa vem para expressar a individualidade do jogador, que provavelmente terá preferência para jogos de ação, aventura ou tiro. Estiloso e funcional.
4 – Duashock 4 Sem Fio Preto
E já que falamos tanto do joystick original, por que não incluí-lo nesta lista? O Dualshock 4 sem fio preto tem um design minimalista, mas é elegante, confortável e ergonômico. Os botões respondem bem aos comandos e os sensores de movimento proporcionam uma experiência ainda mais imersiva nos games. Destinado a todos os tipos de jogos, para a maioria dos jogadores esta é a melhor opção, além de que ele está disponível em várias cores e estilos.
5 – Nacon Compact com fio PS4
Já aqueles que não curtem controles sem fios podem escolher o Nacon com fio, que além de todas as funcionalidades comuns aos joysticks do PS4, também possui um painel de controle na parte traseira, permitindo a personalização de botões extras para atalhos ou ações específicas, o que proporciona mais praticidade e agilidade durante o game. Por essa razão, ele é um dos favoritos de jogadores profissionais, já que o joystick com cabo funciona sem atrasos, e não há a necessidade de recarregá-lo de tempos em tempos.
6 – Edição limitada de 20 anos
Essa edição comemorativa do controle do PlayStation 4 veio para “atingir em cheio” o coração dos nostálgicos, já que apresenta a cor cinza do primeiro PlayStation, além do símbolo clássico estampado no centro. Quem quiser “retornar ao passado” e matar um pouco de saudades da época do primeiro console da Sony, é esse aqui que deverá ser adquirido. O problema é que ele é bastante raro nos dias de hoje, e é uma peça muito procurada por colecionadores, o que pode levar a preços bem elevados. Caso você tenha um desses controles, saiba que tem um tesouro nas mãos!
7 – Razer Raiju Tournament
Destinado aos jogadores mais profissionais, o Razer Raiju Tournment apresenta recursos personalizáveis e um nível de precisão maior quando comparado aos joysticks tradicionais, sendo algo imperceptível para jogadores comuns, mas que representam valiosos segundos que podem mudar o destino de uma partida. Ele também possui botões extras programáveis na parte de trás que podem ser configurados para ações específicas, além de ser projetado para ser livre de atrasos e quedas de sinal mesmo sem fio. No entanto, aqueles que quiserem também podem incluir um fio para conectar ao console, caso se sintam mais seguro.
8 – Astro C40 TR
Mais um destes controles destinados aos jogadores mais “hardcores”, o Astro C40 TR tem recursos avançados, a sigla “TR” significa “Tournament Ready”, e ele apresenta uma pegada semelhante ao Dualshock 4 tradicional, mas é 100g mais pesado. O diferencial do C40 inclui direcionais substituíveis, botões traseiros remapeáveis e ajuste nos gatilhos L2 e R2. A parte analógica e o D-Pad podem ser trocados e reposicionados, oferecendo uma personalização ampla. Botões traseiros podem ser configurados para atalhos, beneficiando jogadores em diferentes gêneros de jogo. No entanto, seu maior problema é o alto custo, ainda mais no Brasil, passando facilmente dos R$ 1000. Caso você tenha esse dinheiro para gastar, vale a pena.
9 – Nacon Revolution Unlimited V3
Projetado também aos mais profissionais, o Nacon Revolution Unlimited V3 se destaca pelo alto nível de personalização, e os jogadores podem trocar facilmente os componentes, como os sticks analógicos e os botões, se adaptando às necessidades individuais de cada jogador. Além disso, a conexão sem fio também é mais estável quando comparado aos joysticks tradicionais, além de ter uma bateria de longa duração, permitindo que haja sessões de jogo prolongadas e sem necessidade de recarregar.
10 – Razer Raion Fightpad
Destinado especificamente para os jogos de luta, o design do Razer Raion Fighpad remete aos controles de Arcade, permitindo que os combos sejam feitos de modo mais ágil e preciso, sendo essencial para games como Street Fighter, Mortal Kombat, entre outros. Além disso, ele também se difere dos controles tradicionais por possuir oito direções no “D-Pad”, e não 4, permitindo que os movimentos especiais e combos sejam feitos com mais eficiência. A conexão sem fio também é de alta precisão e sem atrasos, sendo uma das melhores opções para jogadores profissionais de jogos de luta.




