.
Iniciamos uma série de artigos aqui no Clube do Videogame para te ajudar a chegar à maestria em Rocket League .
Hoje trataremos como direcionar seu olhar no jogo.
É claro, você deve olhar para a bola! Mas para olhar para a pelota em movimento é bom ter uma boa perspectiva, por isso nossa primeira dica desse artigo é…
Perspectiva e configurações de câmera e Rocket League
Existem dois modos de câmera em Rocket League: o modo em que a câmera foca na frente do seu carro, e o modo “câmera da bola”, onde o foco é na pelota: nele você pode ver, por exemplo, a lateral do seu carro enquanto persegue a bola, mas esse modo pode ser bastante confuso quando a bola sobe e passa sobre você!
Esses modos são alternáveis a qualquer momento da partida ao toque de um botão. E dominar essas trocas de perspectiva é fundamental para — ao invés de correr eternamente atrás da bola – calcular a sua trajetória para interceptá-la no momento correto!
Contudo pode ser que as configurações padrões de câmara não sejam as melhores pra você, por isso você pode alterá-las nas opções do jogo.
Você pode encontrar exemplos de configuração na internet, mas o melhor é encontrar sua preferência pessoal (que pode ser a configuração padrão; por isso vale gastar tempo testando as opções.
Porém não é só para a bola que você deve olhar…
De olho nos companheiros
Falamos sobre posicionamento noutro artigo, e para seguir as dicas encontradas lá é fundamental observar o posicionamento dos seus companheiros de time.
Estar de olho nos companheiros também é importante para não atrapalhar ou acabar competindo com eles: a não ser no modo X1, Rocket League é um jogo de equipes.
Não tente disputar a bola com seus próprios companheiros: seu objetivo não deve ser brilhar individualmente, mas contribuir para a vitória do time!
Por isso, seja consciente da posição dos seus companheiros; sabe aquele momento em que um jogador está em direção à bola para mandá-la no gol e um aloprado do seu próprio time bate nele desviando sua trajetória? NÃO SEJA ESSE CARA!
De olho nos adversários
Você também deve prestar atenção ao time adversário, tanto para surpreender sua defesa como para marcá-los: você pode, por exemplo, interceptar um adversário que estava prestes a defender uma bola ou atingir um companheiro que vai chutar no gol!
Jogue com seus amigos
Por fim, uma dica muito importante para colocar as anteriores em prática: jogue com amigos dispostos a evoluírem juntos.
Jogar com companheiros aleatórios pode servir como treino inicial, mas desse modo você não tem como saber se vai jogar ao lado de alguém interessado em fazer o time ganhar, em jogar como se estivesse sozinho, ou simplesmente um jogador casual sem interesse em se aprofundar no jogo.
Jogar com amigos numa equipe estabelecida, usando o chat de voz, permite evoluir tanto individualmente como em equipe, resultando num time cada vez mais entrosado e competitivo!